1.3.10

PÚBLICO: Ministra da Cultura oferece Casa das Artes mas Fantasporto recusa mudança

[01.03.10] A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, prometeu à organização do Fantasporto que o festival se poderia realizar na futura Casa do Cinema se a Câmara do Porto não ceder as instalações do Teatro Rivoli no próximo ano. Mário Dorminsky, um dos fundadores do evento, sublinhou a "gentileza", mas afirma que o espaço oferecido não cumpre os requisitos necessários para a realização do festival.

«Apesar da grande afluência de público, no fim-de-semana de abertura da trigésima edição do Fantasporto, mantêm-se as incertezas quanto à sala que albergará as próximas edições do festival.

Na sexta-feira, na sessão de abertura, Gabriela Canavilhas mostrou-se disponível para o diálogo com a organização e ofereceu as instalações do pólo da Cinemateca, que "abre no Porto até ao final deste ano", para receber o festival. Dorminsky assinala a "abertura ao diálogo" preconizada pela ministra. Contudo, encara uma possível deslocação para a Casa das Artes, na Rua de Guerra Junqueiro, onde será a sede da Cinemateca, como sendo um "retrocesso". O organizador entende que, após 30 anos, o festival, "reconhecido internacionalmente", teria que sofrer uma reestruturação que implicaria uma limitação em termos de público, tendo em conta que as dimensões do espaço em causa são mais reduzidas do que as do Rivoli.» (continua...)

Sem comentários: