6.2.10

Masterclass de Efeitos Especiais | Fantasporto 2010 - 24 e 25 Fev

.
SFX MASTERCLASS | 30° FANTASPORTO

«A London Sessions Productions em colaboração com o Fantasporto, HB Quimica e Escola das Artes da UCP, têm o prazer de apresentar SFX MASTERCLASS / FANTASPORTO 2010, uma Masterclass de Efeitos Especiais com a presença de David Marti e Colin Arthur. Estes dois grandes artistas estarão presentes no 30° Fantasporto no dia 24 e 25 de Fevereiro onde irão proporcionar a profissionais, estudantes e fãs do género dois dias de efeitos especiais. Nestes dois dias os nossos convidados irão cobrir Horror & Action FX, Animatrónica, Adereços e Caracterização usada para criar efeitos usados em Cinema, Teatro e TV.

David Marti criou a DDT Efectos Especiales em Barcelona em 1991. Até agora a DDT assinou vários projectos entre os quais destacamos Fausto 5.0 (Ortiz), Fala com Ela e Má Educação (Almodóvar), The Devil’s Backbone, Hellboy e Labirinto de Fauno (Guillermo del Toro) este último pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Maquilhagem em 2007. Montse Ribé também participará neste evento.

Colin Arthur têm uma longa carreira como artista de Efeitos Especiais. Colin já venceu o Prémio Goya, foi nomeado para um Óscar e foi galardoado nos festivais de Cannes e Berlim. Colin começou a colaborar com Ray Harryhause nos famosos filmes de Sinbad e Clash of the Titans. Destacamos aqui alguns dos seus trabalhos: História Interminável (Petersen); 2001 Uma Odisseia no Espaço (Kubrick) ; Conan, O Bárbaro (Millius); Sexy Beast (Glazer); De Olhos Abertos (Amenábar).

Este evento conta com o apoio e presença da HB Quimíca, representante da Smooth-On em Portugal. Dois convidados da Smooth-On Holanda abrirão o evento com uma apresentação de materiais usados em várias produções e que fazem da Smooth-On lider de mercado nesta área.

Júlio Alves colaborador da London Sessions e organizador deste evento prestará assistência a David e Colin durante as sessões. Júlio desenvolve há vários anos trabalhos de efeitos especiais nas áreas de Cinema e Teatro.

SFX MASTERCLASS / FANTASPORTO 2010 fechará com uma conversa aberta entre David Marti, Colin Arthur e Filipe Melo (guionista e produtor de I’ll See You In My Dreams).

NOTA: Cada bilhete dá acesso aos dois dias. Bilhetes à venda na FNAC por €35. O portador de bilhete deverá dirigir-se, no dia do evento, à bilheteira do Rivoli para levantar um passe-entrada.»

Para mais detalhes consulte www.londonsessions.co.uk

PÚBLICO: Do cinema à Escola do Porto

Amílcar Correia [opinião 06.02.10]

«Numa cidade onde o cinema se entrincheirou em meia dúzia de salas, a vantagem para o Porto da criação de um pólo da Cinemateca Portuguesa, ou seja lá o que lhe queiram chamar, não se esgota na evidente riqueza da sua oferta cinematográfica. O modelo de um pólo da Cinemateca dividida por três outros pólos, independentemente do que se possa dizer sobre a opção, tem, pelo menos, a virtude de definir uma finalidade para edifícios que mereciam ser tratados de outro modo e aos quais deveria ser atribuída uma utilidade pública, pois foi para isso que foram concebidos.

A premiada Casa das Artes e a Casa do Cinema Manuel de Oliveira são dois dos edifícios da cidade que melhor representam o que se convencionou chamar de Escola do Porto. As duas obras da autoria de Eduardo Souto Moura, ainda que por razões diferentes, permanecem de portas fechadas. A Casa das Artes continua estupidamente inactiva e a Casa do Cinema, por razões que nunca foram suficientemente esclarecidas, nunca chegou sequer a ter qualquer actividade regular. Acresce que ambas precisam de obras e que a segunda ostenta já alguns sinais de degradação.

Nenhuma cidade decente pode pactuar com o esvaziamento a que têm sido condenadas nos últimos anos. E se tivermos em conta que o terceiro vértice deste pólo da Cinemateca é o Museu de Serralves, de Siza Vieira, não é difícil imaginar todas as potenciais relações que podem ser exploradas entre o cinema e a arquitectura do Porto.

Em qualquer cidade que se preze, estas três obras fariam parte de um roteiro de arquitectura moderna. Mesmo que o Porto não seja Chicago, que teve a sua escola antes de todas as outras, a abertura ou reabertura daquelas duas obras é um bom álibi para que a cidade repare no que tem de melhor e deixe, por um momento, os lugares-comuns de sempre.»

in Público


5.2.10

Serralves: 'O Anjo Exterminador' | domingo 7 às 16h

.
SESSÃO DE CINEMA - 7 FEVEREIRO, 16H00


L'APPARTEMENT DE LA RUE DE VAUGIRARD, Christian Boltanski
O ANJO EXTERMINADOR, Luis Buñuel, 1962, México, 95'

«Casas são cárceres. São cativeiros de memória. São espaços guardiães de segredos sempre banais e incómodos, de desejos desenquadrados que apenas se expressam na dispersão ou na ausência do seu objecto. As paredes filmadas por Boltanski tornam-se falantes, ilustrando a velha e comum convicção de que têm ouvidos. A fortaleza inexpugnável de uma mansão burguesa torna-se capaz de fazer prisioneiros os seus ocupantes. Bizarro efeito de simetria. Entre O APARTAMENTO DA RUA DE VAUGIRARD e O ANJO EXTERMINADOR, para além de uma referência, central e óbvia, ao fim do/de um mundo que já aconteceu, não traçamos continuidade, mas sim diferenças. Sussurradamente gritantes.»

in Fundação de Serralves

4.2.10

Em exibição



TUDO PODE DAR CERTO de Woody Allen

«Boris Yelnikoff (Larry David) é um génio da física que sofre de insatisfação crónica e desprezo pelo género humano. Depois de perder a mulher num divórcio, um prémio Nobel e de quase ter perdido a sua própria vida numa tentativa de suicídio mal sucedida, resolve dar largas à sua misantropia e isolar-se numa pequena casa na cidade de Nova Iorque. Um dia encontra à sua porta Melody (Evan Rachel Wood), uma jovem fugitiva do Mississípi, cuja inocência e alegria de viver contagiante contrastam com o cinismo do cientista. Com o passar do tempo a doce rapariga instala-se em sua casa e invade a sua vida, preenchendo todas as lacunas do insatisfeito Boris. As suas vidas parecem perfeitas até ao dia em que os pais dela resolvem aparecer e revolucionar tudo à sua volta...
Uma comédia romântica sobre os encontros e os desencontros amorosos, que marca mais um regresso de Woddy Allen.» in CCPúblico

HOMENS QUE MATAM CABRAS SÓ COM O OLHAR de Grant Heslov

«O repórter Bob Wilton (Ewan McGregor) julgava ter tudo o que um homem podia desejar até perceber que, afinal, a mulher, com quem pensava estar bem casado, o trocou pelo editor do jornal onde ambos trabalhavam.
Para provar que consegue ultrapassar a traição, deixa tudo e vai para o cenário de guerra do Iraque, procurar um furo que o torne célebre. E é na fronteira com o Kuwait que conhece Lyn Cassady (George Clooney), um agente de forças especiais New Age que revela estar numa missão secreta em nome da sua Unidade de Super Soldados Jedis liderada por Bill Django (Jeff Bridges).
Inseridos num programa secreto do Governo dos EUA, esses guerreiros pacifistas possuem poderes paranormais que lhes permitem atravessar paredes, encontrar pessoas desaparecidas ou vencer o inimigo através da mente, sem necessidade de sangue ou violência gratuita. Decidido a atravessar a fronteira com Lyn e encontrar a história que vai mudar a sua vida, Bob vê-se envolvido numa guerra entre os super soldados e Larry Hooper (Kevin Spacey), um antigo discípulo de Bill com contas para ajustar.» in CCPúblico

A PRINCESA E O SAPO
de John Musker e Ron Clements

«De Nova Orleães, cidade berço do jazz, chega-nos uma versão actualizada da conhecida história d'' "A Princesa e o Sapo". Desta vez as coisas acontecem um pouco ao contrário e, após o beijo fatal, é a bela rapariga que se transforma num anfíbio verde e viscoso. A partir daí, numa grande aventura cheia de magia e belas canções, as duas pequenas criaturas vão ter de descobrir a forma de acabar com a maldição e, já agora, viverem felizes para sempre...
Com as vozes de John Goodman, Anika Noni Rose, Oprah Winfrey, David Keith, etc., é o regresso dos estúdios da Walt Disney à fórmula tradicional de animação através do desenho manual. [3 Nomeações Óscares]» in CCPúblico

ESTADO DE GUERRA de Kathryn Bigelow (reposição)

«Uma invulgar abordagem cinematográfica da guerra, com o conflito no Iraque como pano de fundo, em que se questiona o lado vicioso da batalha. Kathryn Bigelow filma o dia-a-dia de uma unidade de elite do Exército que desmantela bombas em Bagdad, penetrando na intimidade e na mente de homens que foram para a guerra como voluntários e para quem o campo de batalha tanto significa adrenalina, como atracção e vício. Um pelotão numa cidade de potenciais inimigos em que qualquer objecto pode ser uma bomba. E o perigo não está exclusivamente no campo de batalha nem o inimigo apenas do outro lado da barricada...
Mark Boal, jornalista e argumentista, utiliza as suas próprias experiências ao lado de soldados americanos no Iraque para construir este argumento (como já tinha feito em "No Vale de Elah", de Paul Haggis). [9 Nomeações Óscares]» in CCPúblico

3.2.10

PÚBLICO: Ainda não há obras na Casa das Artes nem data para o pólo da Cinemateca no Porto

Nova directora da Cinemateca Portuguesa vai visitar o edifício para avaliar as condições existentes e dar início ao processo burocrático para concretizar o projecto (03.02.10)

«A recém-empossada directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, deverá deslocar-se ao Porto nos próximos dias para visitar a Casa das Artes e avaliar as condições do edifício desenhado por Eduardo Souto Moura para acolher o pólo portuense da instituição que dirige. Segundo fonte oficial do Ministério da Cultura, a visita deverá sinalizar o arranque do processo de concretização do projecto de instalação da Cinemateca no Porto, cuja abertura o anterior ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, chegou a anunciar ainda para o ano de 2009, e que a nova ministra, Gabriela Canavilhas, assumiu já como uma das prioridades do actual mandato.

As obras necessárias à instalação do pólo da Cinemateca no Porto, há muito anunciadas, ainda não arrancaram, afinal. Todavia, uma informação ontem enviada ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa do Ministério da Cultura reafirma que "existe, efectivamente, a intenção de efectuar obras na Casa das Artes que permitam conter a degradação daquelas instalações e reabilitar o espaço por forma a tão rapidamente quanto possível devolver a sua utilização à fruição cultural". O edifício da Rua de Ruben A está encerrado há vários anos e chegou a sofrer, em tempos, um desabamento parcial do tecto, apesar de continuar a ser demandado por turistas estrangeiros que, invariavelmente, batem com o nariz na porta.» (continua)

1.2.10

'Bolhão 2008' @ Passos Manuel

BOLHÃO 2008 de Tiago Afonso

ESTREIA 5ª Feira 4 de Fevereiro 2010 às 18h00 no Cinema Passos Manuel

«Projecção seguida de conversa/ entrada gratuita

BOLHÃO 2008
um filme de Tiago Afonso
produção Hélastre/ Bando à parte

Filmado ao longo do ano 2008,
acompanhando a tentativa de entrega do mercado à gestão privada e o debate público que suscitou, este filme procura dar voz àqueles que vivem e trabalham no Bolhão.»

in Passos Manuel