11.2.10

CULTURA ONLINE: Fernando Lopes e Maria João Seixas na próxima sessão d´O Sabor do Cinema

A próxima sessão do ciclo O Sabor do Cinema, que se realiza em Serralves no dia 14 de Fevereiro, vai contar com a presença do cineasta Fernando Lopes e de Maria João Seixas, presidente da Cinemateca Portuguesa. (09.02.10)

«Fernando Lopes estará em Serralves para apresentar Lissabon Wuppertal Lisboa (1998, Portugal, 35'), documentário por ele realizado em 1998 e que acompanha a residência de três semanas da recém-falecida coreógrafa Pina Bausch e da sua companhia (Tanztheater Wuppertal) na cidade de Lisboa.

Ao longo de 35 minutos percorremos o trabalho de criação de uma nova peça de Pina Bausch, desde o workshop inicial em Lisboa até à estreia em Wuppertal. Na mesma sessão será exibido O Lamento da Imperatriz (1990, RDA, 106'), um filme dirigido por Pina Bausch em 1990.

Sobre este filme diz Regina Guimarães, da associação Os Filhos de Lumière: “o filme-laboratório O Lamento da Imperatriz autoriza-nos um olhar peculiar - de dentro - sobre os derradeiros esgares do expressionismo alemão que, encavalitado na linguagem essencialmente transgressiva da dança, parece partir de Wuppertal para o mundo, impregnando tudo quanto olhamos e nos vê. De um grande artista se pode dizer, sem pompa circunstancial, que, depois do seu sopro, nunca mais as coisas respiram da mesma maneira...”

Até 28 de Fevereiro, sempre aos domingos, pelas 16h, o Auditório de Serralves continuará a apresentar O Sabor do Cinema, com programação da associação Os Filhos de Lumière, que promove, antes da apresentação de cada filme, uma introdução, e no final um debate sobre os filmes visionados.»

in Cultura Online

Sem comentários: