6.11.07

"Olhares sobre a Cidade" - Destaques 6 Nov


BM Almeida Garrett - 14:30

"Berlin, Sinfonie einer Großstadt"
"Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade" (1927)
de Walter Ruttmann
IMDb

Apresentação de Helmut Färber

"Berlim, Sinfonia de um Cidade (1927) de Walter Rutmann é um filme que exalta o movimento e o dinamismo de uma grande cidade. Numa altura em que a capital alemã era um verdadeiro laboratório das artes, Ruttmann, um pintor vanguardista, faz esta sua primeira grande incursão no cinema deixando como legado um filme intemporal, cuja modernidade continua inquestionável."




Passos Manuel - 21:45
"Paris qui dort" (1925)
de René Clair
IMDb

Apresentação de Jean-Luc Antonucci

"Paris qui dort (1925, 35’, 35 mm) de René Clair
É o primeiro filme avant-garde de René Clair e o primeiro grande filme dadaísta sobre Paris. Albert, o guarda nocturno da Tour Eiffel, assiste ao espectáculo de uma grande cidade adormecida por acção de um raio mágico, invenção de um cientista louco. Cinco personagens, que chegam de avião escapando ao efeito do raio, exploram a cidade e instalam-se na Tour Eiffel. O conceito de tempo, fundamental na arte Dada, é aqui sabiamente explorado. Os relógios de Paris pararam às 3.25h. Manipulando o tempo através dos dispositivos do cinema Clair suspende ou acelera a acção para expor uma outra imagem da cidade e dos seus habitantes."



seguido de

"Playtime"
"Playtime - Vida Moderna" (1967)
de Jacques Tati
IMDb

Apresentação de Jean-Luc Antonucci

"Playtime (1967, 115’, 35mm) de Jacques Tati
A obra-prima de Tati é uma reflexão bem humorada sobre o nosso tempo, o nosso espaço habitado e o nosso espaço interior em função desse mesmo espaço habitado. Turistas americanos aproveitam as vantagens dos vôos económicos para visitar diversas cidades europeias. Quando desembarcam em Paris constatam que o aeroporto é exactamente igual do de Roma, as ruas são semelhantes às de Hamburgo e até os candeeiros são estranhamente parecidos com os de Nova Iorque. Começam a ter contactos com franceses, entre os quais, evidentemente, o Sr. Hulot."




Sessões BMAG: gratuitas
Sessões PM: 4 eur

in TCAV (programação final)

Sem comentários: