19.11.07

Público - 19/11

Fim do cinema no Bom Sucesso ficará dependente dos tribunais
19.11.2007, Jorge Marmelo

"Caso o centro comercial desista de manter o espaço de exibição cinematográfica, a nova ocupação terá que ser autorizada pela Câmara do Porto.

A administração do Shopping Center Cidade do Porto poderá vir a ter dificuldades para licenciar uma nova ocupação da área onde desde a inauguração do centro comercial funcionam os Cinemas Cidade do Porto, agora ameaçados de encerramento. Em causa está uma decisão política da Câmara do Porto, que mantém suspensas todas as decisões sobre este equipamento enquanto não estiver definitivamente resolvida em tribunal a questão sobre a legalidade daquela construção, inaugurada em 1994.

Na semana passada, recorde-se, a porta-voz do Cidade do Porto, Marlene Silva, admitiu, em declarações ao PÚBLICO, que estão já a ser procuradas soluções para o aproveitamento daquele espaço, caso se consume a saída da Medeia Filmes. Segundo aquela responsável, o futuro da área ocupada pelos cinemas poderá passar pelo aluguer a outra empresa de exibição cinematográfica ou pela alteração da ocupação do espaço, o que, porém, carece de licenciamento municipal.
Contactada pelo PÚBLICO, a Câmara do Porto, através do vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, fez saber que "está sempre disponível para apreciar todos os pedidos que qualquer munícipe entenda por bem dirigir-lhe", recusando, porém, "pronunciar-se, por antecipação", sobre qualquer hipótese. Ainda assim, o autarca sublinha que "todos os pedidos referentes ao Shopping Center Cidade do Porto estão suspensos até decisão de questão judicial, em curso no tribunal".

Polémico desde o início, por ter sido construído num local para onde estava prevista uma zona verde, o Cidade do Porto acabou, recorde-se, por ser autorizado pelo executivo municipal liderado pelo socialista Fernando Gomes. O processo, porém, seguiu para os tribunais, tendo, em 2003, sido declarada a nulidade da respectiva licença de construção. Correm actualmente recursos sobre a ordem de demolição entretanto emitida.

Recorde-se ainda que a administração do Shopping Center Cidade do Porto decidiu denunciar o contrato com a Medeia Filmes, alegando a existência de dívidas. As negociações, porém, continuam a decorrer, estando igualmente em curso um abaixo-assinado destinado a tentar evitar aquele desfecho.

Apesar da decisão municipal de suspender todas as decisões relativas ao Cidade do Porto, está actualmente a ser construída no shopping uma livraria de grandes dimensões, cuja inauguração está prevista para o final do mês e que implicou a junção de várias lojas de menor dimensão. Os responsáveis da Leitura Books & Living consideram que será "uma pena" se os cinemas fecharem, mas frisam que "a livraria tem uma estratégia própria e independente da existência do cinema" no centro comercial."

in Público

Sem comentários: