10.11.07

Neo-realismo Italiano na UP

“Não há mais actores, não há mais história, não há mais encenação, isto é, finalmente, na ilusão estética da realidade, não há mais cinema.” André Bazin



13 Nov na FLUP


"Ladri di biciclette"
"Ladrões de bicicletas" (1948)
de Vittorio De Sica
IMDb

Apresentação: Dr. Giuseppe Mea
Convidado: Joaquim Guilherme Blanc

3ª feira às 18:30




na Faculdade de Letras UP
Via Panorâmica
Anfiteatro Nobre



14 Nov no Cineclube FDUP


"Roma, città aperta"
"Roma, cidade aberta" (1945)
de Roberto Rossellini
Grande Prémio no Festival de Cannes
IMDb

4ª feira às 18:00


na Faculdade de Direito UP
Rua dos Bragas
Sala 101

in Cineclube FDUP

9.11.07

"A Viagem de Chihiro" - 11 Nov em Serralves

"Qualquer sonhador que se preze já se imaginou do outro lado do espelho, embora, tal como a heroína de Miyazaki, nem sempre esse devaneio inclua o dever de crescer para reaparecer e de resgatar pai e mãe para ser devolvido ao lado de cá..."




"Sen to Chihiro no kamikakushi"
"A Viagem de Chihiro" (2001)
de Hayao Miyazaki
Oscar de Melhor Filme de Animação
Urso d'Ouro no Festival de Berlim
Vencedor de 35 prémios internacionais
IMDb


Ciclo "O SABOR DO CINEMA - Momento XII"


11 Nov no Auditório de Serralves
às 16:00

Na mesma sessão, projecção de:
DUAS BAGATELAS, Norman McLaren, 2'22
OFICINA DE ANIMAÇÃO, Laboratório de animação da Casa da Animação/ Serralves em Festa 2007, 2'

Entrada livre

in Serralves

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 10 Nov


Último dia do ciclo

Passos Manuel - 22:00
Filme Concerto
"Lisboa, Crónica Anedótica" (1930)
de Leitão de Barros
IMDb

com a actuação de Flak Ensemble
Flak (Programações e teclados), Filipe Valentim (Piano), Viviena Tupikova (Violino), Abel Gomes (violoncelo), e Diogo Faro (Clarinete)

"Lisboa, Crónica Anedótica (1930, 85’, 35 mm) de Leitão de Barros
Este filme concerto foi comissionado pelo Lisbon Village Festival, tendo tido a sua estreia no Forum Lisboa dia 22 de junho de 2007. A obra teve a sua estreia oficial em 1930 e oferece ao público uma visão da cidade que se respirava na altura. Apesar de este ser o mais autêntico documentário feito até hoje sobre a Capital é também uma fita onde aparecem os maiores actores da época do Teatro e do Cinema de Portugal (Nascimento Fernandes, Beatriz Costa, Vasco Santana, Eurico Braga, Chaby Pinheiro, Estevão Amarante, Josefina Silva, Eugénio Salvador, Adelina Abranches, Costinha, Alves da Cunha…). Todos eles interpretam personagens típicas de Lisboa, misturadas com as figurais reais do quotidiano da cidade. Esta convincente articulação de realidade e ficção, de linguagem documental e fantasia, fazem desta obra um caso sério de inovação. Lisboa, Crónica Anedótica faz-nos respirar e sentir o pulsar de capital portuguesa no final dos anos 20."




Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)


Projecção de 3 filmes - 10 Nov na Maria

"regina guimarães, tiago afonso, a hélastre e maria vai com as outras gostariam de contar
contigo, consigo, convosco, no dia 10 de novembro, sábado, pelas 22 horas, rua do almada nº443, onde serão projectados os filmes:

MÚSICA DE CÂMARA
OLHO DA RUA
MEU DEUS

entrada livre"

in maria vai com as outras

8.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 9 Nov


BM Alemida Garrett - 17:30

"História Trágica com Final Feliz" (2006)
de Regina Pessoa
Vencedor do Grande Prémio do Festival de Annecy
IMDb

Cinefotografia do Porto: olhares cruzados
Participantes: Sérgio C. Andrade, Abi Feijó, Virgílio Ferreira, Maria do Carmo Serén
Conversador: Miguel von Hafe Pérez

"História Trágica com Final Feliz (2006) de Regina Pessoa
Este é o filme português mais premiado de todos os tempos. Já leva mais de 50 prémios muitos dos quais obtidos nos melhores festivais do mundo. Sobre História Trágica com Final Feliz diz Regina Pessoa: “Seguimos uma menina e descobrimos que ela não é igual às outras pessoas, é “diferente”. O traço que a faz diferir não só incomoda a comunidade a que pertence, como se traduz por um profundo sofrimento individual. A comunidade e a menina reagem à diferença, a primeira manifestando a sua intolerância, a segunda isolando-se. Com o tempo, a comunidade acaba por habituar-se insensivelmente à presença da diferença, distanciando-a, mas ao mesmo tempo integrando-a na voragem do seu quotidiano. Porém as diferenças existem, persistem e são irredutíveis. Certas vezes possuem razão de ser e correspondem a estados temporários de trânsito para outros estados de existência, certas vezes são fatais... Seja como for, devem ser assumidas por quem as vive para a levarem a um melhor conhecimento de si própria e a uma mais intensa consciência do mundo. Um dia partirá e deixará a comunidade, que compreenderá, demasiado tarde, que o tal ser estranho que sempre mantivera à distância, tinha acabado por fazer misteriosamente parte da sua vida...”."


Passos Manuel - 21:30
"Douro, Faina Fluvial" (1931)
de Manoel de Oliveira
IMDb

Apresentação de Manoel de Oliveira

"Douro, Faina Fluvial (1931, 18’, 35 mm)
Douro, Faina Fluvial de Manoel de Oliveira opera a metamorfose do material pró-fílmico do quotidiano da zona ribeirinha do Porto numa obra de vanguarda sem equivalente no cinema português. O filme inscreve-se na tradição das sinfonias das cidades de que Rien que les Heures de Cavalcanti, Berlim de Ruttman e O Homem da Câmara de Filmar de Vertov são paradigmáticos, e reverte numa reflexão sobre o próprio cinema. O filme começa e acaba, aliás, com a luz de um projector, que se verifica depois ser um farol à entrada do rio, o qual evoca metaforicamente os mecanismos cinematográficos. Esse artifício seria retomado 70 anos mais tarde em O Porto da Minha Infância (2001). Oliveira, então com 23 anos, viu o seu filme ser elogiado por Lopes Ribeiro, pateado pelo público, demolido por parte da crítica e proclamado obra-prima por alguns críticos estrangeiros. Hoje, Douro, Faina Fluvial é um filme de carácter monumental, indissociável da memória da cidade do Porto."



seguido de

"Porto da Minha Infância" (2001)
de Manoel de Oliveira
IMDb

Apresentação de Manoel de Oliveira

"Porto da Minha Infância (2001, 62’, 35 mm) de Manoel de Oliveira
Este filme resultou de uma encomenda a Manoel de Oliveira por parte da Odisseia nas Imagens do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura. Ao nome de Manoel de Oliveira está associada toda a história do cinema português e, em particular, a história do cinema feito no Porto, cuja memória a Odisseia das Imagens pretendeu recuperar, conferindo-lhe um sentido prospectivo. A encomenda, para além da homenagem ao cineasta, tinha o papel simbólico de representar o renascimento da produção do filme documentário feito a partir da cidade. O Porto da Minha Infância foi a obra de maior relevância produzida no âmbito da Programação de Cinema da Capital Europeia da Cultura. No filme, Oliveira regressa à sua cidade natal 70 anos depois de Douro, Faina Fluvial. Mas, desta vez, filma uma cidade que apenas existe na sua memória. O assombroso plano inicial de um maestro de costas para o público dirigindo uma orquestra invisível anuncia isso mesmo. Depois é um mergulho na memória e a descoberta de uma cidade mágica, porque é a cidade revelada da infância e juventude de Oliveira, como ele e viveu e como ele a viu."


Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

Em Cartaz - 8 a 14 Nov


"Elizabeth - A Idade do Ouro"
de Shekhar Kapur

com Cate Blanchett, Clive Owen e Geoffrey Rush
IMDb, YouTube

Sessões: 14h30, 17h00, 19h30, 22h00


"A Outra Margem"
de
Luis Filipe Rocha
com Filipe Duarte e Tomás de Almeida
IMDb, YouTube

Sessões: 14h20, 16h50, 19h20, 21h50


"O Sabor da Melancia"
de
Tsai Ming-Liang
com Lee Kang-Sheng e Chen Shiang-Chyi
IMDb, YouTube

antecedido por

"China China"

de J
oão Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
IMDb, YouTube

Sessões:
13h55, 16h30, 19h05, 21h40

"As Canções de Amor"
de Christophe Honoré

com Louis Garrel e Chiara Mastroianni
IMDb, YouTube

Sessões:
14h05, 16h40, 19h10, 21h30


DOLCE VITA PORTO


"Sicko"
de Michael Moore

IMDb, YouTube

Sessões: 13h40, 17h, 21h, 23h50

(Chegou, mas com uma semana de atraso perfeitamente evitável. Pena que as distribuidoras conheçam tão mal o público que servem)

7.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 8 Nov


BM Almeida Garrett - 17:30

"Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten"
"A Notebook on Clothes and Cities" (1989)
de Wim Wenders
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten – Notebook on Cities & Clothes (1989, 79’, 16 mm) de Wim Wenders
Yohji Yamamoto é um dos mais célebres designers de moda japoneses, cujo génio criativo se exerce no intercâmbio entre duas metrópoles: Paris e Tóquio. A câmara de filmar de Wim Wenders acompanha Yamamoto agindo como criador, trabalhando com modelos, estúdios e passarelles. Mas mostra igualmente a relação que se estabelece entre os dois homens em momentos de convívio e descontracção. Daí que neste documentário, a arte de vestir reverta, de certo modo, num retrato das cidades e suscite uma reflexão sobre o que possa haver em comum entre a arquitectura, a moda e o cinema."






Passos Manuel - 21:45

"La Seine à rencontré Paris" (1957)
de Joris Ivens
IMDb

Apresentação de Gerard Collas

"La Seine à rencontré Paris de Joris Ivens (1958, 31’, 35 mm)
Palma de Ouro do Documentário no Festival de Cannes de 1958 La Seine a rencontré Paris tem argumento de Jacques Prévert, narração de Serge Reggiani e realização de Joris Ivens. Este elenco, só por si, dispensaria qualquer outro comentário. Seja como for: há um barco que percorre os cais do Sena, artistas que pintam, freiras que se abraçam, amantes que se beijam, um mergulhador que recupera ao rio a bicicleta de um rapazinho, gente que pesca, música de acordeão, enfim, é Paris, c’est la vie."



seguido de

"Belarmino" (1964)
de Fernando Lopes
IMDb

Apresentação de Fernando Lopes

"Belarmino (1964, 72’, 35 mm) de Fernando Lopes
Com Belarmino Fernando Lopes terá sido o único cineasta português dos anos 60 a aventurar-se por caminhos próximos do cinema directo. O filme não é, com efeito, cinema directo, mas adopta alguns dos seus procedimentos, o que lhe confere uma singularidade sem paralelo no panorama do Novo Cinema Português. É um corpo a corpo com o antigo boxeur Belarmino Fragoso, homem humilde encadeado pelo sucesso, até resvalar para a marginalidade da cidade em que sempre viveu, Lisboa. No seu rosto marcado pelo estigma da pobreza e pelas luvas dos adversários, ele que, noutro país, até poderia ter sido um grande campeão, acaba em saco de pancada, figura de tragédia, a ter de viver dos biscates da Lisboa vadia dos anos 60. Belarmino , como diz Bénard da Costa “é um filme construído sobre o combate de um personagem com um décor, essa portentosa Lisboa do filme que só pode levá-lo ao K.O. em qualquer round”."


Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

6.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 7 Nov


BM Almeida Garrett - 14:30

"Sunrise"
"Aurora" (1927)
de F. W. Murnau
Vencedor do (1º) Oscar de Melhor Filme
IMDb

Masterclass "O olhar cinematográfico sobre a cidade: metamorfoses" por Gerard Collas

"Aurora (1927, 91’, 35mm) de F. W. Murnau
Em toda a história dos Óscares da Academia houve um prémio atribuído umaúnica vez: “Unique and Artistic Picture”. A distinção foi para Aurora (1927) o primeiro filme americano do alemão F.W. Murnau. Em 1967, os Cahiers du Cinema consideravam-no “a maior obra-prima de toda a história do cinema”. Para François Truffaut era “o mais belo filme de todos os tempos”. Aurora começa por ser a história de um triângulo amoroso, mas é igualmente a história do contraste de dois mundos, a cidade e o campo. A vida tranquila de uma família do campo é posta em causa pela chegada de uma provocante mulher da cidade. Incapaz de lhe resistir, o pai de família decide matar a sua mulher a troco da promessa de uma vida cheia de paixão e aventura. Sendo um thriller psicológico o filme mergulha na tradição das sinfonias das cidades, de que Berlin de Ruttman e Douro, Faina Fluvial de Oliveira, de distintas maneiras, são exemplos, proporcionando uma série de sequências cinematográficas sem paralelo no modo de traduzir quer a vida do campo quer a vida citadina."




BM Almeida Garrett - 17:30

"Petit à petit" (1971)
de Jean Rouch
IMDb

Apresentação de Manoel de Oliveira

"Petit à petit (1971, 96’, DVD) de Jean Rouch
Este filme é visto habitualmente como a continuação do filme anterior de Jean Rouch Jaguar . Inicialmente com uma duração de cerca de quatro horas conheceu diversas alterações até chegar à versão que hoje circula. A história é como segue. Damouré, que dirige com Lam e Illo a sociedade de importação e exportação Petit à petit, decide construir um grande edifício na sua aldeia do Niger. Parte para Paris para ver “como se vive numa casa com andares”. Na capital francesa descobre o curioso modo de viver e de pensar dos parisienses, que descreve em cartas enviadas regularmente aos seus conterrâneos. Estes julgam que Damouré está a ficar louco e resolvem enviar Lam ao seu encontro para se certificar do seu estado de saúde."





Passos Manuel - 21:30
"Lisbon Story"
"Viagem a Lisboa" (1994)
de Wim Wenders
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Lisbon Story (1994, 100’, 35 mm) de Wim Wenders
Lisbon Story resultou de uma encomenda a Wim Wenders de Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura. O engenheiro de som Philip Winter recebe um postal dum amigo cineasta com o pedido urgente de vir a Lisboa para fazer um filme. Winter descobre que o amigo habita a casa onde os Madredeus ensaiam, mas não há sinal dele. Vendo os rolos de filme que encontra pela casa começa a gravar os sons da cidade que eventualmente possam vir a servir o filme. Finalmente, descobre o amigo, que lhe comunica ter perdido a fé nas imagens. Feito por ocasião do centenário do cinema, contando com a participação de Manoel de Oliveira, este é um filme no qual o cinema se resgata a si mesmo. No mundo do mercantilismo e da banalização das imagens, onde tudo se vende há, ainda, lugar para um final feliz: ao cinema cabe introduzir, lá onde predomina o caos, uma certa ordem do mundo. Wenders tem, aliás, um livro intitulado A Lógica das Imagens."



Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

JN, isso não se faz...


Novo centro comercial [afinal] sem cinemas

Hugo Silva 6.11.07

"O novo centro comercial da Baixa do Porto, afinal, não vai ter cinemas. Simão Cruz, da Martifer, empresa gestora do projecto, explicou, ao JN, que a ideia de instalar salas de cinema surgiu numa fase inicial, mas que foi abandonada, em favor da implantação de um health-club do grupo Virgin. Assim, o centro da cidade do Porto continuará a não ter salas de cinema, ao contrário do que foi noticiado pelo JN no passado domingo, após informações recolhidas junto da empresa que está a fazer assessoria à inauguração do Porto Gran Plaza e conforme tinha sido revelado aquando dos anúncios iniciais da realização do projecto."

in Jornal de Notícias

Como é que um dos maiores diários do país publica informações como esta sem consultar as fontes responsáveis primeiro? Simplesmente para esquecer.

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 6 Nov


BM Almeida Garrett - 14:30

"Berlin, Sinfonie einer Großstadt"
"Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade" (1927)
de Walter Ruttmann
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Berlim, Sinfonia de um Cidade (1927) de Walter Rutmann é um filme que exalta o movimento e o dinamismo de uma grande cidade. Numa altura em que a capital alemã era um verdadeiro laboratório das artes, Ruttmann, um pintor vanguardista, faz esta sua primeira grande incursão no cinema deixando como legado um filme intemporal, cuja modernidade continua inquestionável."




Passos Manuel - 21:45
"Paris qui dort" (1925)
de René Clair
IMDb

Apresentação de Jean-Luc Antonucci

"Paris qui dort (1925, 35’, 35 mm) de René Clair
É o primeiro filme avant-garde de René Clair e o primeiro grande filme dadaísta sobre Paris. Albert, o guarda nocturno da Tour Eiffel, assiste ao espectáculo de uma grande cidade adormecida por acção de um raio mágico, invenção de um cientista louco. Cinco personagens, que chegam de avião escapando ao efeito do raio, exploram a cidade e instalam-se na Tour Eiffel. O conceito de tempo, fundamental na arte Dada, é aqui sabiamente explorado. Os relógios de Paris pararam às 3.25h. Manipulando o tempo através dos dispositivos do cinema Clair suspende ou acelera a acção para expor uma outra imagem da cidade e dos seus habitantes."



seguido de

"Playtime"
"Playtime - Vida Moderna" (1967)
de Jacques Tati
IMDb

Apresentação de Jean-Luc Antonucci

"Playtime (1967, 115’, 35mm) de Jacques Tati
A obra-prima de Tati é uma reflexão bem humorada sobre o nosso tempo, o nosso espaço habitado e o nosso espaço interior em função desse mesmo espaço habitado. Turistas americanos aproveitam as vantagens dos vôos económicos para visitar diversas cidades europeias. Quando desembarcam em Paris constatam que o aeroporto é exactamente igual do de Roma, as ruas são semelhantes às de Hamburgo e até os candeeiros são estranhamente parecidos com os de Nova Iorque. Começam a ter contactos com franceses, entre os quais, evidentemente, o Sr. Hulot."




Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

5.11.07

"Porto Argentino" - Mostra de cinema argentino de 1 a 25 Nov


"A associação Cidade Natural vai organizar, entre os dias 1 e 25 de Novembro próximo, a mostra "Porto Argentino", que pretende ser uma montra o mais exaustiva possível das artes e da cultura daquele país da América do Sul, tido como o mais europeu daquele sub-continente.

Pintura, escultura, fotografia, música – nomeadamente espectáculos de tango – cinema, teatro de sombras, uma de sala de contos a funcionar aos fins-de-semana e uma feira do livro de autores argentinos editados em português, fazem parte da mostra.

Todas as Quintas e Sextas-feiras, filmes de realizadores do Porto ou rodados no Porto na Sede do Salgueiros (Rua Álvares Cabral, 366 - Porto), às 22h30"

Depois das más notícias só podem vir boas ou, neste caso, óptimas novidades!


Centro da cidade volta a ter cinema

H.S. 04/11/07

"Com a abertura do Porto Gran Plaza, a Baixa do Porto volta a ter cinemas. As seis salas incluídas no projecto levado a cabo pelo grupo Martifer serão mesmo das poucas a passar filmes na cidade. Além do Gran Plaza, o Porto só tem cinemas em mais dois centros comerciais Dolce Vita (Antas) e Cidade do Porto (Boavista), sendo que estas últimas salas estão em vias de fechar no princípio do próximo ano, segundo noticiou, ontem, o Público.

Os cinemas serão uma das principais apostas dos responsáveis do novo centro comercial da Baixa, mas não a única. No shopping, com uma área bruta locável de 19500 metros quadrados, destacam-se uma loja da Media Markt (5500 metros quadrados) e um health-club com SPA da Virgin (4000 metros quadrados) e um supermercado Minipreço. Além da ligação directa à estação de metro do Bolhão, o shopping terá um parque de estacionamento com cerca de 350 lugares.

Aquando da apresentação do projecto, os promotores revelaram que o Porto Gran Plaza representa um investimento na ordem dos 55 milhões de euros e que foi coordenado com a Câmara do Porto, a Sociedade de Reabilitação Urbana "Porto Vivo" e com o Instituto Português do Património Arquitectónico - a capela das Almas, imóvel classificado, fica junto ao empreendimento.

Os responsáveis do Porto GranPlaza lembraram, ainda, que o projecto permite a criação de 700 postos de trabalho. O novo centro comercial nasce sem a anunciada ligação directa ao Via Catarina. Recorde-se que o projecto inicial previa uma passagem aérea (coberta) sobre a Rua de Fernandes Tomás.

O Porto Gran Plaza é o segundo shopping a abrir na Baixa do Porto, depois do Via Catarina. Anunciado há muito está o terceiro - o Trindade Domus -, cuja abertura esteve prevista para este Verão. Por enquanto, naquele empreendimento, junto à Câmara do Porto, apenas funciona a Casa das Prendas e o estacionamento subterrâneo"

in Jornal de Notícias

(estas informações foram desmentidas pelos responsáveis do novo shopping no JN de 6.11.07. Afinal ainda não é desta que o cinema volta à Baixa)

4.11.07

"Fracture" - 6 e 7 Nov no AMG e CTEB


"Fracture"
"Ruptura" (2007)
de Gregory Hoblit
IMDb



6 Nov
às 15:30 e 22:00 no
AMG - Auditório Municipal de Gaia
(traseiras da Biblioteca Municipal)
Rua de Moçambique
4430-145 Vila Nova de Gaia

7 Nov
às 15:30 e 22:00 no
CTEB - Cine-Teatro Eduardo Brazão
Rua Professor Amadeu Santos
4405-538 Valadares



in
C.M. Gaia - Agenda Cultural

Ciclo Beatles - 5 a 13 Nov na Fnac



Fnac Norteshopping
de 5 a 9 Nov às 17:00
"The Beatles Anthology" (1995)
de Bob Smeaton e Geoff Wonfor
IMDb, YouTube


Fnac Sta Catarina

12 Nov às 18:00
"The Beatles: First U.S. Visit" (1994)
de Kathy Dougherty, Susan Fromke, Alber Maysles
IMDb, YouTube

13 Nov às 18:00
"Help!" (1965)
de Richard Lester
IMDb



in Fnac Agenda