13.3.10

II Ciclo Cinema Saúde Doença | 16 Mar a 20 Abr @ Medeia Cidade do Porto




II Ciclo Cinema Saúde Doença

«No ano passado, nas comemorações dos 50 anos do Hospital de S. João no Porto, teve lugar por esta altura, nos cinemas Medeia Cidade do Porto, um I ciclo Cinema Saúde Doença, organizado por aquele hospital em colaboração com a Cinemateca Portuguesa e a Medeia Filmes, e comissariado pelo médico e crítico de cinema A. Roma Torres, numa acção coordenada por Ideias Maiores. Com salas cheias e debates muito participados, no final desse primeiro ciclo ficou desde logo prometido um segundo, que terá lugar a partir de 16 de Março. Os filmes, seguidos de debate, serão exibidos nas noites de terça-feira, no Cinema Medeia Cidade do Porto.

No decorrer do ciclo será ainda lançado o catálogo CINEMA SAÚDE DOENÇA, 100 filmes, organizado também por A. Roma Torres e com as mais diversas participações, desde o médico e crítico Henrique de Barros, o actual secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, que intervieram nos debates no último ano, ao actual vice-presidente da Cinemateca Portuguesa, o crítico e escritor Pedro Mexia, entre várias dezenas de colaboradores.»


Cinemas Medeia Cidade do Porto

16 de Março de 2010

ONE FLEW OVER THE CUCKOO'S NEST / VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS (1975), de Milos Forman

Debate com António Roma Torres e António Leuschner

23 de Março de 2010

CARO DIARIO / QUERIDO DIÁRIO (1993), de Nanni Moretti

Debate com António Roma Torres e Joaquim Andrade

6 de Abril de 2010

LES GENS NORMAUX N’ONT RIEN D’EXCEPTIONNEL / AS PESSOAS NORMAIS NÃO TÊM NADA DE ESPECIAL (1993), de Laurence Ferreira Barbosa

Debate com António Roma Torres e Pacheco Palha

13 de Abril de 2010

BIGGER THAN LIFE / ATRÁS DO ESPELHO (1956), de Nicholas Ray

Debate com António Roma Torres e José Luís Medina

20 de Abril de 2009

SICKO (2007), de Michael Moore

Debate com António Roma Torres e António Oliveira e Silva


Horário das sessões: 21h30 | Bilhetes: 3,50 euros

in Medeia Filmes

Workshops Cinema | 5 a 9 Abril

Em exibição | 11 a 17 Março



8.3.10

Variação da Cultura: Mostra de filmes | Terça 9 às 21h45

PÚBLICO: "Estado de Guerra" é o Melhor Filme com seis Óscares

[08.03.10] Com "Estado de Guerra" já consagrado como o vencedor da noite dos Óscares, o prémio de Melhor Filme foi para o filme de Kathryn Bigelow, que assim conseguiu seis Óscares e bateu James Cameron e o Golias de bilheteira e produção "Avatar. Esta foi a primeira vez que uma mulher venceu um Óscar na categoria de Melhor Realizador.

«"Estado de Guerra" fora já o grande vencedor dos Bafta - Melhor Filme, Realizador, Argumento Original, Montagem, Fotografia e Som - e com a sua magra receita de bilheteira de 15,4 milhões de euros (em comparação com os 1,5 mil milhões de euros de "Avatar") é um vencedor na clássica luta entre um David e um Golias cinematográficos que representam dois tipos diferentes de produção fílmica.

O filme sobre uma brigada de desarmamento de minas no Iraque e sobre um militar que tem uma forma especial de lidar com o stress de guerra bateu a fantasia futurista e ecológica de "Avatar" e oito outros filmes nomeados.

A contabilidade dos Óscares de 2010 dá a vitória a "Estado de Guerra", com seis estatuetas - melhor filme, realizador, montagem, montagem de som, mistura de som e argumento original. O segundo filme mais premiado foi "Avatar", com três Óscares de categorias técnicas - direcção artística, fotografia e efeitos visuais.

"Precious" e "Crazy Heart" ficam ambos com dois prémios - melhor actriz secundária, Mo'Nique, e melhor argumento adaptado para "Precious"; melhor actor, Jeff Bridges, e melhor canção. "Up - Altamente" tem também duas estatuetas, a de melhor filme de animação e melhor banda sonora original. E "Um Sonho Possível", que se estreia no dia 25 em Portugal, fica com o Óscar de Melhor Actriz para Sandra Bullock.»

JPN: 30.º Fantasporto foi o que "mais público atraiu"

[08.03.10] Mais de 40 mil espectadores passaram, este ano, pela 30.ª edição do "Fantasporto", naquela que foi a que "mais público atraiu" em termos de ocupação da sala.

«Este ano, mais de 40 mil espectadores passaram pelos auditórios do Rivoli. Na noite de sábado, em plena sessão de encerramento, Mário Dorminksy, director do festival, traçou um balanço positivo das duas semanas.

O responsável diz que a 30.ª edição do "Fantas" foi "a que mais público atraiu, não em números absolutos, mas percentualmente" com "87 a 92% de ocupação da sala".

No entanto, a edição de 2008 contou com cerca de 50 mil visitantes com bilhete. A ausência da tenda Cidade do Cinema na Praça D. João I pode explicar esta descida.»

7.3.10

Daqui a pouco, em directo do Kodak Theatre em Hollywood

cineclube economia | Alfred Hitchcock's 'Notorious' | terça 9 às 18h30


NOTORIOUS (1946) de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Ingrid Bergman e Claude Rains

IMDb

Dia 9 Março, terça-feira, às 18h30 na sala 260 da FEP.
ENTRADA GRATUITA.


cineclube economia