12.1.08

Estreias 10 Jan

"Cristóvão Colombo - O Enigma"
de Manoel de Oliveira
com Manoel de Oliveira, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Luís Miguel Cintra
IMDb, TRAILER

"Emigrado para os Estados Unidos nos anos 40, Manuel Luciano volta a Portugal para estudar. Regressa aos Estados Unidos, licenciado em Medicina, mas a paixão pela investigação histórica leva-o ao mistério sobre a verdadeira naturalidade de Cristóvão Colombo. Em Portugal, casa com a jovem Sílvia Jorge. Na companhia de Sílvia, Manuel percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados aos Descobrimentos portugueses, procurando desvendar o mistério que o inquieta desde a juventude.
A demanda leva-os até à ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu e onde acreditam ter encontrado pistas que os aproximam da verdade.
"Cristóvão Colombo - o Enigma" é inspirado no livro "Cristovão Colon era Português", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva. Manoel de Oliveira não quis transformá-lo num filme histórico ou com um carácter biográfico ou científico, mas sim evocar de forma romanesca o grandioso empreendimento dos Descobrimentos, mostrando que Colombo era afinal português, nascido na vila alentejana de Cuba, e por isso esse foi o nome que deu à maior ilha que descobriu no mar das Antilhas."

Teatro do Campo Alegre
Sessões: 18h30, 22h


"Cassandra's Dream"
"O Sonho de Cassandra"

de Woody Allen
com Colin Farrell, Ewan McGregor, Sally Hawkins, Hayley Atwell
IMDb, TRAILER

"Woody Allen continua de costas voltadas para a América. "O Sonho de Cassandra", que antecede a sua incursão por terras espanholas, volta a ter o Reino Unido como palco e tem Ewan McGregor e Colin Farrell como protagonistas. Ian e Terry são irmãos. Apesar dos problemas económicos que enfrentam, compram um veleiro em segunda mão chamado "O Sonho de Cassandra", com o objectivo de o recuperarem e poderem navegar durante os fins-de-semana..." ver mais

1 comentário:

Anónimo disse...

já vi o do Oliveira, obrigado pelo anúncio, já agora deixo comentário que fiz no 7Olhares:

http://7olhares.wordpress.com/2008/01/12/cristovao-colombo-o-enigma-2007/