24.11.07

Ciclo de Cinema de Isreal - 26 a 29 Nov no Batalha

.
Organização: Embaixada de Israel, NLC, Cinema Batalha

Entrada livre até à lotação da sala


Seg 26 Nov - 21h00

"Ha-Sodot"
"The Secrets" (2007)
de Avi Nesher
IMDb

"Duas jovens brilhantes descobrem a sua voz numa cultura ortodoxa repressiva onde as mulheres estão proibidas de cantar. Naomi, filha estudiosa e devota de um proeminente rabino, convence o seu pai a adiar por um ano o seu casamento para que possa estudar num seminário judaico para mulheres no colonato cabalístico da Safed. A procura de Naomi da sua individualidade toma novo rumo quando ela conhece Michelle, uma colega estudante. A viagem por reinos proibidos começa, quando ambas encontram Anouk, um misterioso estrangeiro. Naomi e Michelle introduzem secretamente Anouk numa série de rituais cabalísticos que acabam por lhes abrir novos horizontes, colocando-as numa nova situação – o impulso de protegerem as tradições e manterem a ordem e o desejo de serem verdadeiras a qualquer custo…"






Ter 27 Nov - 21h00

"Mishehu Larutz Ito"
"Someone to Run With" (2006)
de Oded Davidoff
IMDb

"Uma aventura que decorre nas vielas de Jerusalém e que conta a historia de dois jovens, Assaf e Tamar. Assaf trabalha na cidade e tem à sua guarda a Dinka, uma cadela Labrador que foi encontrada perdida em Jerusalém. A sua missão é a de passar a cadela na tentativa de encontrar o seu dono. Assaf, descobre que Tamar é a dona de Dinla que ele crê estar num grande e misterioso perigo."





Qua 28 Nov - 21h00


"Beaufort"
(2007)
de Joseph Cedar
Urso de Prata no Festival de Berlim
IMDb

"O filme passa-se no ano 200, na fortaleza libanesa Beaufort que também foi uma base militar do exército israelita durante a Guerra do Líbano, em 1982. Descreve a história de Liraz Liberti, um comandante israelita de 22 anos e das suas tropas nos meses que antecederam a retirada israelita do Líbano. Retrata os medos e a difícil experiência dos lendários soldados do castelo de Beaufort, como era chamado o quartel-general dos israelitas."






Qui 29 Nov - 21h00


"Ha-Buah"

"The Bubble" (2006)
de Eytan Fox
Vencedor de 6 prémios internacionais
IMDb

"Três jovens israelitas, dois rapazes e uma rapariga, dividem um apartamento na zona artística de Tel Aviv. Procurando pôr de lado os conflitos e centrando-se nas suas vidas e paixões, estes jovens adultos são muitas vezes acusados de viver à margem, numa espécie de “bolha”. Na esperança de que um dia a sai amada Tel Aviv esteja livre dos problemas políticos, os amigos organizam uma rave na praia, contra a ocupação. Mas estes tempos bem passados rapidamente encontram mais do que simples dissabores e complicações amorosas. Os amigos deverão enfrentar uma amarga verdade: o amor e a amizade não podem esconder a dura realidade de uma região onde a violência é uma constante."


in Cinema Batalha

"Lady Chatterley" - 27 e 28 Nov em Gaia

.
"Lady Chatterley" (2006)
de Pascale Ferran
Vencedor de 5 César
IMDb, YouTube

27 Nov às 15:30 e 22:00 no AMG
28 Nov às 15:30 e 22:00 no CTEB

AMG - Auditório Municipal de Gaia

(traseiras da Biblioteca Municipal)
Rua de Moçambique

4430-145 Vila Nova de Gaia

CTEB - Cine-Teatro Eduardo Brazão
Rua Professor Amadeu Santos
4405-538 Valadares

in C.M. Gaia - Agenda Cultural
.

Cinema documetal na Fnac - 26 e 27 Nov

.
FNAC STA CATARINA


26 Nov - 18h00
"Darwin's Nightmare"
"O Pesadelo de Darwin" (2004)
de Hubert Sauper
Nomeado Óscar de Melhor Documentário
IMDb, YouTube

27 Nov - 18h00
"Die Große Stille"
"O Grande Silêncio" (2005)
de Philip Gröning
Prémio Especial do Júri no Festival de Sundance
IMDb, YouTube


FNAC GAIASHOPPING

26 Nov - 18h00
"Histoire d'un secret"
"História de um segredo" (2003)
de Mariana Otero
IMDb

27 Nov - 18h00
"El cielo gira"
"O céu gira" (2004)
de Mercedes Alvaréz
IMDb, YouTube


in Fnac Agenda
.

22.11.07

"Longe do Paraíso" - 25 Nov em Serralves

."Qualquer pessoa criada na sociedade de consumo é vítima da ilusão de que a um quadro de vida perfeito corresponde uma felicidade sem mácula, mas mesmo o mais alienado dos consumidores partilha com os outros humanos a sensação de ter sido expulso do paraíso..."




"Far from Heaven"
"Longe do Paraíso" (2002)
de Todd Haynes
com Julianne Moore, Dennis Quaid e Dennis Haysbert

Nomeado para 4 Óscar
Vencedor de 71 prémios internacionais
IMDb


Ciclo "O SABOR DO CINEMA - Momento XII"

Domingo 25 Nov no Auditório de Serralves
às 16h00

Na mesma sessão, projecção de:
DOMINGO, Edmond Bernard, 22'

Entrada livre

in Serralves
.

21.11.07

Em Cartaz - 22 a 28 Nov

.
CINEMAS CIDADE DO PORTO

Estreias:


"Beowulf"
de Robert Zemeckis
com Ray Winstone, Anthony Hopkins, Angelina Jolie, John Malkovich
IMDb, YouTube

Sessões: 14h20, 16h50, 19h20, 21h50


Continuam:

"Control"
de Anton Corbijn
com Sam Riley, Samantha Morton, Alexandra Maria Lara
Câmera d'Ouro no Festival de Cannes
IMDb, YouTube

Sessões: 14h30, 17h00, 19h30, 22h00
(em exclusivo neste cinema)


"Gangster Americano"
de Ridley Scott
com Denzel Washigton, Russel Crowe
IMDb, YouTube

Sessões: 14h45, 18h, 21h30


"Elizabeth - A Idade do Ouro"
de Shekhar Kapur

com Cate Blanchett, Clive Owen e Geoffrey Rush
IMDb, YouTube

Sessões: 14h, 16h30, 19h, 21h40


TEATRO DO CAMPO ALEGRE

"A Outra Margem"
de
Luis Filipe Rocha
com Filipe Duarte e Tomás de Almeida
IMDb, YouTube

Sessões: 18h30, 22h
(em exclusivo neste cinema)
.

Iberia Animada - Mostra de Cinema de Animação Ibérico - 24 e 25 Nov na CdA

.


A Casa da Animação apresenta, entre os dias 24 e 25 de Novembro de 2007, uma mostra de cinema de animação ibérico.

Com o propósito de promover uma reflexão sobre o cinema de animação produzido na Península Ibérica (Portugal e Espanha), adequando ao encontro uma breve resenha histórica sobre a sua produção e enquadramento nacional, são apresentados ao público 10 curtas de animação portuguesas e 10 curtas de animação espanholas.

No dia 24 de Novembro, pelas 16 horas, Luís Salvado e Maria Navarro apresentam a mostra de filmes, fundamentando a sua escolha. Estarão presentes no encontro alguns dos autores das obras apresentadas, nomeadamente Artur Correia, Servais Tiago, Zepe, Regina Pessoa, Abi Feijó e José Miguel Ribeiro.


Programa:

Espiões I, Espiões II, Espias, Servais Tiago (1965)
Eu Quero a Lua, Artur Correia (1970)
A Lenda do Mar Tenebroso, Ricardo Neto (1975)
Beth, Mário Neves (1978)
Os Salteadores, Abi Feijó (1993)
Caracol col col, Pablo Llorens (1995)
Estória do Gato e da Lua, Pedro Serrazina (1995)
Animal, Miguel Díaz Lasangre (1999)
A Suspeita, José Miguel Ribeiro (1999)
Shshsh - Sintonia Incompleta, Mário Jorge Neves (1999)
El ladrón navideño, María Trénor (2002)
¿Con qué la lavaré?, Javier Tostado (2004)
Minotauromaquia, Juan Pablo Etcheverry (2004)
História Trágica com Final Feliz, Regina Pessoa (2005)
Violeta, Marc Ribas e Anna Solanas (2006)
Stuart, Zepe (2006)

Luís Salvado, jornalista, é o responsável pela selecção portuguesa e Maria Navarro Diego, programadora, é a responsável pela escolha de filmes espanhóis."

in Casa da Animação
Rua Júlio Dinis
edifício Les Palaces
208 . 210

19.11.07

Público - 19/11

Fim do cinema no Bom Sucesso ficará dependente dos tribunais
19.11.2007, Jorge Marmelo

"Caso o centro comercial desista de manter o espaço de exibição cinematográfica, a nova ocupação terá que ser autorizada pela Câmara do Porto.

A administração do Shopping Center Cidade do Porto poderá vir a ter dificuldades para licenciar uma nova ocupação da área onde desde a inauguração do centro comercial funcionam os Cinemas Cidade do Porto, agora ameaçados de encerramento. Em causa está uma decisão política da Câmara do Porto, que mantém suspensas todas as decisões sobre este equipamento enquanto não estiver definitivamente resolvida em tribunal a questão sobre a legalidade daquela construção, inaugurada em 1994.

Na semana passada, recorde-se, a porta-voz do Cidade do Porto, Marlene Silva, admitiu, em declarações ao PÚBLICO, que estão já a ser procuradas soluções para o aproveitamento daquele espaço, caso se consume a saída da Medeia Filmes. Segundo aquela responsável, o futuro da área ocupada pelos cinemas poderá passar pelo aluguer a outra empresa de exibição cinematográfica ou pela alteração da ocupação do espaço, o que, porém, carece de licenciamento municipal.
Contactada pelo PÚBLICO, a Câmara do Porto, através do vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, fez saber que "está sempre disponível para apreciar todos os pedidos que qualquer munícipe entenda por bem dirigir-lhe", recusando, porém, "pronunciar-se, por antecipação", sobre qualquer hipótese. Ainda assim, o autarca sublinha que "todos os pedidos referentes ao Shopping Center Cidade do Porto estão suspensos até decisão de questão judicial, em curso no tribunal".

Polémico desde o início, por ter sido construído num local para onde estava prevista uma zona verde, o Cidade do Porto acabou, recorde-se, por ser autorizado pelo executivo municipal liderado pelo socialista Fernando Gomes. O processo, porém, seguiu para os tribunais, tendo, em 2003, sido declarada a nulidade da respectiva licença de construção. Correm actualmente recursos sobre a ordem de demolição entretanto emitida.

Recorde-se ainda que a administração do Shopping Center Cidade do Porto decidiu denunciar o contrato com a Medeia Filmes, alegando a existência de dívidas. As negociações, porém, continuam a decorrer, estando igualmente em curso um abaixo-assinado destinado a tentar evitar aquele desfecho.

Apesar da decisão municipal de suspender todas as decisões relativas ao Cidade do Porto, está actualmente a ser construída no shopping uma livraria de grandes dimensões, cuja inauguração está prevista para o final do mês e que implicou a junção de várias lojas de menor dimensão. Os responsáveis da Leitura Books & Living consideram que será "uma pena" se os cinemas fecharem, mas frisam que "a livraria tem uma estratégia própria e independente da existência do cinema" no centro comercial."

in Público

18.11.07

"L'amour à mort" - 21 Nov na FLUP

.
"Alors qu'il vit un grand amour avec Elisabeth, Simon meurt, puis ressuscite pour quelques jours." CF

"L'amou
r à mort" (1984)
de Alain Resnais
Nomeado para 5 César
IMDb

4ª feira às 19h30
na Faculdade de Letras UP
Via Panorâmica
Anfiteatro Nobre

Organização: Cineclube Francófono da FLUP
.

Agenda Cultural de Gaia - 20 a 25 Nov

.
"Mr. Brooks"
"A Face Oculta de Mr. Brooks" (2007)
de Bruce A. Evans
IMDb, YouTube

20 Nov às 15:30 e 22:00 no
AMG - Auditório Municipal de Gaia
21 Nov às 15:30 e 22:00 no
CTEB - Cine-Teatro Eduardo Brazão




"The Pleasure of Your Company"
"Um Casamento, Dois Estranhos" (2006)
de Michael Ian Black
IMDb

24 Nov às 15:30 e 22:00 no
AMG - Auditório Municipal de Gaia
25 Nov às 15:30 e 22:00 no
CTEB - Cine-Teatro Eduardo Brazão





AMG - Auditório Municipal de Gaia

(traseiras da Biblioteca Municipal)
Rua de Moçambique

4430-145 Vila Nova de Gaia

CTEB - Cine-Teatro Eduardo Brazão
Rua Professor Amadeu Santos
4405-538 Valadares

in C.M. Gaia - Agenda Cultural
.