3.11.07

Por favor, digam-me que não é verdade!

Cinemas Cidade do Porto correm o risco de fechar
03.11.2007, Sérgio C. Andrade

"Os cinemas do Cidade do Porto, quatro salas instaladas no centro comercial com o mesmo nome na zona da Boavista, correm o risco de fechar no final do ano. Segundo o PÚBLICO apurou, a administração do shopping invoca incumprimento de contrato para avançar com o encerramento.

António Costa, representante no Porto da Medeia Filmes, empresa que programa as salas desde a inauguração do Cidade do Porto em 1994, confirma a recepção de uma carta de denúncia do contrato (que deveria valer até 2012) e com a indicação de que a exploração do cinema deverá terminar no dia 3 de Janeiro.

O gerente das salas confirma que a Medeia Filmes tem em atraso o pagamento da renda, que tinha sido já renegociada no início deste ano, mas justifica o facto pela crise que afecta a exibição cinematográfica em todo o país. "Tentámos, numa reunião, voltar a renegociar o contrato, chamando a atenção da administração para o serviço cultural e também para a mais-valia que os nossos cinemas significam para o shopping e para a própria vida social da cidade", diz António Costa, acrescentando que os cinemas têm conseguido nos dois últimos anos estabilizar o número de espectadores - cerca de 100 mil por ano.

A confirmar-se o fecho dos Cidade do Porto (quatro salas com 550 lugares), o parque cinematográfico dentro da cidade fica restringido ao multiplex DolceVita, nas Antas, que tem uma programação idêntica à dos outros shoppings no Grande Porto, em grande parte dominada pela produção americana. Os Cidade do Porto (em conjunto com a pequena sala-estúdio do Campo Alegre) são praticamente os únicos ecrãs aonde chegam o cinema português e as cinematografias europeias ou asiáticas.

Não nos foi possível, ontem, obter a confirmação nem qualquer comentário da administração do Shopping Cidade do Porto sobre a eventualidade do fecho dos cinemas."

in Público

4 comentários:

reinaldo correia disse...

se aquilo fechar eu mudo-me para lisboa, mas antes disso faço explodir qualquer coisa. ofereço a receita do cocktail molotov a quem quiser juntar-se. fechar a m**da dos estádios de futebol é que não fazem!

Leitao disse...

lol, calma aí! Havemos de sobreviver, como sobrevivemos, por exemplo, ao fecho do Nun'Alvares! Mas ainda não é nada em definitivo. E claro, a melhor maneira de ajudar é ir o maior número de vezes possível ao cinema!
Se mesmo assim não resultar, vamos ter que nos agarrar às sessões da FDUP!! Abr

reinaldo correia disse...

caro leitão, na próxima sessão do cineclube hás-de dizer quem és que estou curioso. fui ter com um leitão que conheço no outro dia a pensar q eras tu... mas não eras tu obviamente. anuncia-te ;)

Leitao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.