5.3.10

Ciclo de Cinema Temático 'Adeus às Armas' | em Março @ maria vai com as outras

«Caros Amigos,

Na próxima 6ª feira, dia 5 de Março, o Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos retoma actividade com um novo Ciclo, Adeus às Armas.

Será o primeiro Ciclo exibido num novo local, em colaboração com o Maria Vai com as Outras, um projecto que se auto-intitula como “loja de livros, revistas, chás, artesanato, mobiliário, vinhos, galeria, café-concerto, outras cores, outros cheiros, outros sabores”.

Para quem não conhece, aqui fica a morada e endereço do blogue:

Maria Vai Com as Outras
Rua do Almada, nº443 Porto

http://maria-vai-com-as-outras.blogspot.com/


Quanto à programação Cinemascópio para Março de 2010, será a seguinte:

Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos

Adeus às Armas

Março 2010

ENTRADA LIVRE

1º- A Vida é um Milagre, de Emir Kusturica (05/03)

2º - As Bandeiras dos Nossos Pais, de Clint Eastwood (12/03)

3º - Duck Soup, de Leo McCarey (19/03)

4º - Um Longo Domingo de Noivado, de Jean-Pierre Jeunet (26/03)



Uma iniciativa: Pintar o 7 - Cinema, Cidade, Cultura

Apoio: Maria Vai Com as Outras

CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!»

in
www.pintarosete.blogspot.com
maria-vai-com-as-outras.blogspot.com

Em exibição | 4 Mar a 10 Mar


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS de Tim Burton

«Alice (Mia Wasikowska), agora uma rapariga de 19 anos, persegue um pequeno coelho e, tal como dez anos antes, entra na magia do País das Maravilhas. Aí, ela vai reencontrar os seus velhos amigos: o Coelho Branco (Michael Sheen), Tweedledee e Tweedledum (Matt Lucas), a Lagarta Absolem (Alan Rickman), o Gato Cheshire (Stephen Fry) e o extravagante e dedicado Chapeleiro Louco (Johnny Depp).
Mas o reencontro não é totalmente feliz: desde a sua partida, o pequeno lugar tem vivido dias sombrios sob o jugo da Rainha Vermelha (Helena Bonham-Carter) que, contra a vontade de todos, se apoderou do trono. O regresso de Alice parece um último reduto de esperança para todos. E, agora, ela e os seus companheiros terão de seguir o seu destino e travar uma guerra jamais imaginada. Será Alice capaz de devolver a alegria à terra de todas as maravilhas?
Inspirado pelos clássicos infantis "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Alice do Outro Lado do Espelho", Tim Burton realiza uma espécie de sequela das histórias de Lewis Carroll. A banda sonora, muito aguardada pelos fãs, terá dois álbuns: um composto por Danny Elfman e outro - "Almost Alice" - constituído por 16 faixas que junta a música final do filme "Alice", escrita e composta por Avril Lavigne, com outras de vários artistas inspirados pelo filme, incluindo All American Rejects, 3OH!3, Robert Smith dos The Cure, Franz Ferdinand e Shinedown.»

AMAR... É COMPLICADO! de Nancy Meyers

«Jane (Meryl Streep), aos 50 anos, sente que atingiu um momento de grande estabilidade: os filhos cresceram, o negócio começa a correr bem e, finalmente, o trauma do divórcio está a ser superado. Já a vida do seu ex-marido, Jake (Alec Baldwin), está uma confusão: ultrapassada a crise de meia-idade, que o levou a trocar Jane por uma mulher 20 anos mais jovem, trava agora uma árdua batalha com o desejo obsessivo desta para engravidar.
Mas, num encontro casual fora da cidade, o ex-casal redescobre a cumplicidade e paixão perdidas durante os 19 anos de casamento. E é então que o inesperado acontece: Jane transforma-se na amante do seu ex-marido. E as coisas vão complicar-se ainda mais quando um terceiro elemento entra em cena: Adam (Steve Martin), um arquitecto também divorciado, que se mostra muito empenhado em refazer a sua vida com Jane.
Agora, na disputa pela mesma mulher, ambos terão de mostrar o que valem.
Uma comédia da realizadora e argumentista Nancy Meyers ("O Que as Mulheres Querem"; "Alguém Tem de Ceder"; "O Amor Não Tira Férias") que mostra como amar... pode ser (mesmo) muito complicado!»

in CINECARTAZ PÚBLICO

3.3.10

Cineclube FDUP | 'McCabe & Mrs. Miller' | amanhã às 18h



McCabe & Mrs. Miller - Robert Altman
com Warren Beatty e Julie Christie
IMDb

Dia 4 Março, quinta-feira, às 18h na sala 101 da FDUP.
ENTRADA GRATUITA.


Cineclube FDUP

GRANDE PORTO: Serralves disponível para gerir espólio de Manoel de Oliveira

[26.02.10] Em entrevista realizada por e-mail, Luís Braga da Cruz, o novo presidente da Fundação de Serralves, diz que a instituição já falou com a Câmara do Porto com vista ao aproveitamento futuro da Casa do Cinema Manoel de Oliveira. No entanto, falta ainda definir o modelo de gestão e garantir a cobertura de custos. (continua...)

Atelier de cinema para crianças no Cinema Nun'Álvares

Cinema Nun'Álvares: 'Alice no País das Maravilhas' - cocktail de estreia + festa no Plano B

«Próxima quinta-feira, estreia o novo filme de Tim Burton:
Alice no País das Maravilhas 3D
Sessões: 14:00, 16:00 e 21:00.

Eat me... Drink me... Inspirado pelo filme, o Cinema Nun'Álvares tem o prazer de vos convidar a participar, no dia 04 de Março, próxima quinta-feira, a um COCKTAIL completamente alusivo à obra 3D de Tim Burton. Confirmem já a vossa presença, aqui!

A partir das 20:00, venham até ao Nun'Álvares e deixem-se contagiar pelo mundo mágico do país das maravilhas num Cocktail surpreendente. É aberto a todos. ;)

****************************************************************************************

Com o objectivo de assinalar em grande esta sequela de Tim Burton, o Cinema Nun'Álvares associou-se ao Plano B, bar do Porto, onde se vai realizar a after-party num ambiente mágico e totalmente decorado a rigor.

Os espectadores que apresentem o seu bilhete de cinema e um adereço alusivo ao Alice no País das Maravilhas, tem entrada gratuita, sem consumo obrigatório.

Não percam este Grande filme!
Não podem mesmo perder o Cocktail alusivo...
Impossível perder a grande Festa no Plano B!

Confirmem já a vossa presença, aqui!
Estamos a contar convosco!!!»

in Cinema Nun'Álvares

1.3.10

Programação dos Cineclubes Universitários | Direito, Economia e Ciências UP




Março a Junho 2010


PROGRAMAÇÃO

direito | economia | ciências

CINECLUBE FDUP | CINECLUBE ECONOMIA | PULPING FICTIONS

MARÇO

The Darjeeling Limited, Wes Anderson | 02 Março

McCabe & Mrs. Miller, Robert Altman | 04 Março

Notorious, Alfred Hitchcock | 09 Março

Mon Oncle, Jacques Tati | 16 Março

Days of Being Wild, Kar Wai Wong | 18 Março

O Regresso, Andrei Zvyagintsev | 23 Março

Kids, Larry Clark | 24 Março
ABRIL

Recordações da Casa Amarela, João César Monteiro | 06 Abril

The Apartment, Billy Wilder | 08 Abril

Vertigo, Alfred Hitchcock | 13 Abril

Ikiru, Akira Kurosawa | 20 Abril

12 Angry Men, Sidney Lumet | 22 Abril

The Science of Sleep, Michel Gondry | 27 Abril

Into the Wild, Sean Penn | 27 Abril
MAIO

Das Testament des Dr. Mabuse, Fritz Lang | 11 Maio

O Homem da Câmara de Filmar, Dziga Vertov | 11 Maio

Boyz n the Hood, John Singleto | 13 Maio

Le Samouraï, Jean-Pierre Melville | 25 Maio

Filme à escolha do público | 25 Maio

JUNHO
City Lights, Charles Chaplin | 01 Junho

PÚBLICO: Ministra da Cultura oferece Casa das Artes mas Fantasporto recusa mudança

[01.03.10] A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, prometeu à organização do Fantasporto que o festival se poderia realizar na futura Casa do Cinema se a Câmara do Porto não ceder as instalações do Teatro Rivoli no próximo ano. Mário Dorminsky, um dos fundadores do evento, sublinhou a "gentileza", mas afirma que o espaço oferecido não cumpre os requisitos necessários para a realização do festival.

«Apesar da grande afluência de público, no fim-de-semana de abertura da trigésima edição do Fantasporto, mantêm-se as incertezas quanto à sala que albergará as próximas edições do festival.

Na sexta-feira, na sessão de abertura, Gabriela Canavilhas mostrou-se disponível para o diálogo com a organização e ofereceu as instalações do pólo da Cinemateca, que "abre no Porto até ao final deste ano", para receber o festival. Dorminsky assinala a "abertura ao diálogo" preconizada pela ministra. Contudo, encara uma possível deslocação para a Casa das Artes, na Rua de Guerra Junqueiro, onde será a sede da Cinemateca, como sendo um "retrocesso". O organizador entende que, após 30 anos, o festival, "reconhecido internacionalmente", teria que sofrer uma reestruturação que implicaria uma limitação em termos de público, tendo em conta que as dimensões do espaço em causa são mais reduzidas do que as do Rivoli.» (continua...)

28.2.10

Screenlabs: a ciência no cinema | Sessões às Quartas no Passos Manuel





S
ão múltiplos os modos pelos quais a ciência tem inspirado a produção cinematográfica - e será bom recordar que o cinema, ele próprio, nasceu em laboratório.


«No âmbito do Nomadic.0910, encontros entre arte e ciência, screenlabs é um ciclo que pretende explorar de um modo alargado os cruzamentos e representações da ciência no cinema: uma amostragem de territórios cinematógráficos, ensaiando e até investindo numa descontinuidade que é ela própria característica do cinema.

Os filmes serão comentados por especialistas nos respectivos campos do conhecimento. No primeiro dia, o comentário estará a cargo de David A. Kirby, professor da Universidade de Manchester e comissário do ciclo screenlabs, ao lado de Maria Strecht e Heitor Alvelos.» in Cultura Online

Variação da Cultura: Mostra de filmes | Terça às 21h45

Mostra de filmes
curtas-metragens documentais
conversa com os realizadores
Terça 2 de março às 21h45

mais informações aqui

'The Darjeeling Limited' | Terça às 18h na Faculdade de Ciências UP


Início do primeiro ciclo de cinema AEFCUP



"THE DARJEELING LIMITED" de Wes Anderson


@ 18h
| Anfiteatro 0.41 Departamento Biologia FCUP


pulpingfictions.blogspot.com
(restante programação)



JPN: Fantasporto 2010: Ministra da Cultura promete Cinemateca como possível "casa" para o festival

Na abertura oficial do 30.º Fantasporto, esquecem-se as "incertezas" sobre o futuro. Dorminksy faz um agradecimento especial ao público e à cidade e apelou ao apoio do Governo.

«Em dia de 30.º aniversário, esqueceram-se as amarguras. O Fantasporto arrancou, oficialmente, esta sexta-feira, com muitas palavras emocionadas e algumas promessas.

Enquanto Beatriz Pacheco Pereira, uma das directoras do festival, relembrava o "futuro incerto" das próximas edições do festival, e também Mário Dorminsky apelava ao "Governo e às autarquias" para apostarem no "Fantas", um investimento "seguro e com retorno", e agradecia à cidade do Porto o apoio, a Ministra da Cultura subiu ao palco para serenar corações.

"Se algum problema houver com o Rivoli e o Fantasporto", disse Gabriela Canavilhas, o "Fantas" terá "casa" certa na futura Cinemateca do Porto."» (continua)