24.11.07

Ciclo de Cinema de Isreal - 26 a 29 Nov no Batalha

.
Organização: Embaixada de Israel, NLC, Cinema Batalha

Entrada livre até à lotação da sala


Seg 26 Nov - 21h00

"Ha-Sodot"
"The Secrets" (2007)
de Avi Nesher
IMDb

"Duas jovens brilhantes descobrem a sua voz numa cultura ortodoxa repressiva onde as mulheres estão proibidas de cantar. Naomi, filha estudiosa e devota de um proeminente rabino, convence o seu pai a adiar por um ano o seu casamento para que possa estudar num seminário judaico para mulheres no colonato cabalístico da Safed. A procura de Naomi da sua individualidade toma novo rumo quando ela conhece Michelle, uma colega estudante. A viagem por reinos proibidos começa, quando ambas encontram Anouk, um misterioso estrangeiro. Naomi e Michelle introduzem secretamente Anouk numa série de rituais cabalísticos que acabam por lhes abrir novos horizontes, colocando-as numa nova situação – o impulso de protegerem as tradições e manterem a ordem e o desejo de serem verdadeiras a qualquer custo…"






Ter 27 Nov - 21h00

"Mishehu Larutz Ito"
"Someone to Run With" (2006)
de Oded Davidoff
IMDb

"Uma aventura que decorre nas vielas de Jerusalém e que conta a historia de dois jovens, Assaf e Tamar. Assaf trabalha na cidade e tem à sua guarda a Dinka, uma cadela Labrador que foi encontrada perdida em Jerusalém. A sua missão é a de passar a cadela na tentativa de encontrar o seu dono. Assaf, descobre que Tamar é a dona de Dinla que ele crê estar num grande e misterioso perigo."





Qua 28 Nov - 21h00


"Beaufort"
(2007)
de Joseph Cedar
Urso de Prata no Festival de Berlim
IMDb

"O filme passa-se no ano 200, na fortaleza libanesa Beaufort que também foi uma base militar do exército israelita durante a Guerra do Líbano, em 1982. Descreve a história de Liraz Liberti, um comandante israelita de 22 anos e das suas tropas nos meses que antecederam a retirada israelita do Líbano. Retrata os medos e a difícil experiência dos lendários soldados do castelo de Beaufort, como era chamado o quartel-general dos israelitas."






Qui 29 Nov - 21h00


"Ha-Buah"

"The Bubble" (2006)
de Eytan Fox
Vencedor de 6 prémios internacionais
IMDb

"Três jovens israelitas, dois rapazes e uma rapariga, dividem um apartamento na zona artística de Tel Aviv. Procurando pôr de lado os conflitos e centrando-se nas suas vidas e paixões, estes jovens adultos são muitas vezes acusados de viver à margem, numa espécie de “bolha”. Na esperança de que um dia a sai amada Tel Aviv esteja livre dos problemas políticos, os amigos organizam uma rave na praia, contra a ocupação. Mas estes tempos bem passados rapidamente encontram mais do que simples dissabores e complicações amorosas. Os amigos deverão enfrentar uma amarga verdade: o amor e a amizade não podem esconder a dura realidade de uma região onde a violência é uma constante."


in Cinema Batalha

Sem comentários: