18.1.08

Estreias 17 Jan

"4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile"
"4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias"

de Cristian Mungiu
com Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov
IMDb, TRAILER

Palma d'Ouro no Festival de Cannes
Prémio de Melhor Filme e Realizador nos Prémios de Cinema Europeu

"1987, Roménia, alguns anos antes da queda do Comunismo. Ottila e Gabita, colegas de universidade, partilham um quarto num dormitório de estudantes. Gabita está grávida e o aborto é um crime. As duas raparigas pedem então ajuda a um tal de Senhor Batonementtebé para resolverem o problema. Mas não estão preparadas para o que acontecerá a seguir. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" é mais uma prova da vitalidade do cinema contemporâneo romeno que nos últimos anos tem arrecadado as principais distinções nos festivais internacionais de cinema. É o primeiro de um projecto de vários filmes que visam traçar uma história subjectiva do Comunismo, não falando directamente do período, mas deixando antevê-lo a partir de histórias e opções pessoais que as personagens experenciam."

VER SESSÕES


"Atonement"
"Expiação"

de Joe Wright
com Keira Knightley, James Mcavoy, Vanessa Redgrave
IMDb, TRAILER

Globo de Ouro para Melhor Filme - Drama e Melhor Banda Sonora

"Verão de 1935. É o dia mais quente do ano mas, apesar da canícula, a família Tallis vive tranquilamente na sua mansão vitoriana. A pequena Briony já descobriu a sua vocação, quer ser romancista. Mas quando do alto dos seus 13 anos surpreende a irmã, Cecília (Keira Knightley), a despir as suas roupas e a mergulhar na fonte do jardim junto do filho do caseiro, Robbie (James McAvoy), a sua reacção ingénua face aos desejos dos adultos vai provocar uma tragédia..." ver mais

17.1.08

Terças às Escuras - Filmes de Culto no Contagiarte

22 JAN . 19 FEV . 18 MAR
Terças 23h00 - Estúdio 2
Stephen King e Frank Darabont no encerramento do Fantasporto 2008

"O final de festa da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto espera-se de arromba. (...) O filme de encerramento do 28º Fantasporto é trazido por uma dupla de reconhecido sucesso – Frank Darabont e Stephen King.

Depois de “The Shawshank Redemption” (Os Condenados de Shawshank) em 1994 e “The Green Mile” (À Espera de um Milagre) em 1999, Darabont e King regressam com “The Mist”. Nos principais papeis estão Thomas Jane (o protagonista de “The Punisher”) e Marcia Gay Harden (que ganhou um Oscar de Melhor Actriz Secundária por “Pollock”).

A cidade de Maine, nos Estados Unidos da América é assolada por uma violenta tempestade. Na manhã seguinte instala-se um nevoeiro cerrado. Mas aquele não é um nevoeiro qualquer! À medida que o nevoeiro envolve a cidade, um grupo de pessoas fica preso numa mercearia local. Entre eles, está David Drayton e o seu filho de 5 anos. Em breve as pessoas apercebem-se que dentro do nevoeiro residem numerosas espécies horrendas, criaturas que entraram através de um canal inter-dimensional criado por uma base militar. O mundo à volta destas pessoas rapidamente se torna num autêntico inferno, enquanto tentam desesperadamente sobreviver a esta catástrofe apocalíptica."

in Fantasporto

16.1.08

'Sombras - Um filme sonâmbulo' - 20 Jan em Serralves

Longa-metragem de João Trabulo sobre os universos multifacetados do poeta Teixeira de Pascoaes

20 Jan 2008 - das 19:00 às 21:00 - AUDITÓRIO

"Um homem silencioso, de instinto vulcânico e visionário, habita num velho casarão com a sua empregada e o seu motorista.
Acordado de um longo sono, sai de casa certa manhã e percorre num automóvel estradas e caminhos.
O espírito desse homem, acossado por vultos e fantasmas, vagueia sonâmbulo e disperso por entre a densa bruma de uma floresta. Projectada na paisagem magnética e fluída, a sua sombra vai imaginando personagens, espectros desgrenhados que passam fantasmagoricamente pelo mundo, e vivem, para sempre, nos seus actos e palavras."

Ficção, 2007, 35mm, 85’, P&B

Com: Guilherme Pinto, João Grosso, Mónica Calle, Luís Castro, Nuno Vassouras, André Gil Mata.
Exibições:
Competição Oficial no Indie Lisboa 2007

Uma produção Periferia Filmes, com o apoio do Ministério da Cultura, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, BPI, Câmara Municipal de Amarante, Assírio & Alvim, Centro de Artes Visuais."

in Serralves

14.1.08

Agenda Cultural de Gaia - 16 a 30 Jan


16 Jan - "Mandela: Meu Prisioneiro, Meu Amigo" de Bille August (aqui)
23 Jan - "Julgamento" de Leonel Vieira (aqui)
26/27 Jan - "Ultimato" de Paul Greengrass (aqui)
30 Jan - "Os Fantasmas de Goya" de Milos Forman (aqui)

in C.M. Gaia - Agenda Cultural

13.1.08

'Nanook of the North' - 16 Jan na FBAUP

"Nanook of the North is a documentary milestone because it reveals the filmmaker as much as it does his subjects. Flaherty captured aesthetically what he felt was the essence of Eskimo life --the unrelenting struggle to secure food and shelter. The elemental nature of this struggle was enobling and gave their lives a purity and transcendance. We see this through the prism of Flaherty's romantic sensibility that finds the same timeless beauty in the desolate, unforgiving landscape and in the worn, happy face of Nanook." SFS


2ª Sessão Ciclo Cinema Documental

"Nanook of the North"
"Nanook, o Esquimó"

de Robert J. Flaherty
com Allakariallak (Nanook)
IMDb, YouTube

Quarta às 18h na Aula Magna da FBAUP




Filme dos irmãos Coen na abertura do Fantasporto

"O filme «No Country for Old Men», dos irmãos Joel e Ethan Coen, vai abrir o XXVIII Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, a 25 de Fevereiro, no Teatro Rivoli, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

Os realizadores de «Sangue por Sangue» (1986) e «Fargo» (1996) apresentam «um thriller cheio de ironia», baseado num romance de Cormac McCarthy, vencedor de um prémio Pulitzer. O elenco inclui Tommy Lee Jones («O Fugitivo» e «Homens de Negro»), Josh Brolin («Planeta Terror»), Javier Bardem («Saltos Altos» e «Mar Adentro») e Woody Harrelson («Assassinos Natos»), entre outros. «No Country for Old Men», que tem o título português «Este país não é para Velhos» já ganhou mais de três dezenas de prémios em festivais internacionais de cinema.

O filme passa-se nos Estados Unidos do início dos anos 80, quando um caçador não muito esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), encontra no deserto do Texas uma carrinha cheia de droga e rodeada por cadáveres. Além da heroína, Moss encontra, também, dois milhões de dólares no banco de trás da pick-up, de que decide apoderar-se. Este acto desencadeia uma catastrófica rede de violência que nem o xerife Bell, um velho e desiludido homem (Tommy Lee Jones), consegue conter. Moss vai ter de fugir dos traficantes de droga que querem o dinheiro de volta mas, sobretudo, de um misterioso e inteligente assassino Anton Chigurh (Javier Bardem), um homem sem sentido de humor nem piedade.

A sessão de abertura do Fantasporto 2008 é antecedida por vários eventos, nomeadamente a inauguração do Espaço Cidade do Cinema na Praça D. João I, fronteira ao Rivoli, seguida de abertura de uma exposição de pintura de Agostinho Santos, no Piso 0 (zero) do Rivoli. O programa do dia de abertura do Festival inclui ainda um espectáculo multimédia e animação diversa na entrada do Teatro Rivoli.

O programa até agora anunciado do Festival prevê a exibição de 357 filmes em 527 sessões de cinema em oito cidades do País."

ver notícia