28.1.10

Eric Rohmer, os filmes das séries Seis Contos Morais e Comédias e Provérbios no Teatro do Campo Alegre‏

Ma nuit chez Maud (1969)

ERIC ROHMER: «OS OUTROS SOMOS NÓS»
(homenagem a Eric Rohmer – os filmes das séries Seis Contos Moais e Comédias e Provérbios)


quinta, 28 Jan., 18h30
A PADEIRA DE MONCEAU / LA BOULANGERE DE MONCEAU + A PROFISSÃO DE SUZANNE / LA CARRIERE DE SUZANNE

quinta, 28 Jan., 22h
A COLECCIONADORA / LA COLLECTIONNEUSE

sexta, 29 Jan., 18h30 e 22h
A MINHA NOITE EM CASA DE MAUD / MA NUIT CHEZ MAUD

sábado, 30 Jan., 18h30 e 22h
O JOELHO DE CLAIRE / LE GENOUX DE CLAIRE

domingo, 31 Jan., 18h30
O AMOR ÀS 3 DA TARDE / L'AMOUR L'APRES-MIDI

domingo, 31 Jan., 22h
A MULHER DO AVIADOR / LA FEMME DE L'AVIATEUR

segunda, 1 Fev., 18h30 e 22h
PAULINA NA PRAIA / PAULINE A LA PLAGE

terça, 2 Fev., 18h30
O BOM CASAMENTO / LE BEAU MARIAGE

terça, 2 Fev., 22h
NOITES DE LUA CHEIA / LES NUITS DE LA PLEINE LUNE

quarta, 3 Fev., 18h30
O AMIGO DA MINHA AMIGA / L'AMI DE MON AMIE

quarta, 3 Fev., 22h
O RAIO VERDE / LE RAYON VERT

Preço único: 3,50 euros
Filmes legendados em português

«No filme de André Labarthe, Eric Rohmer – Preuves à l’appui, exibido no Teatro do Campo Alegre no final do ciclo de homenagem a Eric Rohmer (1920-2010), este falava das suas influências (no cinema, mas também na literatura, na filosofia, na música), do seu método de trabalho, desde a ideia inicial para um argumento, que apontava em pequenos cadernos que guardou, ao desenvolvimento do guião, a escolha dos actores, as questões técnicas, como o som, a fotografia, o enquadramento, a luz, a montagem, mesmo a produção, ou até o papel do acaso, que Rohmer achava de extrema importância. Sempre “apoiado em provas”, i.e., em excertos dos seus filmes, gravações de trabalhos de casting, documentos, fotografias...

O filme de Labarthe, da colecção “Cinéma, de notre temps”, foi rodado em 1993 e muitos dos filmes em que Rohmer se apoiava nas suas dissertações pertencem às duas séries filmadas entre os anos 60 e 80, “Seis Contos Morais” e “Comédias e Provérbios”.

A Medeia Filmes organiza, de 28 de Janeiro a 3 de Fevereiro, no Teatro do Campo Alegre, uma espécie de ciclo Eric Rohmer 2ª parte, dando a ver a totalidade dos filmes destas duas séries. ERIC ROHMER: «OS OUTROS SOMOS NÓS» (título a partir do artigo de Luís Miguel Oliveira no Público: “quem faz ‘moral’ nos filmes de Rohmer, a todo o momento, são as personagens. Rohmer só mostra. Agradecemos-lhe por isso: 50 anos a mostrar a moral dos outros, para que descubramos que os outros, afinal, somos nós.”)

Teremos assim a oportunidade de (re)visitar títulos célebres como Ma Nuit chez Maude / A Minha Noite em Casa de Maude, Le Genou de Claire / O Joelho de Claire, Pauline à la plage / Paulina na Praia, Le Rayon Vert / O Raio Verde. Um total de 12 filmes onde estão, “em perfeita sintonia e ridente paradoxo, os dois grandes vectores da aproximação rohmeriana do cinema. Por um lado, a vontade quase documental de agarrar a realidade (e esta tanto pode ser um brilho na pele de Arielle Dombasle como a cintilação do sol no momento em que se põe, o rumor das ruas de Paris, como a placidez tépida da lua nos céus); por outro, o gosto pela construção, construção do argumento como uma teia, construção de diálogos como esgrima ou enleio, ou tão só mise-en-scène, quer dizer, a arte de compor os planos e os ligar – em resumo, artifício, quando não artificialismo. Desta conjugação mágica se faz a intemporal sedução que estes filmes destilam.” [Jorge Leitão Ramos, Expresso]»

in Medeia Filmes

Sem comentários: