14.6.10

8½ Festa do Cinema Italiano no Porto | 17 a 21 de Junho


«A terceira edição do 8½ Festa do Cinema Italiano pretende oferecer ao público português o melhor do cinema italiano contemporâneo e a oportunidade de reflectir sobre a sua linguagem e seus autores mais significativos. É com este intuito que parte da selecção de filmes do 8½ será projectada na Fundação Serralves entre os dias 18 e 20 de Junho.

O filme La Doppia Ora do realizador Giuseppe Capotondi abre o festival sexta-feira dia 18 de Junho, às 22h.

O segundo dia do 8½ no Porto começa com uma sessão dedicada às relações entre o cinema português e o italiano, com a exibição do documentário Canto da Terra d’Água de Francesco Giarrusso e Adriano Smaldone e da curta-metragem Esercizio di Lingua de David Barros. La Paura, uma ópera cinematográfica de um dos melhores encenadores italianos, Pippo Delbono, é, por sua vez, um filme experimental feito, todo ele, com uma câmara de telemóvel. A noite de sábado termina às 22h com um documentário sobre o poder mediático que reina em Itália, Videocracy de Erik Gandini, um cineasta italiano, que, por viver na Suécia, tem um olhar exógeno sobre sistema que analisa.

8½ despede-se da Fundação Serralves no Domingo dia 20, com a exibição do documentário Valentina Postika in Attesa di Partire às 18h e com a ante-estreia de Baarìa, às 22h, o último filme do realizador de Nuovo Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore.

A extensão do 8½ Festa do Cinema Italiano ao Porto conta também com dois eventos paralelos, a ter lugar no espaço Triplex: um sarau literário no dia 17 às 22h, onde serão lidos e partilhados textos de autores italianos que tenham tido ligações ao cinema, e uma festa italiana no dia 18h às 00h, com música proporcionada pelo DJ Kokomo (24hrs Sleepy People) e com degustação de gastronomia transalpina.»

mais informações em Facebook | 8½ Festa do Cinema Italiano no Porto