11.2.10

PÚBLICO: Fantasporto recebe menos apoio da Câmara do Porto e perde a tenda Cidade do Cinema

[11.02.10] Futuro da ocupação do Teatro Rivoli continua por decidir. Director do festival de cinema acredita que irá poder continuar a usar o espaço mas aguarda decisão.

«O protocolo que a Câmara do Porto celebrou, este ano, com a Cinema Novo, para a realização da 30.ª edição do Fantasporto, prevê um menor apoio financeiro por parte da autarquia ao festival de cinema fantástico da cidade. A "constatação" é de Mário Dorminsky, da direcção do festival. Quando o executivo camarário votou, a 26 de Janeiro, o protocolo anual de apoio ao Fantasporto, os valores apresentados no documento apontavam para um aumento do contributo financeiro da autarquia. Além da "comparticipação nas despesas do festival até ao montante de 30 mil euros", a câmara explicava que seria "concedido um acréscimo até ao montante de 60 por cento" daquele valor. Mário Dorminsky explica que não é bem assim. "São constatações que fazemos em relação àquilo que é o protocolo", justifica.

O director do Fantas explica que, este ano, ao contrário do que era habitual, a Cinema Novo terá que pagar custos com o pessoal do Rivoli, o que representa uma verba "na ordem dos 20.500 euros". "A câmara sempre pagou o pessoal do Rivoli e, este ano, nós vamos ter que fazê-lo. Além disso, no ano passado, a [empresa municipal] Porto Lazer pagou a tenda Cidade do Cinema e este ano não paga. Por isso, não haverá tenda mas sim o Espaço de Cinema, no 3.º piso do Rivoli. Parece que a câmara nos vai dar mais 60% do que o costume, quando, na prática, o subsídio que nos é dado fica reduzido a 16 mil, 17 mil euros", explica.» (continua)

Sem comentários: