3.11.07

Por favor, digam-me que não é verdade!

Cinemas Cidade do Porto correm o risco de fechar
03.11.2007, Sérgio C. Andrade

"Os cinemas do Cidade do Porto, quatro salas instaladas no centro comercial com o mesmo nome na zona da Boavista, correm o risco de fechar no final do ano. Segundo o PÚBLICO apurou, a administração do shopping invoca incumprimento de contrato para avançar com o encerramento.

António Costa, representante no Porto da Medeia Filmes, empresa que programa as salas desde a inauguração do Cidade do Porto em 1994, confirma a recepção de uma carta de denúncia do contrato (que deveria valer até 2012) e com a indicação de que a exploração do cinema deverá terminar no dia 3 de Janeiro.

O gerente das salas confirma que a Medeia Filmes tem em atraso o pagamento da renda, que tinha sido já renegociada no início deste ano, mas justifica o facto pela crise que afecta a exibição cinematográfica em todo o país. "Tentámos, numa reunião, voltar a renegociar o contrato, chamando a atenção da administração para o serviço cultural e também para a mais-valia que os nossos cinemas significam para o shopping e para a própria vida social da cidade", diz António Costa, acrescentando que os cinemas têm conseguido nos dois últimos anos estabilizar o número de espectadores - cerca de 100 mil por ano.

A confirmar-se o fecho dos Cidade do Porto (quatro salas com 550 lugares), o parque cinematográfico dentro da cidade fica restringido ao multiplex DolceVita, nas Antas, que tem uma programação idêntica à dos outros shoppings no Grande Porto, em grande parte dominada pela produção americana. Os Cidade do Porto (em conjunto com a pequena sala-estúdio do Campo Alegre) são praticamente os únicos ecrãs aonde chegam o cinema português e as cinematografias europeias ou asiáticas.

Não nos foi possível, ontem, obter a confirmação nem qualquer comentário da administração do Shopping Cidade do Porto sobre a eventualidade do fecho dos cinemas."

in Público

"Olhares sobre a Cidade" - programação final

Falta só acrescentar à lista do post anterior este (imprescindível) filme:


7 Nov


BM Almeida Garrett - 14:30
"Sunrise - A Song of Two Humans"

"Aurora" (1927)
de F. W. Murnau
Vencedor do (1º) Oscar de Melhor Filme
IMDb, YouTube


Ver programação final

2.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Ciclo sobre fotografia e cinema documental - 5 a 10 Nov na BMAG e no Passos Manuel


"Uma iniciativa do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto (TCAV), da Alliance Française Portugal e do Goethe Institut no âmbito do Project Elysée com a colaboração do Festival Internacional Curtas Metragens de Vila do Conde.

Fotógrafos, cineastas e diversos especialistas nacionais e estrangeiros, entre os quais Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Abi Feijó, Helmut Färber, Georges Dussaud, Jean-Luc Antonucci, Gérard Collas e Mike Hoolbom, participam na 4 ª Edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental “Imagens do Real Imaginado” subordinado ao tema “Olhares sobre a Cidade”."


Ver programa


Destaques

6 Nov

BM Almeida Garrett - 14:30
"Berlin, Sinfonie einer Großstadt"
"Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade" (1927)
de Walter Ruttman
IMDb, YouTube


Passos Manuel - 21:45
"Paris qui dort" (1925)
de René Clair
IMDb


seguido de

"Playtime"
"Playtime - Vida Moderna" (1967)
de Jacques Tati
IMDb, YouTube


7 Nov

BM Almeida Garrett - 17:30
"Petit à petit" (1971)
de Jean Rouch
IMDb, YouTube

Passos Manuel - 21:30
"Lisbon Story"
"Viagem a Lisboa" (1994)
de Wim Wenders
IMDb, YouTube


8 Nov

BM Almeida Garrett - 17:30
"Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten"
"A Notebook on Clothes and Cities" (1989)
de Wim Wenders
IMDb, YouTube

Passos Manuel - 21:45
"La Seine à rencontré Paris" (1957)
de Joris Ivens
Premio Melhor Curta Metragem Documental - Festival Cinema São Francisco
IMDb

seguido de

"Belarmino" (1964)
de Fernando Lopes
IMDb


9 Nov

BM Alemida Garrett - 17:30
"História Trágica com Final Feliz" (2006)
de Regina Pessoa
Vencedor do Grande Prémio do Festival de Annecy
IMDb

Passos Manuel - 21:30
"Douro, Faina Fluvial" (1931)
de Manoel de Oliveira
IMDb

seguido de

"Porto da Minha Infância" (2001)
de Manoel de Oliveira
IMDb


10 Nov

Passos Manuel - 21:30
Filme Concerto

"Lisboa, Crónica Anedótica" (1930)
de Leitão de Barros
IMDb


Locais:

Passos Manuel
Biblioteca Municipal Almeida Garrett















Estreia nacional de "Sicko"... mas só em Lisboa


Depois da distribuidora portuguesa ter adiado, por diversas vezes, a data de estreia de "Sicko", ainda não é desta que o público nortenho conseguirá ir ao cinema ver o último filme de Michael Moore. O filme estreou oficialmente ontem em Portugal, mas só se encontra em exibição em dois cinemas da capital.
Um desses cinemas é gerido pela Medeia, a mesma empresa que detem a gerência dos cinemas Cidade do Porto e do Campo Alegre. Ainda há por isso a esperança de, esperando mais algumas semanas, conseguirmos finalmente ir ver este filme ao cinema... já em cópia de segunda mão, claro.
"In the mean time, I'm going to get the government to do my laundry." MM

1.11.07

31º Cinanima - 5 a 11 Nov em Espinho


"O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho está em fase de preparação da sua 31ª Edição, que decorrerá de 5 a 11 de Novembro de 2007.

O CINANIMA oferece aos amantes da sétima arte um programa diversificado e de vanguarda. Para além da secção competitiva internacional, contempla ainda uma série de actividades que vão desde a organização de workshops, debates, exposições, passeios turísticos e sessões especiais e retrospectivas.

Programa

Como já é habitual, o CINANIMA apresenta uma Secção Competitiva Internacional e uma Secção Não Competitiva Internacional. Assim, na Competição Internacional haverá seis sessões no concurso internacional de curtas e médias metragens e cinco sessões no concurso internacional de longas-metragens. A Competição Nacional contempla duas sessões: uma para o concurso Prémio António Gaio/ Prémio FNAC e uma outra para o Prémio Jovem Cineasta Português.

No que diz respeito à Secção Não Competitiva Internacional do Festival vamos poder contar com sessões Panorama (três), Retrospectivas e Mostras, das quais destacamos: um Best Of de filmes Noruegueses, uma selecção das obras de John R. Dilworth, um Programa especial designado "O Som da Animação", bem como uma Mostra de filmes de uma Escola de Cinema de Animação de Luzern (Suiça) e ainda uma outra de filmes japoneses da Open Art. Nesta secção vamos ainda exibir uma sessão com os filmes Premiados no CINANIMA 2006, bem como 5 sessões com o Palmarés desta 31ª Edição. À semelhança de anos anteriores, o Festival apresenta as habituais 10 sessões especiais destinadas aos alunos das Escolas Infantis e Primárias e outra dezena de sessões para os alunos das Escolas Secundárias.

Durante o Festival serão organizados 2 workshops: um destinado a crianças e um outro de Banda Desenhada para um público mais especializado."

Ver programa


in Cinanima

31.10.07

Era uma vez... "Meias-Noites de Terror"

"Dracula" de Terence Fisher


Em noite de Halloween e à falta de sessões comemorativas desta data, deixo-vos um relato do grande João Benard da Costa (director da Cinemateca e, muito provavelmente, quem melhor escreve sobre cinema neste país) sobre uma prática já extinta das noites de Lisboa, e que seria interessante tentar recuperar no futuro. Desta vez no Porto, cidade que tanto celebra o cinema de Terror!

"Sempre gostei de filmes de terror. Aliás o cinema foi sempre coisa do diabo, como muito bem viram santos padres, do tempo em que os havia. Quando o comboio dos Lumière chegava à gare de Ciocat, a assistência não batia palmas, mas desandava a correr, para não ser esmagada pelo imparável avanço da máquina. Mais tarde, desataram a fugir os que ouviram rugir, pela primeira vez, o leão da Metro, bem convencidos que o animal não demorava a saltar-lhes em cima. Nunca gostou de cinema quem não gosta do escuro. E de ter medo. (…)

Houve uma altura em que os prosélitos desse culto tiveram em Lisboa templo e tempo especiais. Foi pouco antes do 25 de Abril e era às sextas-feiras, à meia-noite, no Politeama.

Chamava-se mesmo «Meias-noites de Terror», e a sala enchia-se com uma fauna especial, cultivada e recrutada nas redondezas (do Intendente ao Socorro). Fazia parte dos rituais não começar por dar parte fraca e partir para a expedição céptica e galhofeiramente. Pela mesma razão que faz de casas mortuárias e de casas de passe lugares privilegiados para engraçadinhos e ataques de riso, os dez minutos anteriores à sessão eram o mais alvar espectáculo que já me lembro de ter ouvido. Gritos, uivos, estridências de soprano ligeiríssimo ou cavidades de baixo fundo. E o que faltava às gargantas era compensado por todos os órgãos ruidosos que temos.

(...) Depois da meia-noite, a sala mergulhava no mais religioso silêncio só se manifestando – com nova algazarra – em dois casos: quando as copias (habitualmente estafadíssimas) davam mais saltos do que o habitual; ou quando, nos momentos de maior tensão, um desconhecedor das regras voltava com uma piada, que já não fazia parte do «filme». Os «xius!» eram então trovoada condigna do começo e rapidamente remetiam o importuno ao seu devido lugar.

Foi como cinéfilo que comecei a frequentar essas meias-noites, das primeiras que se fizeram em Lisboa. Porque se a programação habitual era muito má, de vez em quando caíam lá os ingleses da Hammer, Val Guest, Freddie Francis ou, principalmente, Terence Fisher. Como quase todas as sessões especiais os ignoravam, era ocasião única para os ir ver. E também – mais esporadicamente – para reencontrar um ou outro Roger Corman e um outro Mário Brava.

É preciso explicar que o género (morta a série B e os grandes anos 50) andava pelas ruas da amargura sem ter reconquistado ainda as cartas de nobreza que Exorcistas e Tubarões lhe voltaram a dar (algo ambiguamente) na segunda metade dos anos 70. Descendentes de Val Lewton ou George Pal, do Monstro da Lagoa Negra ou da Tarântula, do Monstro dos Tempos Perdidos ou do Homem do Planeta X, só esses sobreviveram, tratados com os pés da crítica bem-pensante.

(…)

Em todo o caso, uma época findou com essas meias-noites de terror que não sobreviveram ao 25 de Abril. Presumo que muitos dos espectadores se tenham deslocado paulatinamente umas dezenas de metros para cima, do Politeama para o Olímpia, e de Peter Cushing para Marilyn Chambers, a deusa do porno.

Às vezes suspeito que é nessas salas, marcadas a X, que está ainda pelo menos do lado da plateia, o único terror que continua o antigo. Mas sou bem capaz de estar a ser levado por excesso de noites e excesso de fantasmas."

in "Os filmes da minha vida / Os meus filmes da vida - Vol.I" de João Benard da Costa


29.10.07

"Rumble Fish" - 31 Out no Cineclube FDUP


"Rumble Fish"

"Juventude Inquieta" (1983)
de Francis Ford Coppola
IMDb



Dia 31 Out às 18:00

na Faculdade de Direito UP
Rua dos Bragas
Sala 101

in Cineclube FDUP

Cineclube FDUP


Para quem (como eu) ainda não conhecia:

http://cineclubefdup.blogspot.com/


A próxima sessão é já di
a 31/10 com o filme "Rumble Fish" de Francis Ford Coppola, às 18:00

Faculdade de Direito UP
Rua dos Bragas
Sala 101

Vem ai...


http://www.cinanima.pt/

28.10.07

"Volver" - 30 e 31 no AMG


"Volver"
"Voltar" (2006)
de Pedro Almodóvar
Nomeado para Oscar - Melhor Filme Estrangeiro (Espanha)
Prémio Melhor Actriz e Melhor Argumento em Cannes
30 e 31 Out
Auditório Municipal de Gaia
Rua de Moçambique - V. N. Gaia
332 771 820


Sessões
15:30 22:00

C.M.Gaia - Agenda Cultural

Debate - "Fotografia e Cinema Documental" - 30 Out na Fnac

Integrado no Ciclo QIPP

"Um debate sobre a fotografia e o Cinema Documental – áreas de referência da contemporaneidade que têm merecido uma atenção crescente por parte do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Politécnico do Porto. Com a participação de Carlos Ruiz (Realizador), Jorge Campos (Realizador) e Olívia da Silva (Fotógrafa)."

Fnac Sta Catarina
30 Out às 18:00

in Fnac Agenda