13.2.10

Ciclo de Cinema Iraniano | 18 a 23 Fev @ Escola das Artes UCP - Pólo Foz

CICLO CINEMA IRANIANO

«O Cine-Clube da Escola das Artes tem o prazer de participar na Semana Cultural do Irão, de 17 a 24 de Fevereiro, participando na organização de um breve ciclo de cinema.

As sessões realizar-se-ão dias 18,19, 22 e 23, às 16:00 (excepto dia 22, 15:30), no auditório A1 do Campus da Foz. Entrada é livre.

Estarão presentes dois elementos de nacionalidade iraniana, disponíveis para responder a questões do público.

Contamos com a vossa presença!

PROGRAMA
Dia 18 de Fevereiro de 2010
Auditório A1, 16h00


Night Bus, Kioumas Pour-Ahmad, 2006
Um jovem combatente tem de levar alguns prisioneiros iraquianos para fora da zona da fronteira de guerra, encontrando diversos obstáculos.
Trata-se de um drama centrado na dinâmica das relações interpessoais de indivíduos numa situação de luta pela sobrevivência. Assiste-se a uma transformação sucessiva dessas relações, provocada pelo próprio contexto da narrativa. Apesar do conflito latente, sobressai a essência do ser humano, cuja natureza e problemas convergem, não obstante as características determinadas por cada cultura.


Dia 19 de Fevereiro de 2010
Auditório A1, 16h00

The Blue Veiled, Rakhshan Bani Etemad, 1995
No Irão rural, nasce um romance ameaçado pelas convenções sociais: um viúvo, dono de uma fábrica, apaixona-se por uma das suas jovens trabalhadoras.
A condenação social perante as diferenças de classes e de idades está patente, sendo reforçada pelos conflitos familiares. Trata-se de um retrato dos preconceitos enraizados nas sociedades em geral, embora aqui o drama se apresente indubitavelmente formatado pelas tradições culturais do país.


Dia 22 de Fevereiro de 2010
Auditório A1, 15h30

Willow and Window, Mohammad Ali Talebi, 1998
Numa aldeia isolada, um professor castiga um aluno que partiu o vidro de uma janela, não o deixando regressar às aulas enquanto não reparar o estrago.
O longo caminho percorrido pela criança até ao vidreiro, numa aldeia vizinha, constitui-se como um percurso de redenção pela falta cometida. A sua luta perante os constantes obstáculos ilustra um caminho de crescimento, que culmina na resignação perante a incapacidade de vencer determinadas situações na vida.


Dia 23 de Fevereiro de 2010
Auditório A1, 16h00

A Hat for Baran, argumento de Fereydoun Farhoudi
Um assalto à residência de uma família abastada desencadeia uma série de peripécias inesperadas.
O humor é uma constante da narrativa, assente numa mistura entre o insólito e o bizarro. Somos conduzidos ao longo de diferentes situações, cuja forma como nos são apresentadas ilustra um modo peculiar de fazer comédia.
»

JN: Cineclube do Porto sai do "coma"

[13.02.10] Angariação de sócios, através de campanha de rua, é a primeira iniciativa da nova Direcção

«A nova Direcção do Cineclube do Porto está empenhada em tirar do "coma" aquela que é a associação mais antiga do género no país. Incertezas quanto à sede e uma grande dívida para pagar são os dois grandes problemas da recém-eleita equipa.

Actualmente com apenas 48 associados, o Cineclube do Porto inicia no final deste mês uma campanha de rua que visa, precisamente, angariar sócios. A iniciativa terá lugar em zonas estratégicas da cidade, sobretudo na Baixa, desenvolvendo-se em duas vertentes: será pedido às pessoas que assumam um compromisso simbólico, deixando-se fotografar com o cartaz alusivo à campanha e, por outro lado, que concretizem a sua inscrição no clube.

Assumindo o mesmo lema do site oficial "www.votecineclubedoporto.org", ainda em preparação, a campanha vai estender-se até 15 de Abril, dia em que começa a segunda iniciativa pública organizada pela recém-eleita Direcção do clube. Trata-se da comemoração do 65.º aniversário, que se prolonga por três dias. A ocasião será marcada pelo retomar das sessões de cinema e pela apresentação da nova linha de programação regular, subordinada a uma lógica de sessões duplas de "filmes em conflito", como referiu ao JN José António Cunha, o presidente.» (continua)

12.2.10

Serralves: 'O Lamento da Imperatriz' | domingo 14 às 16h | com a presença de Fernando Lopes e Maria João Seixas

SESSÃO DE CINEMA - 14 FEVEREIRO, 16H00

LISSABON WUPPERTAL LISBOA, Fernando Lopes, 1998, Portugal, 35'
O LAMENTO DA IMPERATRIZ, Pina Bausch, 1990, RDA, 106' - Wuppertal

Com a presença do cineasta Fernando Lopes e de Maria João Seixas, Presidente da Cinemateca Portuguesa.

«Se o documentário LISSABON WUPPERTAL LISBOA, de Fernando Lopes, nos permite principalmente tomar consciência de dois elementos fundamentais no processo de criação de Pina Bausch, a saber o peso positivo das residências fora da cidade-mãe de Wuppertal e a importância imensa dos bailarinos (enquanto indivíduos observadores e sob observação e enquanto portadores de memória e suportes onde a memória se projecta) o filme-laboratório O LAMENTO DA IMPERATRIZ da recém-falecida coreógrafa autoriza-nos um olhar peculiar - de dentro - sobre os derradeiros esgares do expressionismo alemão que, encavalitado na linguagem essencialmente transgressiva da dança, parece partir de Wuppertal para o mundo, impregnando tudo quanto olhamos e nos vê. De um grande artista se pode dizer, sem pompa circunstancial, que, depois do seu sopro, nunca mais as coisas respiram da mesma maneira...»

in Fundação de Serralves

11.2.10

Em exibição



PRECIOUS de Lee Daniels
[6 Nomeações Óscares | Festival de Sundance - Grande Prémio do Júri]

«A viver no bairro pobre de Harlem, em Nova Iorque, Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe) é uma mãe adolescente de 16 anos, negra, analfabeta e obesa, a sofrer de todo o tipo de maus-tratos pela própria família. Inserida num programa de alfabetização para adultos, ela vai, pela primeira vez, conhecer o amor e a amizade através de Ms. Rain (Paula Patton), uma professora determinada a ensinar-lhe o quão preciosa é a vida.
Um filme dramático baseado no livro "Push", de Ramona Lofton (sob o pseudónimo Sapphire), com a realização de Lee Daniels e com a produção de Oprah Winfrey e Tyler Perry.
Nomeado para seis Óscares, entre os quais melhores filme, realizador, actriz (Gabourey Sidibe) e actriz secundária (Mo'Nique), o filme tem em Portugal o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que aproveita o mote para trazer novamente à ordem do dia a discussão sobre as vítimas de violência doméstica.» in CCPúblico

À PROCURA DO HOMEM IDEAL
de Richard Loncraine

«Cansada das constantes infidelidades do marido, Ann Devereaux (Renée Zellweger) decide que quer mudar a sua vida. Para isso junta todo o seu dinheiro, o seu belo Cadillac e os seus dois filhos adolescentes (Logan Lerman e Mark Rendall) e parte numa aventura pelo país fora em busca de um homem ideal com quem reconstruir família.
Mas, após muitos encontros e desencontros amorosos, Ann apercebe-se que, afinal, quem ela precisava realmente de encontrar era a si mesma e que, para a sua família estar completa, não precisa necessariamente de um homem ao seu lado.
Uma comédia romântica em jeito de "road movie", realizada por Richard Loncraine ("Firewall", "Wimbledon - Encontro Perfeito"). No elenco, ainda Kevin Bacon, Chris Noth, Steven Weber e Nick Stahl.» in CCPúblico

CHOVEM ALMÔNDEGAS
de Phil Lord e Chris Miller

«A viver na cidade de Mastiga e Engole, numa minúscula ilha do Pacífico que sobrevive graças à tradição de sardinhas enlatadas, desde criança que Flint Lockwood (voz de Bill Hader) tem ideias geniais. O problema é que todas as suas ideias sofrem de falta de funcionalidade, detalhe que ele parece ter alguma tendência para esquecer. Até que descobre a fórmula química que transforma água em alimentos, encontrando a mui almejada solução para a dieta pouco variada de toda a ilha. E, para gáudio da população, começa a "chover", a pedido, todo o tipo de deliciosas iguarias.
Mas o que Flint não imaginava era que a gula do presidente da Câmara fosse de tal modo desenfreada que pusesse em risco não apenas a pequena ilha, mas todo o planeta... Agora, com a ajuda de Sam (Anna Faris) e de 'Baby' Brent (Andy Samberg), ele terá de encontrar a solução para acabar com o grave problema de sobredosagem alimentar.
Um filme da Sony Pictures Animation, adaptado do livro "Cloudy With a Chance of Meatballs", de Judi e Ron Barrett.» in CCPúblico

SACANAS SEM LEI de Quentin Tarantino (reposição)
[8 Nomeações Óscares | Festival de Cannes - Prémio Melhor Actor (Christoph Waltz)]

«Quentin Tarantino junta-se a Brad Pitt, Diane Kruger, Daniel Bruhl, Christoph Waltz, Mike Meyers, Michael Fassbender e Mélanie Laurent num tributo a "Quel Maledetto Treno Blindato", um filme de guerra italiano, de 1978, realizado por Enzo Castellari e que saiu nos EUA com o título "The Inglorious Bastards".
Durante a II Grande Guerra assistem-se a corajosas lutas: do tenente Aldo Raine (Brad Pitt), conhecido como Aldo, o Apache, especialista nos escalpes e líder dos Sacanas, um grupo de soldados americanos escolhidos para espalhar o terror entre os nazis, eliminando-os com especial requinte; de Bridget von Hammersmark (Diane Kruger), uma famosa actriz alemã que na verdade colabora com a Resistência Francesa; e de Shosanna (Mélanie Laurent), uma rapariga judia sobrevivente ao massacre da sua família que acaba em Paris, a gerir um cinema durante a ocupação dos alemães.
Nessa sala de cinema, durante a grande estreia de "O Orgulho da Nação", um filme de propaganda nazi, em que o próprio Hitler e os principais líderes tinham previsto marcar presença, o grupo dos Sacanas e Shosanna cruzam-se com um objectivo comum: a destruição do III Reich.» in CCPúblico

PÚBLICO: Fantasporto recebe menos apoio da Câmara do Porto e perde a tenda Cidade do Cinema

[11.02.10] Futuro da ocupação do Teatro Rivoli continua por decidir. Director do festival de cinema acredita que irá poder continuar a usar o espaço mas aguarda decisão.

«O protocolo que a Câmara do Porto celebrou, este ano, com a Cinema Novo, para a realização da 30.ª edição do Fantasporto, prevê um menor apoio financeiro por parte da autarquia ao festival de cinema fantástico da cidade. A "constatação" é de Mário Dorminsky, da direcção do festival. Quando o executivo camarário votou, a 26 de Janeiro, o protocolo anual de apoio ao Fantasporto, os valores apresentados no documento apontavam para um aumento do contributo financeiro da autarquia. Além da "comparticipação nas despesas do festival até ao montante de 30 mil euros", a câmara explicava que seria "concedido um acréscimo até ao montante de 60 por cento" daquele valor. Mário Dorminsky explica que não é bem assim. "São constatações que fazemos em relação àquilo que é o protocolo", justifica.

O director do Fantas explica que, este ano, ao contrário do que era habitual, a Cinema Novo terá que pagar custos com o pessoal do Rivoli, o que representa uma verba "na ordem dos 20.500 euros". "A câmara sempre pagou o pessoal do Rivoli e, este ano, nós vamos ter que fazê-lo. Além disso, no ano passado, a [empresa municipal] Porto Lazer pagou a tenda Cidade do Cinema e este ano não paga. Por isso, não haverá tenda mas sim o Espaço de Cinema, no 3.º piso do Rivoli. Parece que a câmara nos vai dar mais 60% do que o costume, quando, na prática, o subsídio que nos é dado fica reduzido a 16 mil, 17 mil euros", explica.» (continua)

CULTURA ONLINE: Fernando Lopes e Maria João Seixas na próxima sessão d´O Sabor do Cinema

A próxima sessão do ciclo O Sabor do Cinema, que se realiza em Serralves no dia 14 de Fevereiro, vai contar com a presença do cineasta Fernando Lopes e de Maria João Seixas, presidente da Cinemateca Portuguesa. (09.02.10)

«Fernando Lopes estará em Serralves para apresentar Lissabon Wuppertal Lisboa (1998, Portugal, 35'), documentário por ele realizado em 1998 e que acompanha a residência de três semanas da recém-falecida coreógrafa Pina Bausch e da sua companhia (Tanztheater Wuppertal) na cidade de Lisboa.

Ao longo de 35 minutos percorremos o trabalho de criação de uma nova peça de Pina Bausch, desde o workshop inicial em Lisboa até à estreia em Wuppertal. Na mesma sessão será exibido O Lamento da Imperatriz (1990, RDA, 106'), um filme dirigido por Pina Bausch em 1990.

Sobre este filme diz Regina Guimarães, da associação Os Filhos de Lumière: “o filme-laboratório O Lamento da Imperatriz autoriza-nos um olhar peculiar - de dentro - sobre os derradeiros esgares do expressionismo alemão que, encavalitado na linguagem essencialmente transgressiva da dança, parece partir de Wuppertal para o mundo, impregnando tudo quanto olhamos e nos vê. De um grande artista se pode dizer, sem pompa circunstancial, que, depois do seu sopro, nunca mais as coisas respiram da mesma maneira...”

Até 28 de Fevereiro, sempre aos domingos, pelas 16h, o Auditório de Serralves continuará a apresentar O Sabor do Cinema, com programação da associação Os Filhos de Lumière, que promove, antes da apresentação de cada filme, uma introdução, e no final um debate sobre os filmes visionados.»

in Cultura Online