27.2.10

Sessão Sabor do Cinema | amanhã em Serralves

28 Fev 2010 às 16h - AUDITÓRIO

CURSO DE SILÊNCIO, Vera Mantero e Miguel Gonçalves Mendes, Portugal,45’, 2007
CHANGING STEPS, Elliot Caplan e Merce Cunningham, 1989, EUA, 35' Companhia de Merce Cunningham

«A sessão contará com a presença da coreógrafa Vera Mantero, do programador do Festival Circular Paulo Vasques e da programadora de dança Ana Cristina Vicente.

CURSO DE SILÊNCIO é o título de um livro de Maria Gabriela Llansol, publicado em 2004. É também o nome (e o apelo?) de um filme-viagem ao imaginário da escritora que tem como veículo o imaginário da coreógrafa (e aqui intérprete e realizadora) Vera Mantero. Este objecto que aqui convosco queremos partilhar e os imaginários que lá se cruzam, apresentam-se, eles mesmos, como fruto de uma certa ideia de cinema poético que em Portugal teve como expoente máximo os praticantes-pesquisadores Reis-Cordeiro. São também estes emaranhados de vias-veias que o ciclo O SABOR DO CINEMA, modesta mas singelamente, se propõe penetrar. Porque - e aqui entra o contributo maior de Merce Cunningham, cuja obra evocamos exibindo CHANGING STEPS - a narrativa do vivo (no sentido biológico, histórico e em todas as outras possíveis acepções) bem como as suas figuras («naturais» ou «culturais») não cabem dentro dos limites que espartilham os tempos e os modos que o humano, por conforto (de quem?), territorializa como artes. Onde brinca secretamente uma criança poderia talvez pulsar não toda a escrita, não toda a dança, mas toda a decisão e indecisão de escrever-dançar.»

in Fundação de Serralves

25.2.10

Sessão de Abertura do 30º Fantasporto

Amanhã, às 20h30 no Rivoli Teatro Municipal.
Antestreia nacional do filme "SOLOMON KANE" de Michael J. Basset.


www.fantasporto.com

Em exibição | 25 Fev a 3 Mar


SHUTTER ISLAND de Martin Scorsese

«EUA. Verão de 1954. O xerife Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e o seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) são enviados para o Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, na ilha Shutter, onde estão internados os mais perversos criminosos do país. O caso prende-se com Rachel Solando, uma perigosa assassina em série que desapareceu inexplicavelmente da sua cela e cuja única pista parece ser uma folha de papel com uma pergunta indecifrável. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem empenhados em cooperar com a investigação e há algo de particularmente misterioso com Dr. Cawley (Ben Kingsley), o director do hospital. Com um furacão a aproximar-se, rodeados por um ambiente psicótico e pacientes perigosos, ambos percebem que as suas vidas estão em risco e que podem não conseguir sair vivos desta ilha maldita.Realizado por Martin Scorsese, é baseado na obra "Paciente 67" de Dennis Lehane (também autor de "Mystic River", adaptado para cinema por Clint Eastwood em 2003).» in CCPúblico

THE COVE - A BAÍA DA VERGONHA de Louie Psihoyos
[Nomeação Óscar Melhor Documentário]

«Richard O'Barry, muito conhecido nos anos 80 pelo seu trabalho de treino de golfinhos na popular série televisiva Flipper, junta-se ao realizador Louis Psihoyos num documentário que foca uma das mais horríveis manifestações de crueldade para com os animais: a caça aos golfinhos na baía isolada de Taiji, no Japão. À revelia das autoridades locais, acompanhados por uma equipa de activistas da OPS (Oceanic Preservation Society), eles vão mostrar ao mundo o inferno: enquanto alguns animais são escolhidos para venda e tráfico, outros são barbaramente chacinados pela população local.Nomeado para o Óscar de melhor documentário.» in CCPúblico

O MENSAGEIRO de Oren Moverman
[2 Nomeações Óscares]

«Will Montgomery (Ben Foster) e Tony Stone (Woody Harrelson) são dois oficiais recém-chegados da guerra do Iraque treinados para uma missão muito delicada: notificar os familiares dos soldados mortos no terreno. Pelo carácter da sua missão, os dois criaram uma relação de profundo respeito mútuo.Até que Will dá por si emocionalmente envolvido com Olivia Pitterson (Samantha Morton), uma das viúvas por eles notificada. Tal vai contra todas as regras estabelecidas e acaba por provocar um grande conflito moral entre ambos...Estreia na realização Oren Moverman, venceu o prémio para melhor argumento no 59º Festival de Berlim e está nomeado para dois Óscares: melhor actor secundário (Harrelson) e melhor argumento original.» in CCPúblico

22.2.10

Começa hoje


30º FANTASPORTO
Festival Internacional de Cinema do Porto

21.2.10

JPN: Cineclube do Porto: Nova direcção arranca com exibição de filmes e sessões de formação

[19.02.10] Cineclube já tem nova direcção. Para Abril estão agendadas as primeiras projecções de filmes para comemorar o 65.º aniversário.

Depois das eleições de 6 de Fevereiro, em que a única lista candidata obteve uma vitória quase unânime entre os cerca de 25 votantes, a nova direcção do Cineclube do Porto, encabeçada por José António Cunha, já começou a arregaçar as mangas.

Retomar as actividades do Cineclube e saldar as contas são algumas das prioridades. As primeiras projecções de filmes estão agendadas para Abril, em jeito de comemoração dos 65 anos. Para além disso, estão programadas sessões de formação, não só na área do cinema, mas também nos sectores financeiros e jurídicos. (continua)

JPN: Fantasporto 2010: Apesar das dificuldades, a "festa" começa na próxima semana

[18.02.10] "Fantas" arranca segunda-feira. Mesmo sem tenda "Cidade do Cinema" na Praça D. João I, e com o Rivoli em risco no próximo ano, é tempo para continuar a "festa" e não a "estragar".

Este ano, o Fantasporto vai ficar reduzido ao espaço do teatro Rivoli. Ao contrário de edições anteriores, o festival celebra trinta anos sem a tenda "Cidade do Cinema" na Praça D. João I.

É já na próxima segunda-feira que o "Fantas" começa, com todas as exibições a serem realizadas no Rivoli. Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, Mário Dorminsky, director do Fantas, mencionou a fragilidade financeira como justificação para as alterações. (continua)