1.4.10

PÚBLICO: O cinema português nunca existiu tanto e com tão pouco

[31.03.10] O alerta lançado por um grupo de realizadores e produtores para o estado em que se encontra o cinema português fala em calamidade pública. A realidade não anda longe

Em 2009, o cinema português foi a retrospectiva de Pedro Costa na Tate Modern e a Palma de Ouro em Cannes para uma curta-metragem de João Salaviza, Arena, mais os 929 mil euros de receita de bilheteira de Amália, o Filme, e um possível blockbuster português falado em inglês, Second Life, que acabou por não sair das salas em ombros mas ainda assim fez 90 mil espectadores (desde 2004, só sete longas-metragens de produção nacional tiveram melhor desempenho). É muito, é pouco? É o que há, com o dinheiro que há: no ano passado, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) investiu um total de 8 milhões de euros no apoio à criação e à produção cinematográfica. São cinco milhões a menos do que o dinheiro disponível em 2000 e 7,5 milhões a menos do que em 2001. Agora já sabemos do que falamos quando falamos da "catástrofe iminente" do cinema português - uma declaração de calamidade pública que levou mais de 2300 pessoas, encabeçadas por Manoel de Oliveira, a exigirem, no Manifesto pelo Cinema Português de há duas semanas e meia, "uma intervenção de emergência" da ministra da Cultura. (continua)

JPN: Cinema: "Pare, Escute e Olhe" estreia nas salas nacionais

[29.03.10] Documentário premiado de Jorge Pelicano, "Pare, Escute e Olhe", estreia em várias salas de cinema nacionais a 8 de Abril.

O documentário do realizador português Jorge Pelicano, "Pare, Escute e Olhe", apresentado e premiado nos festivais DocLisboa e Cine Eco em Outubro de 2009, vai estrear nas salas nacionais no dia 8 de abril.

O documentário conquistou já os prémios de Melhor Documentário Português e de Melhor Montagem, ambos no DocLisboa do ano passado, e em Seia, no Cine Eco, o Grande Prémio do Ambiente, o Grande Prémio da Lusofonia, e o Prémio Especial da Juventude. (continua)

28.3.10

Mostra de filmes na Variação da Cultura - 2 SESSÕES | terça 30 Março

@ Sala-Estúdio Latino no Teatro Sá-da Bandeira

2ª Feira 29 de Março, 21h45 - O cinema aprende-se fazendo #3


9 filmes de estudantes do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual da ESMAE/IPP

AGUENTA RAPAZ/ Manuel Vilarinho
CONTROL ALT FLY/ Vitor Santos
NEUTRO/ Paula S. C. Lopes
DEAD FLAG BLUES/ Rafael Oliveira
GENTES DO MAR/ Dânia Lucas
LATITUDES/ Andreia Teixeira
RESERVADO/ Paula Preto
”…e viveram felizes para sempre…”/ Ricardo Fino
“O rapaz a quem os cães não ladravam”/ Telmo Moreira

3ª Feira 30 de Março, 21h45 -

curtas-metragens:

PEDRO E AS CONCUBINAS - Samuel Barbosa
DESAVERGONHADAMENTE REAL - Artur Serra Araújo
ARCA D'ÁGUA - André Gil Mata
CORRENTE - Rodrigo Areias