27.1.10

12ª Tertúlia do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos - CINEMA | 28 Jan

«Desde a sua "criação" até aos dias de hoje, o cinema sofreu diversas transformações ao nível da técnica, do mercado, dos públicos e afins. Desde os primórdios, com o cinema "mudo", até aos dias de hoje onde são utilizadas técnicas sofisticadíssimas, o cinema não parou de crescer. É uma industria que gere milhões de euros e que se encontra em constante (r)evolução.
Em Portugal o cinema vive uma realidade diferente, longe das grandes indústrias cinematográficas. Há quem diga que o cinema português está em crise, crise que se demora a desvanecer.
O cinema no Mundo, o cinema em Portugal. Os diferentes intervenientes. O mercado nacional e o mercado internacional. Novas formas de fazer cinema, novas formas de expressão. Os públicos.
São estas algumas das muitas questões que iremos abordar na 12ª Tertúlia do Palácio das Artes.

Local | Palácio das Artes, Largo de D. Domingos, 16-22, Porto
Data | 28 de Janeiro (quinta-feira)
Horário | 21h30 às 23h30
Áreas de Intervenção | Cinema e seus intervenientes, Espaços, Mercado e Novos Públicos


Convidados | Dario Oliveira, Festival Curtas de Vila do Conde; Evelina Pereira, Actriz e Modelo; Isolino Sousa, Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisuais da ESAP; Jorge Campos, Documentarista - Docente da ESMAE; José Alberto Pinto, Clube Português de Cinematografia/Cineclube do Porto; José Nuno Silva, Recém-licenciado em Cinema; José Pedro Ribeiro, Director do Instituto do Cinema e do Audiovisual; Marco Conceição, Especialista em Som - Docente da ESMAE; Nuno Rocha, Realizador - Vencedor dos Prémio ZON Criatividade em Multimédia; Vítor Pedrosa, Técnico de Imagem da rede de canais Discovery Channel;

Conceito | Esta Tertúlia é um espaço de informação e de debate, alargando o seu âmbito de actuação à opinião e às ideias que serão apresentadas por parte dos convidados e de todos os presentes, com as suas interrogações e as suas dúvidas, contribuindo para o enriquecimento da troca de ideias e experiências criativas. A ideia da Tertúlia, subordinada ao tema de "Cinema", é propiciar uma conversa e um intercâmbio de experiências, em ambiente descontraído e distante dos compromissos quotidianos.

Objectivos | Os objectivos da Tertúlia "Cinema" são estimular a discussão sobre o tema, criar redes de contactos para os Jovens Criativos com instituições e profissionais convidados da referida área temática, criar espaços de encontro inter-geracionais de partilha de contactos e experiências e dar voz aos vários movimentos, instituições e profissionais das diversas áreas.»

in Palácio das Artes

Sem comentários: