16.11.07

Manoel de Oliveira e o Cinema no Porto

.
"Olhares sobre a cidade" - Manoel de Oliveira visita mostra e critica encerramento de salas de cinema

"Manoel de Oliveira esteve na quarta edição de "Olhares sobre a cidade", o ciclo de fotografia e cinema documental que exibiu, no Porto, filmes com história. O realizador não poupou críticas ao encerramento das salas de cinema e mostrou-se mais uma vez descontente com o processo de criação da casa-cinema criada em sua homenagem.

Manoel de Oliveira assinou autógrafos no final da apresentação de dois documentários seus sobre o Porto. A sala de cinema do Passos Manuel foi pequena para ver e ouvir as memórias do cineasta. "Porto da Minha Infância" e "Douro Faina Fluvial", o primeiro filme documentário de Manoel de Oliveira, fizeram parte do ciclo de fotografia e cinema documental "Olhares sobre a Cidade". A presença do realizador portuense no evento deu a conhecer uma visão diferente do cinema que já não se vê na cidade do Porto.

É também com tristeza que aborda o problema da casa-cinema Manoel de Oliveira. O realizador afirma que não pediu nada à Câmara do Porto e que qualquer casa servia para deixar o seu acervo. Enquanto aguarda por uma solução, Manoel de Oliveira continua a fazer cinema, sendo que, quase com 99 anos, estreou recentemente um novo filme e não pretende descansar.

Independentemente da crítica, Manoel de Oliveira adora a profissão que escolheu. O que realiza tem sempre um sentimento humanista presente."

in sic online
.

Sem comentários: