19.12.09

Festival de Cinema 15 / 15

15/15 Film Festival Porto - Projecção
Caros amigos do cinema,
Dia 21, segunda-feira, às 22h no Passos Manuel (junto ao Coliseu) haverá uma projecção de filmes seleccionados do festival internacional de cinema independente/low-budget 15/15.
A ideia deste festival é permitir a pequenos grupos de interessados em cinema, amadores ou profissionais, fazer curtas com um máximo de 15 minutos, ao longo de 15 horas para competição internacional.
Num dia determinado (Sábado normalmente) às 8h00 revelam-se aos participantes um objecto (que deve estar na maioria dos shots) e uma frase (que deve estar presente pelo menos 1 vez no filme). Às 23h, os filmes recolhem-se num lugar determinado. Há uma avaliação por um júri na Austrália e os filmes premiados são então exibidos em todo o mundo, nas cidades participantes. Em cada cidade participante, exibem-se também todos os filmes concorrentes aí filmados.
Esta é a oportunidade de ver uma selecção de nomeados e vencedores de 2009.

Objecto: Balão
Frase: "O importante é ser feliz"

O director internacional do festival estará também presente e haverá uma sessão para responder a todas as questões de curiosos e interessados.

Em Junho de 2010 haverá, também no Porto e pela primeira vez, a possibilidade de participar.

Apareçam!
15/15 Porto

15/15 Film Festival | Passos Manuel

18.12.09

Em exibição

Público: Cinema Nun"Álvares reabre com Avatar

18.12.09 Jovem empresário moçambicano aposta na recuperação da histórica sala da Boavista, na qual pretende conciliar o cinema comercial com os filmes independentes
É uma boa notícia para os cinéfilos e para os portuenses espectadores de cinema em geral, que vem contrariar o que tem acontecido nos últimos anos neste sector: o Porto vai voltar a poder contar com um dos seus cinemas históricos - o Nun"Álvares, na Rua de Guerra Junqueiro, que ontem à noite reabriu ao público com o último filme de James Cameron, Avatar, exibido em 3D. (ver mais)

JN: Cinemateca no Porto vai mesmo avançar

16.12.09 A criação de um pólo da Cinemateca no Porto foi o assunto principal na reunião que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, manteve, ontem, terça-feira, com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.
Além de terem estudado possíveis formas de colaboração entre a Autarquia e o Ministério para a dinamização do espaço, Gabriela Canavilhas e Rui Rio visitaram, durante a tarde, a Casa das Artes, cujas obras de requalificação deverão estar concluídas a tempo de a extensão da Cinemateca ficar pronta no próximo ano.
O dossiê remonta ao consulado de José António Pinto Ribeiro, mas nunca chegou a conhecer avanços significativos.
Mal tomou posse, Gabriela Canavilhas elegeu o assunto como prioritário. De acordo com o projecto, o pólo portuense não só irá assegurar a exibição de filmes, como deverá albergar o espólio de Manoel de Oliveira, conforme foi o desejo expresso pelo cineasta.

17.12.09

Público: Nun'Álvares regressa ao cartaz de cinema do Porto

O mais recente filme de James Cameron, Avatar, vai ficar ligado a um novo capítulo da história do Cinema Nun"Álvares, no Porto, uma sala que regressa hoje à actividade com a projecção daquela obra em equipamento 3D.
O novo exibidor do cinema da Rua de Guerra Junqueiro, desactivado desde 2005 (a sala original é de 1949), é o moçambicano Elias Macovela, que para o efeito constitui a empresa Malayka Cinemas. O seu programa para a sala é conciliar o cinema comercial (principalmente ao fim-de-semana, com o regresso das sessões a meia-noite) com as produções independentes, de que ele é também distribuidor. Depois da sessão de hoje, marcada para as 21h00, o Nun"Álvares vai voltar a ter quatro sessões diárias, com preços entre 5,50 e sete euros.

JPN: Cinema Nun'Álvares reabre para "todos os públicos"

Quatro anos depois, o Nun'Álvares reabre esta quinta-feira. Parcerias com entidades e uma "programação comercial e independente" são alguns dos objectivos da empresa que agora explora a sala.
O cinema está mais perto de regressar à cidade do Porto. O Nun'Álvares, encerrado em Janeiro de 2006, reabre as suas portas esta quinta-feira. "Avatar", o novo filme de James Cameron, é a película em exibição, às 21h00. (ver mais)

16.12.09

20 anos Medeia Filmes

RENOVAÇÃO DA IMAGEM, NOVO SITE, UM FIM DE SEMANA DE CELEBRAÇÕES assinalam 20 ANOS DOS CINEMAS MEDEIA

Ao estabelecer-se com distinção no mercado de exibição cinematográfica em Portugal, a Medeia Filmes orgulha-se de privilegiar uma programação de cinema europeu e independente nos seus cinemas.

A renovação da imagem da Medeia Filmes e o lançamento do novo site assinalam uma história de 20 anos que serão celebrados ao longo do fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro.

Festeje com os Cinemas Medeia o seu vigésimo aniversário!


Programação Medeia Cidade do Porto

Dia 20 (Sala 1)

14H30 - CINERAMA de Inês Oliveira (antestreia)

17H - O SÍTIO DAS COISA SELVAGENS de Spike Jonze (antestreia)

19H30 - ONDE BATE O SOL de Joaquim Pinto

22H00 - UM PROFETA de Jacques Audiard


Programação Cine-Estúdio Teatro do Campo Alegre

Dia 19

18H30 - CURTAS DA CASA

- Dia Triunfal de Rita Nunes

- Sereia de José Maria Vaz da Silva

- Caravaggio de José Maria Vaz da Silva

- Dora de Isabel Aboim

- O Senso dos Desatinados de Paulo Guilherme

22H00 - NOITES DE LUA CHEIA de Eric Rohmer


Dia 20

18h30 - CURTAS JOANA AREAL

-13/14

-Domingão

-Many People

22H00 - BANDO À SOLTA (curtas de Rodrigo Areias*, Edgar Pêra,
André Gil Mata*, F. J. Ossang)

- Corrente de Rodrigo Areias

- Crime Abismo Azul Remorso Físico de Edgar Pêra

- Arca D'Água de André Gil Matas

- Ciel Étaint"! de François-Jacques Ossang

* estarão presentes na sessão.

Programação Porto pdf

15.12.09

Cinema Nun'Álvares reabre as portas ao público

Inauguração acontece esta quinta-feira, dia 17 de Dezembro, na Rua Guerra Junqueiro, no Porto.

Inaugurado em 1949, o Cinema Nun'Álvares, localizado na Rua Guerra Junqueiro, abre as portas ao público dia 17 de Dezembro. Depois de um encerramento que se prolongou durante cerca de quatro anos, este cinema exibe a primeira sessão a partir da próxima quinta-feira.

Uma das salas mais antigas de cinema do Porto reabre esta semana, sob a gestão da empresa Malayka Cinemas.

Com 60 anos de história, o emblemático Nun’Álvares apresenta hoje uma sala de cinema com capacidade para 192 lugares.


Reabertura com novidades

O Cinema Nun’Álvares estará aberto todos os dias com sessões de tarde e noite, com uma programação mista. Disponíveis estarão filmes de cariz comercial, independente, mas também conteúdos alternativos. A grande novidade deste regresso é sem dúvida a Projecção Digital e 3D. Filmes como o Avatar, de James Camaron, poderão ser visualizados no Nun'Álvares.

Para acompanhar de perto todas as novidades respectivas ao cinema, existe um Blog - http://cinemanunalvares.blogspot.com/.

Estamos também presentes no facebook (http://www.facebook.com/pages/Cinema-NunAlvares/195710664569 e http://www.facebook.com/nunalvares) e twitter (https://twitter.com/nunalvares).

14.12.09

'Los Lunes al Sol'






de Fernando León de Aranoa (2002) IMDb

Quinta 17 às 18h

no Cineclube FDUP