3.2.10

PÚBLICO: Ainda não há obras na Casa das Artes nem data para o pólo da Cinemateca no Porto

Nova directora da Cinemateca Portuguesa vai visitar o edifício para avaliar as condições existentes e dar início ao processo burocrático para concretizar o projecto (03.02.10)

«A recém-empossada directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, deverá deslocar-se ao Porto nos próximos dias para visitar a Casa das Artes e avaliar as condições do edifício desenhado por Eduardo Souto Moura para acolher o pólo portuense da instituição que dirige. Segundo fonte oficial do Ministério da Cultura, a visita deverá sinalizar o arranque do processo de concretização do projecto de instalação da Cinemateca no Porto, cuja abertura o anterior ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, chegou a anunciar ainda para o ano de 2009, e que a nova ministra, Gabriela Canavilhas, assumiu já como uma das prioridades do actual mandato.

As obras necessárias à instalação do pólo da Cinemateca no Porto, há muito anunciadas, ainda não arrancaram, afinal. Todavia, uma informação ontem enviada ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa do Ministério da Cultura reafirma que "existe, efectivamente, a intenção de efectuar obras na Casa das Artes que permitam conter a degradação daquelas instalações e reabilitar o espaço por forma a tão rapidamente quanto possível devolver a sua utilização à fruição cultural". O edifício da Rua de Ruben A está encerrado há vários anos e chegou a sofrer, em tempos, um desabamento parcial do tecto, apesar de continuar a ser demandado por turistas estrangeiros que, invariavelmente, batem com o nariz na porta.» (continua)

Sem comentários: