22.1.10

PÚBLICO: Maria João Seixas promete honrar legado de Bénard da Costa com "uma marca nova"

Por Kathleen Gomes (22.01.10)

Cinemateca no Porto será criada até ao final do ano. Ministra da Cultura justificou ontem a escolha de Maria João Seixas: "Só podia ser alguém com um perfil tão forte"

Reafirmando a sua surpresa pelo convite recebido da ministra da Cultura, Maria João Seixas tomou ontem posse como directora da Cinemateca Portuguesa numa sessão solene realizada no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A jornalista avançou poucos projectos concretos quanto ao que será a sua actuação no cargo, à excepção do estabelecimento de uma Cinemateca no Porto - "saibamos levar ao Porto e ao país as melhores imagens do cinema", afirmou -, deixando claro que esse é um desejo da tutela. A seguir, a ministra Gabriela Canavilhas anunciaria a abertura da Cinemateca portuense até ao final no ano na Casa das Artes, onde as obras estão a decorrer para receber o novo equipamento.

Trata-se de uma intenção que já tinha sido exprimida pelo antecessor de Gabriela Canavilhas, José António Pinto Ribeiro, na sequência de uma petição levada a cabo por um grupo de estudantes universitários do Porto em 2008. Na altura, o ex-director da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa opôs-se à criação de um pólo no Porto.

"Lisboa não pode ser o único espaço nacional onde as políticas de exibição de cinema não-comercial se desenvolvam", disse ontem a ministra da Cultura, apontando a abertura de uma Cinemateca no Porto como prioridade. Em declarações ao PÚBLICO, Gabriela Canavilhas esclareceu que não se tratará de um pólo, mas de uma "Cinemateca do Porto", o que implicará alterações na actual lei orgânica da instituição, que só contempla a Cinemateca de Lisboa. (continua)

Sem comentários: