8.3.08

Circuito . Cinema na Universidade

"Quand j'entends le mot culture, je sors mon carnet de chèques." Jean-Luc Godard


"O Circuito consubstancia-se num projecto pioneiro a ser desenvolvido no âmbito universitário, entre Março e Maio de 2008.

No entendimento de que a compreensão pública das artes deve imperativamente integrar a estrutura e a dinâmica universitárias, a Organização do Circuito propõe-se contribuir para o alargamento e enriquecimento da oferta cultural na Universidade, fomentando, paralelamente, uma formação intelectual completa e interdisciplinar.

Adicionalmente, o escopo do Circuito é colmatar a carência sentida na cidade do Porto ao nível da oferta cultural na área do Cinema, enquanto Arte global e historicamente considerada. A impossibilidade quase absoluta de aceder, em eventos de índole pública, a períodos do cinema anteriores à década de 90, tornou-se preocupante e deve ser objecto de cuidado urgente. Esta deficiência está pautada por duas vicissitudes actuais. Por um lado, o marcado centralismo no serviço das instituições culturais de suposto âmbito nacional e, por outro, os preços praticados pelas distribuidoras no aluguer das películas a privados. Estas circunstâncias têm como consequência o facto de apenas uma cidade portuguesa ter uma actividade cinematográfica significativa e, ainda, a impossibilidade de subsistência de negócios de pequena e média dimensão na área. Estas problemáticas estão, de forma intrínseca, na origem da criação de um projecto desta natureza. O Circuito surge, assim, na decorrência de uma necessidade.

Expor obras cinematográficas que encerram um elevado valor histórico e artístico, cruzando diferentes estéticas e indústrias cinematográficas, foi um dos caminhos que escolhemos para a nossa investida.

Tantos anos de privação do Cinema levou-nos também ao entendimento de que o mero visionamento de filmes poder-se-ia transformar num experiência oca e infrutuosa. Desta forma, apostamos no desenvolvimento de mecanismos paralelos de crítica e reflexão sobre o Cinema, respondendo ao duplo objectivo de considerar o estado desta arte em Portugal e de pensar em torno das obras, autores, estéticas e períodos abrangidos pelas sessões. Assim, todos os filmes projectados no âmbito do Circuito serão acompanhados por uma crítica escrita pelos membros da Organização. Por outro lado, a exibição de cada obra constante da programação será antecedida de uma introdução, feita por pessoas ligadas ao cinema por via da realização, produção, crítica ou docência. Essa contextualização tem como objectivo conduzir os espectadores a compreender a obra em questão, permitindo a sua localização histórica e artística.

O Circuito, que se propõe a concorrer para um papel activo da Universidade na dinâmica social e cultural da cidade do Porto é assim, essencialmente, um manifesto de paixão pelo cinema."

in Circuito

Estreias 6 Mar



in Cinecartaz Público

4.3.08

O Olhar Documentário (apresentação) - Quarta na Fnac Sta Catarina

.
DIA 05 | QUA | 17H

Org: Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Politécnico do Porto
"Como todo o discurso, o documentário só existe no plano da linguagem porque só ela posibilita a narativa. E, portanto, dar voz à imaginação. Contudo, a ideia de verdade não é estranha ao documentário, pelo contrário. Sendo o olhar, porém, equivalente de um modo singular de ler o mundo, poder-se-á, ainda, falar de verdade? Haverá muitas respostas, mas, o regreso ao cinema do real é hoje uma evidência. Provavelmente, uma necesidade. Como o prova Doc’s Lisboa. Esta apresentação conta com a apresentação de Jorge Campos, Realizador e Docente no Politécnico do Porto e com o convidado Sérgio Tréfaut, Director do Doc Lisboa – Festival de Cinema Documental."

in
FNAC Agenda

'Blade Runner' - Quinta 6 na FDUP

'Blade Runner'
de Ridley Scott (1982)
com Harrison Ford, Rutger Hauer
IMDb TRAILER

Cineclube da Faculdade de Direito
Sala 101 - 18h
Rua dos Bragas

2.3.08

'Alphaville' - Quarta 5 na Escola das Artes

IMDb, TRAILER
Vencedor do Urso d'Ouro (Berlim)

Escola das Artes da U.Católica (Pólo Foz)
Rua Diogo Botelho, 1327
Autocarros: 200, 203, 204, 207

Cinema a Norte - Março



Cineclube Guimarães
Dia 06 - CLIMAS, de Nuri Bilge Ceylan
Dia 09 - CONTROL, de Anton Corbijn
Dia 13 - NATUREZA MORTA, de Jia Zhang-Ke
Dia 16 - CENSURADO, de Brian de Palma
Dia 18 - BREVE ENCONTRO, de David Lean*
Dia 20 - A PORTA DA FORTUNA, de Emanuele Crialese
Dia 23 - O SONHO DE CASSANDRA, de Woody Allen
Dia 25 - DOURO, FAINA FLUVIAL, de Manoel de Oliveira*

* CICLO DE CINEMA GUIMARÃES ANOS 60: UM NOVO OLHAR, OUTROS FILMES

Cineclube Ao Norte
Sessões Especiais
Dia 07 - O DIREITO DO MAIS FORTE À LIBERDADE, de R.W. Fassbinder
Dia 12 - SERENATA À CHUVA, de Gene Kelly e Stanley Donen
Dia 14 - MAMÃ KÜSTER VAI PARA O CÉU, de R.W. Fassbinder
Dia 21 - O CASAMENTO DE MARIA BRAUN, de R.W. Fassbinder
Dia 28 - LILI MARLEEN, de R.W. Fassbinder

Sessões Cineclubistas
Dia 06 - DAQUI P'RA FRENTE, de Catarina Ruivo
Dia 13 - A MORTE DO SR. LAZARESCU, de Cristi Puiu
Dia 20 - MADONAS, de Maria Speth
Dia 27 - 12:08 A ESTE DE BUCARESTE, de Corneliu Porumboiu

Cineclube de Joane
Dia 04 - NO DIRECTION HOME, de Martin Scorsese
Dia 05 - VELVET GOLDMINE, de Todd Haynes
Dia 06 - CONTROL, de Anton Corbijn
Dia 20 - O ASSASSÍNIO DE JESSE JAMES PELO COBARDE ROBERT FORD, de Andrew Dominik
Dia 25 - LÁGRIMAS E SUSPIROS, de Ingmar Bergman
Dia 27 - CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA, de Manoel de Oliveira