7.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 8 Nov


BM Almeida Garrett - 17:30

"Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten"
"A Notebook on Clothes and Cities" (1989)
de Wim Wenders
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten – Notebook on Cities & Clothes (1989, 79’, 16 mm) de Wim Wenders
Yohji Yamamoto é um dos mais célebres designers de moda japoneses, cujo génio criativo se exerce no intercâmbio entre duas metrópoles: Paris e Tóquio. A câmara de filmar de Wim Wenders acompanha Yamamoto agindo como criador, trabalhando com modelos, estúdios e passarelles. Mas mostra igualmente a relação que se estabelece entre os dois homens em momentos de convívio e descontracção. Daí que neste documentário, a arte de vestir reverta, de certo modo, num retrato das cidades e suscite uma reflexão sobre o que possa haver em comum entre a arquitectura, a moda e o cinema."






Passos Manuel - 21:45

"La Seine à rencontré Paris" (1957)
de Joris Ivens
IMDb

Apresentação de Gerard Collas

"La Seine à rencontré Paris de Joris Ivens (1958, 31’, 35 mm)
Palma de Ouro do Documentário no Festival de Cannes de 1958 La Seine a rencontré Paris tem argumento de Jacques Prévert, narração de Serge Reggiani e realização de Joris Ivens. Este elenco, só por si, dispensaria qualquer outro comentário. Seja como for: há um barco que percorre os cais do Sena, artistas que pintam, freiras que se abraçam, amantes que se beijam, um mergulhador que recupera ao rio a bicicleta de um rapazinho, gente que pesca, música de acordeão, enfim, é Paris, c’est la vie."



seguido de

"Belarmino" (1964)
de Fernando Lopes
IMDb

Apresentação de Fernando Lopes

"Belarmino (1964, 72’, 35 mm) de Fernando Lopes
Com Belarmino Fernando Lopes terá sido o único cineasta português dos anos 60 a aventurar-se por caminhos próximos do cinema directo. O filme não é, com efeito, cinema directo, mas adopta alguns dos seus procedimentos, o que lhe confere uma singularidade sem paralelo no panorama do Novo Cinema Português. É um corpo a corpo com o antigo boxeur Belarmino Fragoso, homem humilde encadeado pelo sucesso, até resvalar para a marginalidade da cidade em que sempre viveu, Lisboa. No seu rosto marcado pelo estigma da pobreza e pelas luvas dos adversários, ele que, noutro país, até poderia ter sido um grande campeão, acaba em saco de pancada, figura de tragédia, a ter de viver dos biscates da Lisboa vadia dos anos 60. Belarmino , como diz Bénard da Costa “é um filme construído sobre o combate de um personagem com um décor, essa portentosa Lisboa do filme que só pode levá-lo ao K.O. em qualquer round”."


Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

Sem comentários: