3.11.07

Por favor, digam-me que não é verdade!

Cinemas Cidade do Porto correm o risco de fechar
03.11.2007, Sérgio C. Andrade

"Os cinemas do Cidade do Porto, quatro salas instaladas no centro comercial com o mesmo nome na zona da Boavista, correm o risco de fechar no final do ano. Segundo o PÚBLICO apurou, a administração do shopping invoca incumprimento de contrato para avançar com o encerramento.

António Costa, representante no Porto da Medeia Filmes, empresa que programa as salas desde a inauguração do Cidade do Porto em 1994, confirma a recepção de uma carta de denúncia do contrato (que deveria valer até 2012) e com a indicação de que a exploração do cinema deverá terminar no dia 3 de Janeiro.

O gerente das salas confirma que a Medeia Filmes tem em atraso o pagamento da renda, que tinha sido já renegociada no início deste ano, mas justifica o facto pela crise que afecta a exibição cinematográfica em todo o país. "Tentámos, numa reunião, voltar a renegociar o contrato, chamando a atenção da administração para o serviço cultural e também para a mais-valia que os nossos cinemas significam para o shopping e para a própria vida social da cidade", diz António Costa, acrescentando que os cinemas têm conseguido nos dois últimos anos estabilizar o número de espectadores - cerca de 100 mil por ano.

A confirmar-se o fecho dos Cidade do Porto (quatro salas com 550 lugares), o parque cinematográfico dentro da cidade fica restringido ao multiplex DolceVita, nas Antas, que tem uma programação idêntica à dos outros shoppings no Grande Porto, em grande parte dominada pela produção americana. Os Cidade do Porto (em conjunto com a pequena sala-estúdio do Campo Alegre) são praticamente os únicos ecrãs aonde chegam o cinema português e as cinematografias europeias ou asiáticas.

Não nos foi possível, ontem, obter a confirmação nem qualquer comentário da administração do Shopping Cidade do Porto sobre a eventualidade do fecho dos cinemas."

in Público

4 comentários:

. disse...

se aquilo fechar eu mudo-me para lisboa, mas antes disso faço explodir qualquer coisa. ofereço a receita do cocktail molotov a quem quiser juntar-se. fechar a m**da dos estádios de futebol é que não fazem!

pedro leitão disse...

lol, calma aí! Havemos de sobreviver, como sobrevivemos, por exemplo, ao fecho do Nun'Alvares! Mas ainda não é nada em definitivo. E claro, a melhor maneira de ajudar é ir o maior número de vezes possível ao cinema!
Se mesmo assim não resultar, vamos ter que nos agarrar às sessões da FDUP!! Abr

. disse...

caro leitão, na próxima sessão do cineclube hás-de dizer quem és que estou curioso. fui ter com um leitão que conheço no outro dia a pensar q eras tu... mas não eras tu obviamente. anuncia-te ;)

pedro leitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.