6.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 7 Nov


BM Almeida Garrett - 14:30

"Sunrise"
"Aurora" (1927)
de F. W. Murnau
Vencedor do (1º) Oscar de Melhor Filme
IMDb

Masterclass "O olhar cinematográfico sobre a cidade: metamorfoses" por Gerard Collas

"Aurora (1927, 91’, 35mm) de F. W. Murnau
Em toda a história dos Óscares da Academia houve um prémio atribuído umaúnica vez: “Unique and Artistic Picture”. A distinção foi para Aurora (1927) o primeiro filme americano do alemão F.W. Murnau. Em 1967, os Cahiers du Cinema consideravam-no “a maior obra-prima de toda a história do cinema”. Para François Truffaut era “o mais belo filme de todos os tempos”. Aurora começa por ser a história de um triângulo amoroso, mas é igualmente a história do contraste de dois mundos, a cidade e o campo. A vida tranquila de uma família do campo é posta em causa pela chegada de uma provocante mulher da cidade. Incapaz de lhe resistir, o pai de família decide matar a sua mulher a troco da promessa de uma vida cheia de paixão e aventura. Sendo um thriller psicológico o filme mergulha na tradição das sinfonias das cidades, de que Berlin de Ruttman e Douro, Faina Fluvial de Oliveira, de distintas maneiras, são exemplos, proporcionando uma série de sequências cinematográficas sem paralelo no modo de traduzir quer a vida do campo quer a vida citadina."




BM Almeida Garrett - 17:30

"Petit à petit" (1971)
de Jean Rouch
IMDb

Apresentação de Manoel de Oliveira

"Petit à petit (1971, 96’, DVD) de Jean Rouch
Este filme é visto habitualmente como a continuação do filme anterior de Jean Rouch Jaguar . Inicialmente com uma duração de cerca de quatro horas conheceu diversas alterações até chegar à versão que hoje circula. A história é como segue. Damouré, que dirige com Lam e Illo a sociedade de importação e exportação Petit à petit, decide construir um grande edifício na sua aldeia do Niger. Parte para Paris para ver “como se vive numa casa com andares”. Na capital francesa descobre o curioso modo de viver e de pensar dos parisienses, que descreve em cartas enviadas regularmente aos seus conterrâneos. Estes julgam que Damouré está a ficar louco e resolvem enviar Lam ao seu encontro para se certificar do seu estado de saúde."





Passos Manuel - 21:30
"Lisbon Story"
"Viagem a Lisboa" (1994)
de Wim Wenders
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Lisbon Story (1994, 100’, 35 mm) de Wim Wenders
Lisbon Story resultou de uma encomenda a Wim Wenders de Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura. O engenheiro de som Philip Winter recebe um postal dum amigo cineasta com o pedido urgente de vir a Lisboa para fazer um filme. Winter descobre que o amigo habita a casa onde os Madredeus ensaiam, mas não há sinal dele. Vendo os rolos de filme que encontra pela casa começa a gravar os sons da cidade que eventualmente possam vir a servir o filme. Finalmente, descobre o amigo, que lhe comunica ter perdido a fé nas imagens. Feito por ocasião do centenário do cinema, contando com a participação de Manoel de Oliveira, este é um filme no qual o cinema se resgata a si mesmo. No mundo do mercantilismo e da banalização das imagens, onde tudo se vende há, ainda, lugar para um final feliz: ao cinema cabe introduzir, lá onde predomina o caos, uma certa ordem do mundo. Wenders tem, aliás, um livro intitulado A Lógica das Imagens."



Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

Sem comentários: