22.1.10

PÚBLICO: Maria João Seixas promete honrar legado de Bénard da Costa com "uma marca nova"

Por Kathleen Gomes (22.01.10)

Cinemateca no Porto será criada até ao final do ano. Ministra da Cultura justificou ontem a escolha de Maria João Seixas: "Só podia ser alguém com um perfil tão forte"

Reafirmando a sua surpresa pelo convite recebido da ministra da Cultura, Maria João Seixas tomou ontem posse como directora da Cinemateca Portuguesa numa sessão solene realizada no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A jornalista avançou poucos projectos concretos quanto ao que será a sua actuação no cargo, à excepção do estabelecimento de uma Cinemateca no Porto - "saibamos levar ao Porto e ao país as melhores imagens do cinema", afirmou -, deixando claro que esse é um desejo da tutela. A seguir, a ministra Gabriela Canavilhas anunciaria a abertura da Cinemateca portuense até ao final no ano na Casa das Artes, onde as obras estão a decorrer para receber o novo equipamento.

Trata-se de uma intenção que já tinha sido exprimida pelo antecessor de Gabriela Canavilhas, José António Pinto Ribeiro, na sequência de uma petição levada a cabo por um grupo de estudantes universitários do Porto em 2008. Na altura, o ex-director da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa opôs-se à criação de um pólo no Porto.

"Lisboa não pode ser o único espaço nacional onde as políticas de exibição de cinema não-comercial se desenvolvam", disse ontem a ministra da Cultura, apontando a abertura de uma Cinemateca no Porto como prioridade. Em declarações ao PÚBLICO, Gabriela Canavilhas esclareceu que não se tratará de um pólo, mas de uma "Cinemateca do Porto", o que implicará alterações na actual lei orgânica da instituição, que só contempla a Cinemateca de Lisboa. (continua)

21.1.10

Em exibição


NAS NUVENS de Jason Reitman


Ryan Bingham (George Clooney) é um quarentão empedernido, misantropo e com fobia ao compromisso. A sua especialidade é despedir pessoas, reformulando as necessidades empresariais com vista à maximização de recursos. Por isso, está sempre a viajar em trabalho (com uma bagagem minimalista que leva para todo o lado), facto que aproveita para saciar a sua compulsão em coleccionar milhas aéreas. Porém, quando está prestes a atingir o objectivo das dez milhões de milhas como cliente regular, o patrão decide aplicar a Ryan o seu próprio conceito de maximização de recursos e mudar o método de trabalho, fazendo-o cumprir as suas funções através de vídeo-conferência.
A ideia de estar confinado a um escritório seria a mais aterradora de toda a sua carreira, não fosse algo ter mudado: Ryan acabou de conhecer Alex Goran (Vera Farmiga) e agora a perspectiva de assentar e começar uma família parece muito menos assustadora.
Baseado no romance homónimo de Walter Kirn, é a terceira longa-metragem de Jason Reitman, depois de "Obrigado por Fumar" (2005) e "Juno" (2008), foi nomeado nomeado para seis das principais categorias dos Globos de Ouro: melhores filme dramático, realizador, argumento, actor dramático (Clooney) e duas nomeações na categoria de melhor actriz secundária (Vera Farmiga e Anna Kendrick).

*
CICLO ERIC ROHMER - LE GOÛT DE LA BEAUTÉ

Em sua homenagem a Medeia Filmes exibe, de 21 a 27 de Janeiro, no Teatro do Campo Alegre, o ciclo ERIC ROHMER - Le Goût de la beauté (título de um seu livro de ensaios). Começa com OS ENCONTROS DE PARIS, ainda dos anos 90, continua com “três títulos magníficos [com que Rohmer encerra a sua filmografia]: A INGLESA E O DUQUE (2001), espantoso exercício de cinema histórico alicerçado numa visão politicamente muito pouco correcta da Revolução Francesa [e um filme pioneiro na experimentação de efeitos especiais digitais]; AGENTE TRIPLO (2004), uma história de espiões em vésperas da Segunda Guerra Mundial filmada como uma estonteante guerra de palavras e aparências; OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON (2007), adaptando de forma deliciosamente lírica um clássico da literatura francesa do séc. XVII.” (João Lopes, DN), e encerra com dois excelentes documentários sobre o realizador e a rodagem de um dos seus filmes.
*
NÃO HÁ CRIMES PERFEITOS de James DeMonaco

As histórias cruzadas de três nova-iorquinos de um bairro pobre em busca de grandeza: Sully Halverson (Ethan Hawke) é um desentupidor de fossas sépticas que odeia o que faz e que apenas pensa no futuro do seu filho prestes a nascer. Decidido a dar-lhe uma vida melhor que a sua, resolve assaltar o cofre de Parmie Tarzo (Vincent D'Onofrio), o chefe da máfia local cuja obsessão é ser lembrado por um feito grandioso. Implacável, ele é capaz de qualquer coisa para acabar com a concorrência. Enquanto isso, Jasper Sabiano (Seymour Cassel) é surdo-mudo, trabalha na loja de Parmie, ganhou o primeiro prémio nas corridas de cavalos e está sem saber o que fazer ao dinheiro...
*
in Cinecartaz Público e Medeia Filmes

Serralves: Sessões 'Sabor do Cinema' - aos domingos a partir de 31 Janeiro

31 Jan - 28 Fev 2010 - AUDITÓRIO DE SERRALVES

«Atravessado pela longa sombra de certos desaparecimentos recentes - Llansol, Bausch, Cunningham -, cujo penoso luto algumas imagens luminosamente resgatam, mas também debruado por inquietudes fora do baralho finito das coisas da vida - Paulo Rocha, Christian Boltanski, Luis Buñuel, Saguenail - que desaguam em outras tantas explosões das formas cinematográficas, este MOMENTO XVII do ciclo O SABOR DO CINEMA oferece-se aos espectadores fiéis das projecções-conversa e a todos os que desejavelmente passarão a frequentar as nossas sessões como uma colecção de gestos radicais. Despretensiosa mas ambiciosamente, propomo-nos fazer dialogar o artifício de uma Lisboa retratada como uma república crepuscular na RAIZ DO CORAÇÃO com esse derradeiro esgar do expressionismo alemão que suporta O LAMENTO DA IMPERATRIZ, cruzar o encarceramento no mal-estar burguês encenado no ANJO EXTERMINADOR com as paredes de um apartamento deserto a que O APARTAMENTO DA RUA DE VAUGIRARD dá a palavra. Mas também acompanhar o processo de interrogação das figuras que, muito diferentemente, objectos como MA'S SIN e CHANGING STEPS ousam. E porque a diversidade não é inimiga da conversa, experimentamos - uma primeira vez para termos o prazer de reincidir - articular o nosso aceno de homenagem a Cunningham com um espectáculo - CÉDRIC ANDRIEUX - em que Jerôme Bell nos coloca perante as reflexões biográficas de um intérprete cujo percurso é, em parte importante, memória viva do coreógrafo americano.»

in Serralves

19.1.10

'Sobre Água' - 4 curtas portuguesas no Teatro Campo Alegre

Se não viu, tem ainda esta quarta-feira, 20 de Janeiro, em exibição, no Teatro do Campo Alegre, SOBRE ÁGUA, um filme-que-junta-quatro-filmes, que os melhores festivais, lá fora e cá dentro, seleccionaram, viram e premiaram.

E também poderá assistir e participar na conversa com os realizadores RODRIGO AREIAS (autor de CORRENTE, e responsável por esta escolha) e ANDRÉ GIL MATA (autor de ARCA DÁGUA), na sessão das 18h30.

Apareça

in Medeia Filmes

PÚBLICO: Cinema Nun"Álvares ocupado a 35 por cento

O Cinema Nun"Álvares, que reabriu na semana anterior ao Natal após quatro anos de inactividade, tem registado uma taxa de ocupação média entre os 30 e os 40 por cento dos seus 192 lugares, com a exibição de Avatar, de James Cameron, em 3D.

Elias Macovela, o empresário responsável pelo regresso ao cartaz desta histórica sala de cinema inaugurada em 1949, diz-se "muito satisfeito" com "a reacção positiva" dos espectadores que têm escolhido ver o mediático e bem sucedido filme de James Cameron no Nun"Álvares. "As pessoas vêm muito em família ou em grupo, felicitam-me pela reabertura da sala e pedem-me que exiba mais filmes deste género para que o cinema não volte a fechar", diz o exibidor. (continuação)

18.1.10

Ciclo 'Eric Rohmer - Le Goût de la beauté' no Teatro do Campo Alegre

«Cineasta da palavra, esteta dos sentimentos, “irmão mais velho” entre os realizadores da “nouvelle vague”, e ainda escritor e crítico (dirigiu os Cahiers du Cinéma numa época extraordinária para a história do cinema), Eric Rohmer foi “um cineasta excepcional” e a sua obra é “um tratado [sobre a natureza humana]. Indispensável e inimitável.” (Luís Miguel Oliveira, Público).

Em sua homenagem a Medeia Filmes exibe, de 21 a 27 de Janeiro, no Teatro do Campo Alegre, o ciclo ERIC ROHMER - Le Goût de la beauté (título de um seu livro de ensaios). Começa com OS ENCONTROS DE PARIS, ainda dos anos 90, continua com “três títulos magníficos [com que Rohmer encerra a sua filmografia]: A INGLESA E O DUQUE (2001), espantoso exercício de cinema histórico alicerçado numa visão politicamente muito pouco correcta da Revolução Francesa [e um filme pioneiro na experimentação de efeitos especiais digitais]; AGENTE TRIPLO (2004), uma história de espiões em vésperas da Segunda Guerra Mundial filmada como uma estonteante guerra de palavras e aparências; OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON (2007), adaptando de forma deliciosamente lírica um clássico da literatura francesa do séc. XVII.” (João Lopes, DN), e encerra com dois excelentes documentários sobre o realizador e a rodagem de um dos seus filmes.

A Atalanta Filmes, que já editara uma caixa com a série SEIS CONTOS MORAIS, acaba de fazer sair uma caixa com a integral de COMÉDIAS E PROVÉRBIOS.


ERIC ROHMER - Le Goût de la beauté

(homenagem a Eric Rohmer, 1920-2010)


Cine-Estúdio do Teatro do Campo Alegre

quinta, 21 Janeiro, LES RENDEZ-VOUS DE PARIS / OS ENCONTROS DE PARIS

sexta, 22 Janeiro, L'ANGLAISE ET LE DUC / A INGLESA E O DUQUE

sábado, 23 Janeiro, TRIPLE AGENT / AGENTE TRIPLO

domingo, 24 Janeiro / segunda, 25 Janeiro, LES AMOURS D'ASTRÉE ET DE CELADON / OS AMORES DE ASTREA E CELADON

terça, 26 Janeiro, ERIC ROHMER, PREUVES À L'APPUI, de André Labarthe

quarta, 27 Janeiro, LA FABRIQUE DU CONTE D'ÉTÉ, de Jean-André Fieschi


filmes legendados em português

sessões às 18h30 | 22h

Preço único: 3,50 euros

Cine-Estúdio do Teatro do Campo Alegre

Rua das Estrelas, s/n

Tel. 226 063 000

in Medeia Filmes

'Nosferatu' @ Clubbing Casa da Música


Sábado | 23 Janeiro | 22h

Talvez o Drácula mais tenebroso da história do cinema, é o que retrata o primeiro filme de sempre dedicado à personagem criada por Bram Stoker. Realizado sob a influência do Expressionismo alemão, Nosferatu estreou em 1922 e tornou-se objecto de culto até hoje. Wolfgang Mitterer, Compositor Associado 2010, acrescenta-lhe uma nova banda sonora e acompanha a projecção do filme mudo.

Nosferatu filme de F. W. Murnau
Wolfgang Mitterer órgão e electrónica

7.5 EUR *Bilhete com acesso ao Clubbing Outros Espaços
ÁUSTRIA 2010

in Casa da Música

Grande Porto: Margens da Crise: Terá o Porto a sua Cinemateca?

por Mario Dorminsky (15.01.10)
O nosso mercado de distribuição cinematográfico é extremamente limitado. E, segundo as últimas estatísticas fornecidas pelo Instituto de Cinema, o número de espectadores em Portugal, que já é dos menores da Europa, reduziu cerca de 800 mil em 2009. (ver mais)