UM HOMEM SINGULAR de
Tom Ford[Nomeação Óscar - Melhor Actor | Festival de Veneza - Prémio Melhor Actor (Colin Firth)]
«Los Angeles, 30 de Novembro de 1962. Depois da trágica morte de Jim (Matthew Goode), seu companheiro dos últimos 16 anos, nada parece fazer sentido para o professor George Falconer (Colin Firth). Tudo lhe relembra a felicidade perdida e nem a sua velha amiga Charley (Juliane Moore) o consegue tirar do torpor em que vive nos últimos meses. Mas um encontro com Kenny (Nicholas Hoult), um jovem aluno das suas aulas de inglês que parece seguir os seus passos durante todo um dia, vai dar a George uma nova perspectiva e fazer renascer a vontade de começar tudo de novo...
Baseado no livro "A Single Man" de Christopher Isherwood, marca a estreia na realização do estilista americano Tom Ford.
Foi o filme de encerramento do 66º Festival de Veneza, com Colin Firth a ganhar o prémio de melhor actor (está também nomeado para o Óscar de melhor actor).»
in CCPúblico
BOBBY CASSIDY: COUNTERPUNCHER de
Bruno de Almeida«Durante a sua longa carreira como pugilista, Bobby Cassidy participou em mais de 80 combates (palmarés: 60 vitórias, 16 derrotas, 3 empates, 1 indecisão e 27 KO's). O seu incrível ataque e fortíssimo gancho esquerdo tornaram-no famoso, tendo sido considerado, pela World Boxing Comission, em 1976, o nº 1 mundial na categoria de pesos-médios. Durante a década de 80, já reformado dos ringues, foi ainda o treinador de Donny Lalonde e Lonnie Bradley, ambos campeões do mundo.
Filmado em Nova Iorque, esta obra documental de Bruno de Almeida, realizador português sedeado nos EUA desde 1985 (que dirigiu a série da RTP A Arte de Amália ou as películas "Em Fuga", "The Lovebirds" ou "The Collection"), tem por base uma longa entrevista com Cassidy, integrando ainda imagens de arquivo de alguns combates filmados em Super-8 durante as décadas de 60 e 70.»
in CCPúblico
UM HOMEM SÉRIO de
Ethan e Joel Coen [2 Nomeações Óscares]«Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) tentou toda a sua vida ser um homem sério. Viveu sempre de acordo com a moral instituída, tendo uma vida medianamente feliz. Isto até ao dia em que a esposa o troca por outro homem e a sua credibilidade como professor de Física Aplicada é posta em causa. Subitamente, tudo à sua volta parece ruir e ninguém compreende a dimensão do seu desespero... Para onde quer que ele se vire, não parece haver salvação à vista nem ajuda prestes a chegar...
Uma comédia negra, escrita e realizada pelos irmãos Coen ("Destruir Depois de Ler", "Este País Não é Para Velhos", "Fargo", "O Grande Lebowski"), nomeada para dois Óscares: melhor filme e melhor argumento original.»
in CCPúblicoUMA OUTRA EDUCAÇÃO de
Lone Scherfig[3 Nomeações Óscares]
«Inglaterra. Início da década de 60. Jenny (Carey Mulligan) é uma aluna brilhante, prestes a terminar o liceu, cuja grande ambição é entrar para a Universidade de Oxford. Um dia, conhece David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho, sedutor e carismático, que parece despertar nela uma nova paixão pela vida. Mas este homem não é exactamente quem aparenta ser. Irá Jenny descobrir a verdade antes que seja demasiado tarde?
Um filme sobre os momentos decisivos, em que um sim - ou um não - podem mudar o curso de uma vida inteira.
Realizado por Lone Scherfig ("Wilbur Quer Matar-se", "Italiano para Principiantes"), é baseado num ensaio autobiográfico da jornalista inglesa Lynn Barber.»
in CCPúblico