19.2.10

Serralves: Sessão Sabor do Cinema, este domingo 20

.
2
1 Fev 2010 às 16h - AUDITÓRIO

LES VAMPIRES, Louis Feuillade, 1915, França, 50’
MA'S SIN, Saguenail, 1996, Portugal, 75'

«OS VAMPIROS de Feuillade são uma peça fundadora do olhar de Saguenail. O contexto histórico e estético em que esse filme-génese do mito da vamp e de algumas outras ocorrências assombrou Saguenail a ponto de ele lhe ter dedicado um ambicioso projecto não-realizado de filme-ópera (no qual - embora isso seja apenas la petite histoire... - os bailarinos do Tanztheater de Wuppertal deviam desempenhar os papéis principais). MA'S SIN surge como um filme de luto relativamente a esse projecto, propondo-se percorrer, aos solavancos, uma história pessoal do cinema, sem nunca abandonar as quatro paredes de uma sala de projecção (em todos os sentidos da palavra). Filme-espelho que se oferece ao espectador como chave de uma porta que só pode abrir para o lado do impossível cinema, MA'S SIN repõe num prato da balança o legado do surrealismo no campo da teorização das imagens e no outro a escassez - le peu de réalité - de cinema que o surrealismo produziu.»

in Fundação de Serralves

18.2.10

Em exibição | 18 Fev a 24 Fev



UM HOMEM SINGULAR de Tom Ford
[Nomeação Óscar - Melhor Actor | Festival de Veneza - Prémio Melhor Actor (Colin Firth)]

«Los Angeles, 30 de Novembro de 1962. Depois da trágica morte de Jim (Matthew Goode), seu companheiro dos últimos 16 anos, nada parece fazer sentido para o professor George Falconer (Colin Firth). Tudo lhe relembra a felicidade perdida e nem a sua velha amiga Charley (Juliane Moore) o consegue tirar do torpor em que vive nos últimos meses. Mas um encontro com Kenny (Nicholas Hoult), um jovem aluno das suas aulas de inglês que parece seguir os seus passos durante todo um dia, vai dar a George uma nova perspectiva e fazer renascer a vontade de começar tudo de novo...
Baseado no livro "A Single Man" de Christopher Isherwood, marca a estreia na realização do estilista americano Tom Ford.
Foi o filme de encerramento do 66º Festival de Veneza, com Colin Firth a ganhar o prémio de melhor actor (está também nomeado para o Óscar de melhor actor).» in CCPúblico

BOBBY CASSIDY: COUNTERPUNCHER
de Bruno de Almeida

«Durante a sua longa carreira como pugilista, Bobby Cassidy participou em mais de 80 combates (palmarés: 60 vitórias, 16 derrotas, 3 empates, 1 indecisão e 27 KO's). O seu incrível ataque e fortíssimo gancho esquerdo tornaram-no famoso, tendo sido considerado, pela World Boxing Comission, em 1976, o nº 1 mundial na categoria de pesos-médios. Durante a década de 80, já reformado dos ringues, foi ainda o treinador de Donny Lalonde e Lonnie Bradley, ambos campeões do mundo.
Filmado em Nova Iorque, esta obra documental de Bruno de Almeida, realizador português sedeado nos EUA desde 1985 (que dirigiu a série da RTP A Arte de Amália ou as películas "Em Fuga", "The Lovebirds" ou "The Collection"), tem por base uma longa entrevista com Cassidy, integrando ainda imagens de arquivo de alguns combates filmados em Super-8 durante as décadas de 60 e 70.» in CCPúblico

UM HOMEM SÉRIO
de Ethan e Joel Coen [2 Nomeações Óscares]

«Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) tentou toda a sua vida ser um homem sério. Viveu sempre de acordo com a moral instituída, tendo uma vida medianamente feliz. Isto até ao dia em que a esposa o troca por outro homem e a sua credibilidade como professor de Física Aplicada é posta em causa. Subitamente, tudo à sua volta parece ruir e ninguém compreende a dimensão do seu desespero... Para onde quer que ele se vire, não parece haver salvação à vista nem ajuda prestes a chegar...
Uma comédia negra, escrita e realizada pelos irmãos Coen ("Destruir Depois de Ler", "Este País Não é Para Velhos", "Fargo", "O Grande Lebowski"), nomeada para dois Óscares: melhor filme e melhor argumento original.» in CCPúblico

UMA OUTRA EDUCAÇÃO de Lone Scherfig
[3 Nomeações Óscares]

«Inglaterra. Início da década de 60. Jenny (Carey Mulligan) é uma aluna brilhante, prestes a terminar o liceu, cuja grande ambição é entrar para a Universidade de Oxford. Um dia, conhece David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho, sedutor e carismático, que parece despertar nela uma nova paixão pela vida. Mas este homem não é exactamente quem aparenta ser. Irá Jenny descobrir a verdade antes que seja demasiado tarde?
Um filme sobre os momentos decisivos, em que um sim - ou um não - podem mudar o curso de uma vida inteira.
Realizado por Lone Scherfig ("Wilbur Quer Matar-se", "Italiano para Principiantes"), é baseado num ensaio autobiográfico da jornalista inglesa Lynn Barber.» in CCPúblico

JN: Fantasporto sem tenda na Praça D. João I

[18.02.10] Festival de cinema arranca no dia 22

Neste ano sem tenda montada na Praça D. João I, o Festival Internacional de Cinema do Porto vai fazer o teatro Rivoli rebentar pelas costuras.

A 30.ª edição do certame arranca no dia 22, com o pré-Fantas, e terá poucas estrelas entre os convidados. Abertura oficial a 26.

Michael J. Bassett e Samuel Hadida, respectivamente o realizador e o produtor de "Solomon Kane", filme a exibir na sessão de abertura oficial, foram as presenças confirmadas, ontem, em conferência de Imprensa, pela direcção do Fantasporto. O festival, que agora faz 30 anos, tem nesta edição uma diversidade de países nunca verificada na secção "Orient Express" e, em relação às últimas informações divulgadas, apresenta como novidade, entre outras, a inclusão do filme "The book of Eli", de Albert e Allen Hughes, com Denzel Washington e Gary Oldman. (continua)

PÚBLICO: Fantasporto 2010 abre no dia 26 com Salomon Kane

[18.02.10] O Fantasporto 2010 começa já no próximo dia 22, com sessões duplas em ambas as salas do Teatro Rivoli, mas a gala de abertura do festival está marcada para a noite de 26, com a exibição de Solomon Kane, de Michael J. Basset, em competição na secção de cinema fantástico.

Baseado na personagem criada, em 1928, pelo escritor de pulp fiction Robert E. Howard, o protagonista do filme, interpretado por James Purefoy, é um puritano inglês do século XVI, espécie de vingador solitário da época isabelina. Para o papel do pai de Salomon, Basset escolheu o veterano Max von Sydow.

Deliver Us From Evil, do dinamarquês Ole Bornedal, Heartless, do britânico Philip Ridley, Thisrt, do sul-coreano Park Chan-Wook, ou Embargo, do português António Ferreira, são outros filmes a concurso naquela que é a secção matricial do festival. (continua)

17.2.10

Cineclube de Vila do Conde


Sessões semanais todos os Domingos às 16h00 e 21h45 no
Teatro Municipal de Vila do Conde.

Sócios: 6€/mês (acesso livre a todas as sessões)
Não Sócios: 4,5€/sessão

email: cineviladoconde@gmail.com

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO

A Nova Vida do Senhor O'Horten // domingo 7
Ne Change Rien // domingo 14
New York, I Love You // domingo 21
Conto de Inverno // quarta-feira 24
Tetro // domingo 28

in Cineclube de Vila do Conde

15.2.10

PÚBLICO: Pólo da Cinemateca deverá vir a chamar-se Casa do Cinema do Porto, diz a directora

[15.02.10] Maria João Seixas diz que edifício da Casa das Artes está bastante degradado e necessita de uma intervenção séria. Mas, reconhece, vai ter de servir

«A recém-empossada directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, ainda não sabe quando poderá tomar forma o prometido pólo portuense da instituição que dirige, mas garante que o projecto é mesmo para avançar. "Faz parte da agenda diária de trabalho", disse ontem ao PÚBLICO, adiantando que o equipamento deverá vir a chamar-se Casa do Cinema do Porto. "Gosto desse nome", comentou.

Depois de, na semana passada, ter visitado o edifício da Casa das Artes, onde o pólo da Cinemateca deverá ficar instalado, Maria João Seixas voltou ontem ao Porto para apresentar, no Museu de Serralves, o filme Lissabon Wuppertal Lissabon, dedicado à coreógrafa Pina Bausch. Aí, questionada pelo PÚBLICO, a directora da Cinemateca declarou estar "bastante entusiasmada" com a extensão da instituição que dirige ao Porto, embora reconhecendo que o trabalho está ainda muito no início. "É preciso tempo. Quando abrir, tem de ser com solidez, para ter continuidade", disse.

Maria João Seixas afirmou ainda que a Casa das Artes, desenhada por Souto Moura na década de 1980, "está bastante degradada e com falhas bastante à vista". Por isso, acrescentou, o edifício necessitará de uma "intervenção séria" e terá de ser "adaptado a um uso muito específico". Questionada sobre se o edifício da Rua de Ruben A serve para a instalação da cinemateca, a directora foi peremptória: "Vai ter de se adequar."» (continua)

LUSA: Casa das Artes precisa de obras de adaptação, diz Maria João Seixas

[14.02.10] A directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, disse hoje à Lusa que a Casa das Artes precisa de «uma intervenção de adaptação ao uso como Casa do Cinema do Porto», adiantando que será um processo «lento»

««O edifício precisa de ter uma intervenção de adaptação ao uso como Casa de Cinema do Porto o que exige algum tempo, alguns passos que se têm que dar com solidez», afirmou Maria João Seixas, que esta semana visitou a Casa das Artes onde ficará o Pólo da Cinemateca no Porto.

Em declarações à Lusa, a directora da Cinemateca Portuguesa admitiu que ficou «triste» com o estado da Casa das Artes, reforçando que «independentemente da degradação, há que conformar à Casa de Cinema do Porto aquele belíssimo projecto».

Maria João Seixas adiantou que o próximo passo, antes de iniciar a intervenção no edifício desenhado por Eduardo Souto Moura, é «uma reunião com o arquitecto», que ainda não tem data marcada.

«É lento, não é de um dia para o outro. Não posso dizer se são seis meses, um ano ou um ano e meio», disse, quando questionada sobre os prazos para a concretização do projecto, realçando que «não é só a casa, há muita coisa que tem que ser feita para ser um sucesso».(continua)