19.3.10

PÚBLICO: Governo aprovou criação da Casa do Cinema do Porto

[19.03.10] O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, a instituição definitiva da Casa do Cinema do Porto, através de um decreto-lei que altera o diploma orgânico da Cinemateca Portuguesa e coloca na sua dependência o "futuro centro de exibição cinematográfica". Segundo o comunicado do Ministério da Cultura (MC), esta é "a forma mais sustentável de atingir os objectivos pretendidos de responder às necessidades de alargamento da oferta de divulgação e da exibição de cinema" no Porto.

A direcção da Casa do Cinema do Porto será atribuída a um novo subdirector da Cinemateca Portuguesa, a nomear por decisão da direcção agora a cargo de Maria João Seixas.

A aprovação pelo Governo vem finalmente concretizar a reivindicação da cidade de ter uma cinemateca, que foi expressa há dois anos através de uma concorrida petição pública, e que chegou a ser prometida pelo anterior ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, para abrir em 2009, o que não veio a verificar-se. Contudo, os termos em que o novo equipamento é anunciado - "um centro de exibição cinematográfica" - parece deixar de parte a sua dotação com o serviço documental e de arquivo fílmico, facto que não foi possível confirmar junto da delegação do Norte da Cultura. (continua)

17.3.10

Cineclube FDUP | 'Days of Being Wild' | quinta às 18h


Days of Being Wild - Kar Wai Wong

Dia 18 Março, quinta-feira, às 18h na sala 101 da FDUP.
Apresentação de Pedro Ramires (FEP)

ENTRADA GRATUITA.


Cineclube FDUP