13.1.08

Filme dos irmãos Coen na abertura do Fantasporto

"O filme «No Country for Old Men», dos irmãos Joel e Ethan Coen, vai abrir o XXVIII Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, a 25 de Fevereiro, no Teatro Rivoli, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

Os realizadores de «Sangue por Sangue» (1986) e «Fargo» (1996) apresentam «um thriller cheio de ironia», baseado num romance de Cormac McCarthy, vencedor de um prémio Pulitzer. O elenco inclui Tommy Lee Jones («O Fugitivo» e «Homens de Negro»), Josh Brolin («Planeta Terror»), Javier Bardem («Saltos Altos» e «Mar Adentro») e Woody Harrelson («Assassinos Natos»), entre outros. «No Country for Old Men», que tem o título português «Este país não é para Velhos» já ganhou mais de três dezenas de prémios em festivais internacionais de cinema.

O filme passa-se nos Estados Unidos do início dos anos 80, quando um caçador não muito esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), encontra no deserto do Texas uma carrinha cheia de droga e rodeada por cadáveres. Além da heroína, Moss encontra, também, dois milhões de dólares no banco de trás da pick-up, de que decide apoderar-se. Este acto desencadeia uma catastrófica rede de violência que nem o xerife Bell, um velho e desiludido homem (Tommy Lee Jones), consegue conter. Moss vai ter de fugir dos traficantes de droga que querem o dinheiro de volta mas, sobretudo, de um misterioso e inteligente assassino Anton Chigurh (Javier Bardem), um homem sem sentido de humor nem piedade.

A sessão de abertura do Fantasporto 2008 é antecedida por vários eventos, nomeadamente a inauguração do Espaço Cidade do Cinema na Praça D. João I, fronteira ao Rivoli, seguida de abertura de uma exposição de pintura de Agostinho Santos, no Piso 0 (zero) do Rivoli. O programa do dia de abertura do Festival inclui ainda um espectáculo multimédia e animação diversa na entrada do Teatro Rivoli.

O programa até agora anunciado do Festival prevê a exibição de 357 filmes em 527 sessões de cinema em oito cidades do País."

ver notícia

Sem comentários: