12.1.08

Sabor do Cinema - Momento XIII


"A programação do Momento Treze do Ciclo O SABOR DO CINEMA - que pelo sétimo ano consecutivo se propõe chamar e cativar novos públicos para o Cinema - obedece ao duplo imperativo de reflectir sobre a função / o funcionamento das imagens - em consonância com o quadro temático que anima este ano o trabalho do Serviço Educativo - e de estudar a transformação do olhar sobre os objectos em olhar objectivado - numa tentativa de agarrar a imperdível oportunidade de estabelecer um diálogo com a exposição Robert Rauschenberg, patente no museu até finais de Março.

Apostados em honrar públicos já fidelizados e em chamar ao nosso círculo de espectadores-conversadores os muitos mais olhares que gostaríamos de trazer a este ciclos, é nossa preocupação prosseguir e aperfeiçoar o dispositivo de projecção-conversa, por um lado, e privilegiar não apenas a divulgação de obras de referência como a apresentação de experiências cinematográficas cujos resultados são menos conhecidos porque pouco ou nada difundidos nos circuitos de distribuição comercial, por outro. Na estimulante companhia de cineastas fora do baralho como Mekas, Vertov, Deren, Allen, Erice, Godard, descobriremos o trabalho de geniais experimentadores como Léger, Cunningham, Cage e Keersmaeker, questionando ainda e sempre, através de imagens-pensamento, a triste via do pensamento único."

in Serralves

Estreias 10 Jan

"Cristóvão Colombo - O Enigma"
de Manoel de Oliveira
com Manoel de Oliveira, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Luís Miguel Cintra
IMDb, TRAILER

"Emigrado para os Estados Unidos nos anos 40, Manuel Luciano volta a Portugal para estudar. Regressa aos Estados Unidos, licenciado em Medicina, mas a paixão pela investigação histórica leva-o ao mistério sobre a verdadeira naturalidade de Cristóvão Colombo. Em Portugal, casa com a jovem Sílvia Jorge. Na companhia de Sílvia, Manuel percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados aos Descobrimentos portugueses, procurando desvendar o mistério que o inquieta desde a juventude.
A demanda leva-os até à ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu e onde acreditam ter encontrado pistas que os aproximam da verdade.
"Cristóvão Colombo - o Enigma" é inspirado no livro "Cristovão Colon era Português", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva. Manoel de Oliveira não quis transformá-lo num filme histórico ou com um carácter biográfico ou científico, mas sim evocar de forma romanesca o grandioso empreendimento dos Descobrimentos, mostrando que Colombo era afinal português, nascido na vila alentejana de Cuba, e por isso esse foi o nome que deu à maior ilha que descobriu no mar das Antilhas."

Teatro do Campo Alegre
Sessões: 18h30, 22h


"Cassandra's Dream"
"O Sonho de Cassandra"

de Woody Allen
com Colin Farrell, Ewan McGregor, Sally Hawkins, Hayley Atwell
IMDb, TRAILER

"Woody Allen continua de costas voltadas para a América. "O Sonho de Cassandra", que antecede a sua incursão por terras espanholas, volta a ter o Reino Unido como palco e tem Ewan McGregor e Colin Farrell como protagonistas. Ian e Terry são irmãos. Apesar dos problemas económicos que enfrentam, compram um veleiro em segunda mão chamado "O Sonho de Cassandra", com o objectivo de o recuperarem e poderem navegar durante os fins-de-semana..." ver mais

10.1.08

Agenda Cultural AMP: Destaque FANTAS 2008

"O Fantasporto 2008 está de regresso com inúmeros filmes para todos os gostos. A decorrer entre os dias 25 de Fevereiro e 9 de Março, a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto volta a ter como “quartel-general” o Rivoli Teatro Municipal, alargando-se este ano também ao Teatro Sá da Bandeira. Durante todo o período do certame, na Praça D. João I, funcionará também a Cidade do Cinema, um espaço multidisciplinar com serviço de bar, conferências e várias actividades interactivas no âmbito do cinema.

Outra novidade deste ano é a iniciativa “O Fantasporto na Área Metropolitana do Porto (e não só)”, que leva vários ciclos e retrospectivas às salas de cinema dos centros comerciais, não só na zona da AMP, mas também em Aveiro, Braga, Coimbra, Vila Real e Viseu.

Além das três secções competitivas (Cinema Fantástico, 18ª Semana dos Realizadores e 10ª edição do programa Orient Express) e da secção oficial Première (dedicada a antestreias), o Fantasporto propõe, este ano, retrospectivas do Cinema Dinamarquês e da Animação Japonesa, um Panorama do Cinema Português e uma Homenagem a Fernando Lopes. No Teatro Sá da Bandeira, evoluem a secção “Anima-te” (dedicada às escolas), uma retrospectiva dedicada ao cineasta chileno Alejandro Jodorowski e os ciclos “Salve-se quem Puder” e “Série BZ”.

Locais do Fantasporto 2008: Rivoli Teatro Municipal, Teatro Sá da Bandeira e 10 salas da Lusomundo espalhadas pelo norte do País.


AGENDA


25 Fev SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL
28º Festival Internacional
de Cinema do Porto
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Grande Auditório
A Abertura Oficial da 28ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. A sessão é antecedida de um espectáculo multimédia e animação na entrada do Teatro Rivoli. Uma passadeira vermelha, robots de luzes e teatro de rua ajudam ao glamour com que se vai celebrar este início de festa. Na sala, uma abertura diferente, encenada, um espectáculo que antecede a grande antestreia que marca o início do evento. Está aí o Fantasporto 2008 e com ele o cinema fantástico está de volta.


25 Fev a 8 Mar ABERTURA DO SECTOR RETROSPECTIVO
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Pequeno Auditório
Este ano, as retrospectivas são dedicadas ao cinema dinamarquês, a Fernando Lopes e aos Clássicos do Cinema Fantástico, entre outras. É habitual um país ser homenageado no Fantas: a cinematografia eleita este ano foi a dinamarquesa, que conta com nomes marcantes, desde Dreyer até Lars Von Trier ou Anders Thomas Jensen. Em português, ninguém melhor que Fernando Lopes para ser o realizador do festival. O autor de Belarmino, Uma Abelha na Chuva ou O Delfim estará no Porto para a já devida homenagem.

25 Fev a 9 Mar CIDADE DO CINEMA
PRAÇA D. JOÃO I
A Cidade do Cinema instala-se na Praça D. João I, em frente ao Teatro Rivoli. Este é um espaço multidisciplinar com serviço de bar, conferências e várias actividades interactivas no âmbito do cinema. A Cidade do Cinema está aberta ao público em geral entre as 15:00h e as 24:00h.

26 a 28 Fev ABERTURA DA SECÇÃO OFICIAL PREMIÈRE
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Grande Auditório
É a abertura da Secção Oficial Première, que quer dizer, no fundo, de antestreias nacionais dos grandes filmes da temporada. A competição só começa no próximo dia 29, mas nestes dias anteriores vai também ser possível verem-se alguns dos filmes que estarão a competir pelos prémios do Fantasporto 2008.

26 Fev a 8 Mar RETROSPECTIVA DE ANIMAÇÃO JAPONESA
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Pequeno Auditório
Quando se fala em animação japonesa,toda a gente se lembra do Pokemon ou do Dragon Ball. Mas esta é uma versão redutora do cinema de animação japonês. Muito mais e melhor se faz por aquelas bandas. As meninas vestidas, quase sempre à colegiais, cabelos de várias cores, olhos grandes e expressivos, heróis capazes de tudo. A Animé é assim. Tudo começou depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão teve contacto com a dita cultura pop. Difícil é ficar indiferente a tanta qualidade e imaginação.

28 Fev SECÇÃO ANIMA-TE
TEATRO SÁ DA BANDEIRA
Uma secção dedicada às escolas,numa parceria com os supermercados Modelo. Os mais novos vão ter oportunidade de ver muito do cinema de animação que se vai fazendo em todo o Mundo.


28 Fev a 5 Mar O FANTASPORTO 2008 NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO
GAIA SHOPPING - CICLO NOVOS CRIADORES:
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça – Tim Burton; A Vila – M. Night Shyamalam; Os Suspeitos do Costume – Bryan Singer; A Anatomia do Golpe – Stephen Frears; Memento – Christopher Nolan; O Maquinista – Brad Anderson.
GAIA SHOPPING - RETROSPECTIVA CINEMA FANTASTICO EUROPEU:
A Arte de Morrer – Álvaro Fernández Armero; Fausto 5.0 – Álex Ollé, Isidro Ortiz; A Mulher mais Feia do Mundo – Miguel Bardem; Non con unbang – Mariano Lamberti.

PARQUE NASCENTE - CICLO RISOS E SORRISOS:
Um Saco Cheio de Cabeças – Tom Shulman; Lobisomem Americano – John Landis; Priscilla, a
Rainha do Deserto – Stephan Elliot; Os Três Enterros de Um Homem – Tommy Lee Jones; Vírus – John Bruno; Eclipse Mortal – Pitch Black – David Twohy
PARQUE NASCENTE - RETROSPECTIVA WORLD CINEMA:
Hair High – Bill Plympton; The Other Half – Marlowe Fawcett, Richard Nowles; Vigil – Vincent Ward; Elvira – Sam Irvin.


DOLCE VITA PORTO
Os cinemas da Lusomundo nos vários centros comerciais vão receber vários
ciclos e retrospectivas Fantasporto:
Cinema Europeu: Los Abandonados – Nacho Cerdá; 5º Elemento – Luc Besson; A Cidade das Crianças Perdidas – Jean- Pierre Jeunet e Marc Caro; A Descida – Neil Marshall; O Dia da Besta – Alex de la Iglésia; Frágeis- Fragile, a Ghost Story – Jaume Balagueró.
Retrospectiva World Cinema: Vinzent – Ayassi; Tuvalu – Veit Helmer; Fragil – Juanma Bajo Ulloa; O Auto da Compadecida – Guel Arraes.


NORTESHOPPING - CICLO PRÉMIOS DO FANTAS:

A Noite da Metamorfose – Krsto Papic; A Tale of Two Sisters – Kim Ji-un; Black Rainbow
– Mike Hodges; O Labirinto do Fauno – Guillermo del Toro; Ghost in the Shell 2 – Mamoru Oshii; Profecia Celestina – Armand Mastroianni.
NORTESHOPPING - RETROSPECTIVA PETER JACKSON:
Bad Taste, Meet the Feebles, Braindead, King Kong.


28 Fev a 7 Mar TEATRO SÁ DA BANDEIRA OU O NOVO CARLOS ALBERTO!
TEATRO SÁ DA BANDEIRA
O fantástico e o terror tradicionais voltam ao Fantas através de uma selecção de filmes incluída em várias secções e retrospectivas. “Salve-se Quem Puder” é o nome de desses espaços de programação onde vampiros, zombies ou até tomates assassinos vão espalhar o pânico. À meia noite, os mais ousados vão poder ver obras como “Lorna” de Russ Meyer, “Glenn or Glenda” de Ed Wood ou “The Undead” de Roger Corman. A “Série BZ” é outra das secções a lembrar o "velho" Carlos Alberto. E mais, muito mais!

29 Fev a 8 Mar ABERTURA DAS SECÇÕES OFICIAIS COMPETITIVAS
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Grande Auditório
Início do trabalho de três Júris para as três Secções Oficiais Competitivas do Festival - 28ª edição do Fantasporto dedicada ao Cinema Fantástico, 18 ª Semana dos Realizadores, 10ª edição do programa Orient Express. Cinema para todos os gostos na edição 28 do Fantasporto. Confirmado está o filme “Breath” de Kim Ki Duk, realizador bem conhecido por filmes como “The Isle” ou “The Bow”. Mas há muito mais nas diversas secções do Festival.

5 a 8 Mar PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Pequeno Auditório
O cinema português é uma realidade em todas as edições do Fantasporto. Destaque para as várias sessões de curtas-metragens “made in Portugal”. O que de melhor se faz no nosso país, seja curta, seja longa-metragem, ocupa um lugar de honra no Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Este ano, há, também, uma novidade, uma competição entre escolas de cinema e várias antestreias nacionais… a concurso ou… não.

8 Mar SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO E DE ENTREGA DE PRÉMIOS
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL – Grande Auditório
Noite especial, em que todos os prémios da 28ª edição do Fantasporto serão conhecidos. Tudo servido em Noite de Gala com a presença de inúmeras individualidades do mundo do cinema, culminando com a antestreia de um dos filmes mais aguardados da temporada cinéfila. Como é habitual nesta noite de emoções, a passadeira vermelha volta a servir o Fantas. Animação de rua no exterior e interior do Rivoli recebem os convidados e o público que virá para assistir ao “quase” fim de festa.

8 Mar BAILE DOS VAMPIROS
TEATRO SÁ DA BANDEIRA
O Sá da Bandeira voltará a ser transformado numa enorme discoteca, havendo nos corredores animações do
mais diverso tipo com transformações graduais ao longo da noite, tais como a projecção de filmes e de efeitos em ecrãs gigantes que serão montados na sala, e outras que farão novamente do Baile dos Vampiros uma festa inesquecível. Uma decoração gótica a preceito enquadrará todo o evento.

9 Mar OS PREMIADOS DO FANTAS ‘08
RIVOLI TEATRO MUNICIPAL
O Fantasporto 2008 chega ao fim, apresentando os filmes premiados nesta edição."

in Agenda Cultural AMP

9.1.08

Black&White 2008: Inscrições até 1 Fevereiro

"O Festival Audiovisual Black&White pretende celebrar a estética a preto e branco, como forma específica, peculiar e única de manifestação artística. A tecnologia digital, na captação de imagens, nasce com a cor, no entanto a intuição dos artistas apela, inúmeras vezes, à produção a preto e branco. O que comprova actualidade e o interesse da estética que só o preto e branco comunica. Para além disso, o Festival Black&White tem como objectivo estimular a criação de ambientes sonoros que remetam para a estética a preto e branco. Daí a inclusão de 3 categorias em competição: vídeo, áudio e fotografia. Urge criar uma educação do espectador para a especificidade do preto e branco, para contornar um preconceito que relaciona o preto e branco com obras fastidiosas e pedantes.

O Festival decorrerá de 2 a 5 de Abril de 2008, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz - Portugal.



As inscrições terminam no dia 1 de Fevereiro de 2008

8.1.08

Ciclo Cinema Documental - às quartas na FBAUP

Os filmes serão exibidos às quartas, às 18h00, na aula magna. Entrada Livre

09.01 - "Être et Avoir" de Nicolas Philibert, 2002, 104 min
16.01 - "Nanook of the North" de Robert J. Flaherty, 1922, 79 min
23.01 - "Cléo de 5 à 7" de Agnès Varda, 1961, 90 min

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, 265
Metro: Campo 24 de Agosto
Bus: S. Lázaro – 207, 303, 400

in Movimento Beta

7.1.08

Fim do Cinema do Bom Sucesso parece um filme de suspense
Manuel Vitorino JN 6.01.08

"Suspense. Não é só o título de um excelente filme de Hitchcock. É, também, o ambiente gerado à volta do possível fecho das quatro salas de cinema instaladas no Shopping Cidade do Porto, ao Bom Sucesso, Boavista. A ameaça de encerramento foi conhecida no ano passado e provocou críticas, indignações. Será para cumprir em 2008? "Não sabemos de nada. Aguardamos instruções", adiantou, ao JN, António Costa, da Medeia Filmes. "As negociações continuam", respondeu uma porta-voz da empresa Bonaparte, a entidade gestora da superfície comercial.

Quando a polémica estalou, em finais de 2007, surgiu um abaixo-assinado com gente do cinema e da fotografia (Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, George Dussaud), mais políticos de vários quadrantes, arquitectos, jornalistas, professores. Já são 1500 assinaturas. Há um mês, porém, as duas entidades sentaram-se à mesa para negociar e atingir uma "plataforma de entendimento". Um mês depois, existem expectativas, silêncios. "A reunião teve lugar no dia 3 de Dezembro [de 2007] e ficou marcado novo encontro para uma semana depois. Até agora não fomos contactados. Não sabemos as razões deste compasso de espera", lembrou, ao JN, o representante do Porto da Medeia Filmes.

Recusando tornar público o valor das dívidas provocadas pelas rendas em atraso, António Costa anunciou ter apresentado aos advogados do Shopping Cidade do Porto um documento destinado a amortizar a dívida. "Estamos dispostos a entregar uma percentagem sobre a receita da bilheteira. É uma proposta realista. Não temos exploração de bares, não servimos cafés nem bebidas e o nosso tipo de cinema assenta em critérios de qualidade e diversidade cultural e artística".

Quanto à receptividade da sugestão apresentada, o representante da Medeia Filmes evitou entrar em detalhes "Pretendemos pagar a dívida e assumir as nossas responsabilidades. Não queremos ter lucros com a exploração dos cinemas, mas também não podemos continuar a acumular prejuízos", disse.

Como as rendas estão "desajustadas face ao mercado", António Costa considera, no entanto, "fundamental" manter abertos os cinemas projectados pelo arquitecto Manuel Graça Dias e argumenta com o facto de exibirem filmes de grande qualidade e de cinematografias desconhecidas, bem como a promoção de cineastas independentes. "Somos o único cinema e exibir o grande cinema europeu".

Por parte da entidade gestora do Shopping Cidade do Porto, a porta-voz, contactada pelo JN, confirmou o "clima de diálogo" existente entre as partes, mas recusou apontar uma data para o fecho das negociações "Os nossos advogados estão a trabalhar no assunto e queremos resolver rapidamente o dossiê".

Para a próxima semana, a Medeia Filmes programou para exibir, entre outros, "O sonho de Cassandra", de Woody Allen, e "Cristóvão Colombo - o enigma", de Manoel de Oliveira. O suspense continua."

in Jornal de Notícias

6.1.08

Cinema a Norte - Janeiro

.
Cineclube Guimarães
Dia 06 - GRINDHOUSE: PLANET TERROR
, de Robert Rodriguez

Dia 13 - ALPHA DOG
,de Nick Cassavetes

Dia 15 - OS 400 GOLPES
, de François Truffaut

Dia 20 - FADOS
, de Carlos Saura
Dia 24 - O SABOR DA MELÃNCIA
, de Tsai Ming-Liang
Dia 27 - ESPÍRITO INDOMÁVEL
, de Werner Herzog

Dia 29 - OS INÚTEIS
, de Federico Fellini

Dia 31 - DUPLO NO AMOR
, de Francis Veber



Cineclube Ao Norte
Sessões Cineclubistas
Dia 02 - AS CANÇÕES DE AMOR, de Christophe Honoré
Dia 09 - MYSTERIOUS SKIN, de Gregg Araki
Dia 16 - CONTROL, de Anton Corbijn
Dia 23 - LUZES NO CREPÚSCULO, de Aki Kaurismäki
Dia 30 - PARANOID PARK,de Gus van Sant

Sessões Especiais
Dia 04 - STROMBOLI, de Roberto Rossellini
Dia 09 - UM DIA NO CIRCO, de Edward Buzzell
Dia 11 - VIAGEM A ITÁLIA
, de Roberto Rossellini
Dia 25 - O MEDO, de Roberto Rossellini


Cineclube de Joane
Dia 03 - MALA NOCHE, de Gus Van Sant
Dia 09 - O SILÊNCIO, de Ingmar Bergman
Dia 10 - CINANIMA
,Extensão da 31.ª edição
Dia 17 - AS CANÇÕES DE AMOR, de Christophe Honoré
Dia 24 - PARANOID PARK, de Gus Van Sant
Dia 31 -
O ODOR DO SANGUE, de Mário Martone
.

Apresentação: U.Frame - Festival de Vídeo Universitário


1 - 5 de Outubro 2008

"O U.Frame é o primeiro Festival Internacional de Vídeo organizado pela Universidade do Porto, em parceria com a UDC (Universidade da Coruña). Mais do que uma plataforma de competição, será um espaço de promoção da criatividade e novos formatos Para tal inauguram-se duas áreas especiais de competição: Media Light (filmes feitos com telemóvel) e Second Life (filmes produzidos em ambiente virtual). Queremos promover encontros entre os estudantes da área audiovisual de todo o mundo e premiar a criatividade.


O U.Frame tem como objectivos principais os seguintes:
  1. Visibilidade: tornar visível e público as melhores produções realizadas no âmbito académico e de formação audiovisual (e multimédia);
  2. Criatividade: estimular o sentido criativo e a originalidade na produção de primeiras obras;
  3. Premiação: premiar os melhores trabalhos;
  4. Partilha: trocar experiências entre instituições e alunos do ensino superior, estimulando a criação de redes sociais;
  5. Experimentação: estimular novas formas narrativas, linguagens e novos suportes de criação de conteúdos audiovisuais: media light e second life;
  6. Formação: promover a realização de workshops, acções de demonstração e master classes, fomentando o contacto e aproximação entre os participantes e profissionais do meio, estimulando a troca de ideias, experiências e formas de trabalho;
  7. Socialização: fomentar o contacto com eventos culturais e musicais através do Nigth frame.

INSCREVE-TE JÁ!

A Pré-inscrição - preenchimento da ficha disponibilizada online, até 01 de Abril de 2008.

A Inscrição só será validada após recepção da obra, até ao dia 15 de Abril de 2008 (data do carimbo dos correios).


U.Frame decorrerá nas instalações do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação e na Biblioteca Almeida Garrett, Porto"

in UFrame.org