25.1.10

Dois documentários sobre Rohmer

Os dois últimos filmes do ciclo ERIC ROHMER – LE GOÛT DE LA BEAUTÉ, dedicado a um dos mais célebres e mais admirados cineastas do “nosso tempo”, cuja obra de uma vintena e meia de longas metragens, dezena e meia de curtas e trabalhos vários para a televisão (e também no teatro, como romancista ou crítico, tendo chegado a dirigir a revista Cahiers du Cinema) tem vindo a tornar-se uma das mais comentadas e estudadas, são do maior interesse para os amantes do cinema.

O primeiro, Eric Rohmer – Preuves à l’appui, é uma espécie de “masterclass” do realizador, que, entrevistado por Jean Douchet, nos fala das suas influências (no cinema, mas também na literatura e na música), dos seus companheiros da Nouvelle Vague (Rivette, Godard, Truffaut, Chabrol), do seu método de trabalho, desde a ideia inicial para um argumento, que aponta em pequenos cadernos que conservou, ao desenvolvimento do guião, a escolha dos actores, o trabalho com eles, na pré-produção e em rodagem, as questões técnicas, como o som, a fotografia, os enquadramentos, a luz, a montagem, ou o papel do acaso, que Rohmer acha de extrema importância. Sempre apoiado em “provas”, i.e., em excertos dos seus filmes, gravações de trabalhos de casting, documentos, fotografias...

Em La Fabrique du conte d’été, de Jean-André Fieschi, vemos o realizador em pleno trabalho de rodagem, a informalidade “organizada” (sempre trabalhou com pequenas equipas), a sua rapidez de decisão, a quantidade enorme de coisas que controla e faz no (é o próprio Rohmer que acciona a plateauclaquette), etc.


Ciclo de Homenagem a Eric Rohmer

Teatro do Campo Alegre

Eric Rohmer – Preuves à l’appui, de André S. Labarthe

(terça, 26 Jan, 18h30 e 22h)

*

La Fabrique du conte d’été, de Jean-André Fieschi

(quarta, 27 Jan, 18h30 e 22h)

bilhetes: 3,50 euros

in Medeia Filmes

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