15.2.10

PÚBLICO: Pólo da Cinemateca deverá vir a chamar-se Casa do Cinema do Porto, diz a directora

[15.02.10] Maria João Seixas diz que edifício da Casa das Artes está bastante degradado e necessita de uma intervenção séria. Mas, reconhece, vai ter de servir

«A recém-empossada directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, ainda não sabe quando poderá tomar forma o prometido pólo portuense da instituição que dirige, mas garante que o projecto é mesmo para avançar. "Faz parte da agenda diária de trabalho", disse ontem ao PÚBLICO, adiantando que o equipamento deverá vir a chamar-se Casa do Cinema do Porto. "Gosto desse nome", comentou.

Depois de, na semana passada, ter visitado o edifício da Casa das Artes, onde o pólo da Cinemateca deverá ficar instalado, Maria João Seixas voltou ontem ao Porto para apresentar, no Museu de Serralves, o filme Lissabon Wuppertal Lissabon, dedicado à coreógrafa Pina Bausch. Aí, questionada pelo PÚBLICO, a directora da Cinemateca declarou estar "bastante entusiasmada" com a extensão da instituição que dirige ao Porto, embora reconhecendo que o trabalho está ainda muito no início. "É preciso tempo. Quando abrir, tem de ser com solidez, para ter continuidade", disse.

Maria João Seixas afirmou ainda que a Casa das Artes, desenhada por Souto Moura na década de 1980, "está bastante degradada e com falhas bastante à vista". Por isso, acrescentou, o edifício necessitará de uma "intervenção séria" e terá de ser "adaptado a um uso muito específico". Questionada sobre se o edifício da Rua de Ruben A serve para a instalação da cinemateca, a directora foi peremptória: "Vai ter de se adequar."» (continua)

Sem comentários: