31.1.08

'O Homem da Câmara de Filmar' - 3 Fev em Serralves

"Chelovek s kino-apparatom"
"O Homem da Câmara de Filmar" (1929)

de Dziga Vertov
IMDb

"Antes de ser um instrumento de composição e de reconstrução do mundo, o cinema oferece-se como um instrumento de descoberta daquilo que nos rodeia. Alguns cineastas preconizaram o uso da câmara no quotidiano e o acto de filmar como quem respiga e respira. E essa prática foi sendo documentada por obras em que o acto de filmar se encontra no epicentro da construção ficcional."


03 Fev 2008 - das 16:00 às 18:00 - AUDITÓRIO

O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov, 1929, União Soviética, 68'
NOTES ON THE CIRCUS de Jonas Mekas, USA, 1966, 12'
(maiores de 12 anos)


Estreias 31 Jan


in Cinecartaz Público

29.1.08

Quantas curtas tem um filme? 5ª Sessão - 31 Jan no Passos Manuel

.
Quinta 31 de Janeiro às 22:30 no Passos Manuel
Quantas curtas tem um filme? apresenta

Sessão de Curtas Metragens (cinema/auditório)
- "História Trágica Com Final Feliz" de Regina Pessoa
- "O Almoço" de Gideon Nel
- "Abraço do Vento" de José Miguel Ribeiro
- "Amanhã" de Solveig Nordlung
- "A Piscina" de Iana Viana e João Viana

Concerto
(cinema/auditório)
Peixe : Avião

Dj set
(bar/club)
+1



in Quantas curtas tem um filme?
Obras de 7,5 milhões para recuperar Central Shopping
Inês Schreck JN 29.1.08

"(...) O espaço, com cerca de 12 mil metros quadrados, vai ter um supermercado, lojas âncora e uma praça da alimentação para servir, entre outros, os funcionários dos escritórios da Soares da Costa que instalou a sede há um ano nos pisos superiores, convertidos em escritórios. A construtora pretende, agora, alargar as instalações e ocupar mais cinco mil metros quadrados. Um crescimento possível porque, entretanto, ficou decidido que as salas de cinemas não seriam reaproveitadas."

O fim dos cinemas
Inês Schreck JN 29.1.08

"Foram a principal atracção do Central Shopping, até que acabaram por sucumbir à falta de clientes. Sem receitas que as justificassem, as seis salas de cinema Castello Lopes fecharam em 2004, à boleia do encerramento de todos os cinemas da Baixa do Porto. As salas daquele Shopping ainda estiveram para ser transformadas no primeiro complexo de cinema digital do país (com alta qualidade de som e imagem) para receber filmes, sobretudo, de cariz cultural. A estreia chegou a estar prevista para Fevereiro do ano passado, com a exibição dos filmes do Fantasporto, mas o projecto não saiu do papel. As salas de cinema não fazem parte do novo desenho de Ginestal Machado. O arquitecto explica que parte daquele espaço vai ser ocupado pelos escritórios da Soares da Costa."